Postos de carregamento - Coimbra
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
Re: Postos de carregamento - Coimbra
...seria muito interessante o Continente instalar o seu hub Plug&Charge em 'esteroides' no centro comercial a menos de 1km deste novo hub...a cidade, nem daqui a uma década, tem escala para tanto posto junto... 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
São os "visionários" da ME.
Também já enviei mensagem para esse contacto do ministério do ambiente.
Tenho tentado fazer algum forcing nos partidos da oposição, mas o interesse tem sido pouco, não será assunto que dê muita "visibilidade".... A associação zero também tem tomado uma posições que a meu ver são interessantes, mas creio que a rede de carregamentos não seja uma area que grande relevo para eles.
Também já enviei mensagem para esse contacto do ministério do ambiente.
Tenho tentado fazer algum forcing nos partidos da oposição, mas o interesse tem sido pouco, não será assunto que dê muita "visibilidade".... A associação zero também tem tomado uma posições que a meu ver são interessantes, mas creio que a rede de carregamentos não seja uma area que grande relevo para eles.
Hoje reparei que os PCNs CBR-00009 e CBR-90002 estão com as 2 tomadas a vermelho, parecem estar com o mesmo problema, aparenta ser uma falha no sistema operativo. Nunca tinha visto tal coisa, ainda por cima 2 ao mesmo tempo. No entanto olhando para a miio há mais uns quantos desligados, será que estão com o mesmo problema? Será que foi uma atualização da Mobi.e? 

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Hoje passei no postos da Galp em frente ao Continente do Vale das Flores, e aproveitei para perguntar se havia previsão da ligação do posto. E ouço então uma coisa que a confirmar-se é um bocadinho incrível, mas explica as dezenas de postos GALP inativos espalhados por todo o país: "não sei qual foi a pressa de montarem os postos, as ligações ao quadro (PT?) não estão feitas, nem existe potência disponível suficiente para alimentar o posto".
Se isto é correto e se repete pelas restantes dezenas de postos da GALP que aguardam ligação, a culpa é então da própria GALP, que pôs a carroça à frente dos bois, instalando os PCR sem primeiro (ou ao mesmo tempo) cuidar das infraestruturas necessárias à sua operacionalização. Só depois de tudo pronto, obviamente, é que se coloca a fase de licenciamento para ativação.
E explica a razão porque outros, Continente, Lidl, Leclerc, instalaram postos bem depois e já os têm a funcionar.
Se isto é correto e se repete pelas restantes dezenas de postos da GALP que aguardam ligação, a culpa é então da própria GALP, que pôs a carroça à frente dos bois, instalando os PCR sem primeiro (ou ao mesmo tempo) cuidar das infraestruturas necessárias à sua operacionalização. Só depois de tudo pronto, obviamente, é que se coloca a fase de licenciamento para ativação.
E explica a razão porque outros, Continente, Lidl, Leclerc, instalaram postos bem depois e já os têm a funcionar.
Enfim, mas então não há previsão? É que já lá vão bastantes meses, se calhar alguns já há mais de 1 ano...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
A parte crítica nestes postos que necessitam aumento da potência disponível na instalação (ou uma nova instalação) é sempre a mesma: construção do ramal de acesso à RESP.
Os problemas comuns:
- Erros no projeto de ligação, que obrigam a novo projeto.
- Atrasos nas aprovações camarárias, que podem até obrigar a novos projetos.
- Necessidade de acesso a locais privados para fazer o ramal/ligação (sim, há casos destes!).
- Atrasos internos do ORD (EDP Distribuição).
- Atrasos na realização da inspeção e regras diferentes ao longo do país (!) que obrigam a alterações depois do posto estar instalado.
Há casos de mais de 12(!) meses de atrasos nestas situações. Alguns postos são colocados porque são projetos financiados que necessitam de o posto estar instalado (e a funcionar, BTW...). Ou até porque o facto do posto estar instalado acaba por colocar alguma pressão nos agentes (ORD, autarquias, DGEG). Outras vez parecia que estava tudo encaminhado e por isso o OPC quis adiantar serviço, mas depois apareceu um imprevisto e lá fica o posto parado meio ano.
Por vezes o OPC pode ter uma fatia da culpa por estes atrasos (má escolha da localização, erro no projeto, por exemplo), mas os grandes resposnsáveis, a meu ver, são as entidades públicas e de serviço público. O último a querer ver o seu investimento parado é o OPC!
Nos casos em que existe potência disponível na ligação à RESP e em espaço privado, o privado controla todo o processo e por isso é tudo mais rápido. Nessa situação os postos tipicamente são colocados no fim de todo o processo e só fica a faltar a vistoria para colocar ao serviço. Por isso é que nas superfícies comerciais é tudo mais rápido.
Os problemas comuns:
- Erros no projeto de ligação, que obrigam a novo projeto.
- Atrasos nas aprovações camarárias, que podem até obrigar a novos projetos.
- Necessidade de acesso a locais privados para fazer o ramal/ligação (sim, há casos destes!).
- Atrasos internos do ORD (EDP Distribuição).
- Atrasos na realização da inspeção e regras diferentes ao longo do país (!) que obrigam a alterações depois do posto estar instalado.
Há casos de mais de 12(!) meses de atrasos nestas situações. Alguns postos são colocados porque são projetos financiados que necessitam de o posto estar instalado (e a funcionar, BTW...). Ou até porque o facto do posto estar instalado acaba por colocar alguma pressão nos agentes (ORD, autarquias, DGEG). Outras vez parecia que estava tudo encaminhado e por isso o OPC quis adiantar serviço, mas depois apareceu um imprevisto e lá fica o posto parado meio ano.
Por vezes o OPC pode ter uma fatia da culpa por estes atrasos (má escolha da localização, erro no projeto, por exemplo), mas os grandes resposnsáveis, a meu ver, são as entidades públicas e de serviço público. O último a querer ver o seu investimento parado é o OPC!
Nos casos em que existe potência disponível na ligação à RESP e em espaço privado, o privado controla todo o processo e por isso é tudo mais rápido. Nessa situação os postos tipicamente são colocados no fim de todo o processo e só fica a faltar a vistoria para colocar ao serviço. Por isso é que nas superfícies comerciais é tudo mais rápido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Mas estes PCRs nos postos de combustível não estão em espaço privado?
Também me lembrei de outro caso, que é o PCN do alma shopping, que estava há quase 1 ano por ligar. Digo estava porque fui ver agora e pelos vistos já está a funcionar!
Também me lembrei de outro caso, que é o PCN do alma shopping, que estava há quase 1 ano por ligar. Digo estava porque fui ver agora e pelos vistos já está a funcionar!
Há postos por ligar há mais de 2 anos. O LSB-32 foi renovado em Outubro de 2018 e ainda não foi ligado. Neste caso é na via pública.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
O do alma shopping aparece off no Miio...mas não me admira nada, pois ultimamente o miio funcionar bem é pedir muito

Pois também tenho reparado em algumas falhas, mas acredito que seja problema externo à miio. De qualquer forma, agora já aparece ocupado. Além disso está um comentário de há 1 dia a dizer que está funcional. Mas também com aquele preço, não obrigado, vou ao outro na via pública.