Ainda este mês nos Estados Unidos, mais um testemunho de substituição de bateria 30kwh para 40kwh.papacurvas Escreveu: ↑27 dez 2020, 12:27X2Nonnus Escreveu: ↑11 dez 2020, 10:18Visto o teu caso ser o primeiro que temos conhecimento da possível substituição da bateria num Leaf de 30 em garantia era interessante saber duas coisas.
Se há possibilidade de ficar com a bateria usada, e se há possibilidade de em vez de porem uma de 30kWh, porem uma de 40kWh.
Por lei após a substituição da bateria qual a garantia que a mesma tem? A Nissan o que diz sobre isso?
Primeiro ainda temos de ver a substituição das baterias de 24 pelas de 30 ou 40![]()

DB de um LEAF 30 em Alenquer
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Parece que as que foram mesmo descontinuadas foram as originais do mk1 e as de 30kwh!
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Pois, resta saber na Europa como a Nissan vai proceder. Num breve trecho, em Portugal e na Europa, um número considerável de Leafs 30kwh da "colheita" de 2017 vão acionar a garantia. Logo teremos alguns testemunhos.
Serei um deles...depois deixo feedback.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
O meu deve "morrer" na praia. Tem quase 122 000 km, o Leaf spy reporta 80% de capacidade. Perdeu a 1ª barra aos 96500 km
Mesmo que perca a 2ª barra agora, são quase 30000km de diferença, logo perde a 3ª barra aos 150000 km e a 4ª só depois dos 160 000 km
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Tanto quanto me recordo, o teu leaf foi um dos melhores em termos de SOH ao longo do tempo, talvez por que também percorreu muitos kms. Com 122 mil kms e 80% de SOH nem deves empregar o termo "morrer na praia". Podes assumir desde já que esse carro não perderá a 4a barra antes dos 160 mil kms.
Vê o lado positivo... Tens aí uma bela bateria, numa bela máquina.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Morrer na praia era só no sentido que devo perder a 4ª barra depois dos 160000km, não conseguindo assim activar a garantia
A minha questão agora prende-se mais com o que fazer: upgrade às baterias ou trocar o outro carro (Prius 2G a GPL) por um novo EV e aguentar o Leaf o máximo possível com a degradação que vai sofrer. Se comprar outro EV, não posso trocar as baterias ao Leaf, pois o "carcanhol" vai para o novo EV.
Se por um lado o Prius não tem dado grandes despesas, a verdade é que já vai com 270 000 km e 12,5 anos em cima. Embora o sistema híbrido ainda não tenha acusado nenhum problema nas baterias, a verdade é que já se nota um bocado que o "redndimento" não é mesmo. O facto de estar a GPL também ajuda para um custo km relativamente baixo (não tão baixo como um EV, desde que o EV carregue sempre em casa).
Se faço o upgrade das baterias ao Leaf, tenho de manter o Prius e correr o risco de este também precisar de trocar as baterias num futuro próximo.
Se troco o Prius por um EV, tenho de aguentar o Leaf muito mais tempo e com a eventual degradação. Neste momento, por dia chego a fazer 100 a 120km e é um valor que eventualmente não irá descer nos próximos anos. Antevejo que tenha de começar a usar os carregadores públicos para fazer o dia a dia e com um aumento de custo por km.
É uma situação complicada

A minha questão agora prende-se mais com o que fazer: upgrade às baterias ou trocar o outro carro (Prius 2G a GPL) por um novo EV e aguentar o Leaf o máximo possível com a degradação que vai sofrer. Se comprar outro EV, não posso trocar as baterias ao Leaf, pois o "carcanhol" vai para o novo EV.
Se por um lado o Prius não tem dado grandes despesas, a verdade é que já vai com 270 000 km e 12,5 anos em cima. Embora o sistema híbrido ainda não tenha acusado nenhum problema nas baterias, a verdade é que já se nota um bocado que o "redndimento" não é mesmo. O facto de estar a GPL também ajuda para um custo km relativamente baixo (não tão baixo como um EV, desde que o EV carregue sempre em casa).
Se faço o upgrade das baterias ao Leaf, tenho de manter o Prius e correr o risco de este também precisar de trocar as baterias num futuro próximo.
Se troco o Prius por um EV, tenho de aguentar o Leaf muito mais tempo e com a eventual degradação. Neste momento, por dia chego a fazer 100 a 120km e é um valor que eventualmente não irá descer nos próximos anos. Antevejo que tenha de começar a usar os carregadores públicos para fazer o dia a dia e com um aumento de custo por km.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
O meu só começou a mostrar degradação de forma abruta quando deixou de fazer os 200km diários. Agora com 109000km reporta 68%. E não, não é carro a estimar mal o SOH porque eu não faço carregamentos a 80%. Talvez quando vier o tempo quente volte a subir, mas no próximo inverno deve cair a 4 barra.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
O meu também fazia 140/150kms diários, e começou a descer de forma abrupta quando houve alteração na rotina, passou para 40kms diários.
Perdeu a 1.ªbarra aos 113kms em setembro de 2019, pouco mais de 1 ano depois só tem 8!
Este ano troquei o gasolinas que ainda tinha cá por casa, embora tivesse equacionado um 2.ºve usado, optei por um Gpl, pois se fosse necessário iria encostar o Leaf.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Se o comportamento for igual ao meu, diria que num espaço de 4 meses, perdes a 4.ªbarraNonnus Escreveu: ↑28 dez 2020, 20:23O meu só começou a mostrar degradação de forma abruta quando deixou de fazer os 200km diários. Agora com 109000km reporta 68%. E não, não é carro a estimar mal o SOH porque eu não faço carregamentos a 80%. Talvez quando vier o tempo quente volte a subir, mas no próximo inverno deve cair a 4 barra.
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Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer
Qual será a teoria da "colheita" de 2017 não ter saído grande coisa ? Será que as uvas não são as mesmas ?