Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Não concordo com que isto seja um pró:
* Possibilidade de escolher o fornecedor de energia de forma independente do operador do posto
Qualquer fornecedor que eu, cidadão particular, contrate, vai-me sempre pedir mais por kWh do que o OPC poderia contratualizar globalmente com um CEME em regime concorrencial de mercado.
E há um contra muito importante que não é referido: qual o incentivo para se ser apenas OPC? Leva-se com o investimento e o risco todos, nada impede um CEME que é OPC também de abrir ao lado um posto sem cobrar tarifa OPC e dar-me cabo do negócio, apenas do lado dos CEME a via é boa, a cobrarem sempre e bem as suas tarifas como se estivessem a fornecer a um particular e não a um empresa.
De resto, excelente apanhado.
* Possibilidade de escolher o fornecedor de energia de forma independente do operador do posto
Qualquer fornecedor que eu, cidadão particular, contrate, vai-me sempre pedir mais por kWh do que o OPC poderia contratualizar globalmente com um CEME em regime concorrencial de mercado.
E há um contra muito importante que não é referido: qual o incentivo para se ser apenas OPC? Leva-se com o investimento e o risco todos, nada impede um CEME que é OPC também de abrir ao lado um posto sem cobrar tarifa OPC e dar-me cabo do negócio, apenas do lado dos CEME a via é boa, a cobrarem sempre e bem as suas tarifas como se estivessem a fornecer a um particular e não a um empresa.
De resto, excelente apanhado.
-
- Registado: 04 jun 2018, 23:10
- Data de fabrico: 15 mai 2018
- Capacidade bateria: 114,8 Ah
Fixe, boas ideias. Vamos lá realizá-las (o que for possível) em 2021.alexmol Escreveu: ↑02 jan 2021, 14:53
- As facturas da maioria dos comercializadores de energia são incompreensíveis para o utilizador normal
- Não existe a possibilidade de obter descontos para os utilizadores mais frequentes
- Não existe a possibilidade de pagar uma mensalidade e obter tarifas mais baixas
- Não é possível activar o carregamento nos postos através de uma App, página web ou SMS
- Não é incentivada a produção local ou descentralizada de energia
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Isto já existe, e alias, onde é que é possível saber de antemão quanto se vai pagar?
Isto já existe, muito antes da miio apresentar a sua oferta comercial.
Isto é falso, está atualizada.
Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
Já há investimento de redes estrangeiras, mas é maior o investimento português.
Contratando um fornecedor com garantias de mercado, é possível incentivar a energia renovável.
Desculpa-me, mas não é verdade! Só há UMA maneira de saber: ter a App Miio instalada e ter iniciado o carregamento com o vosso cartão.rafaelferreirapt Escreveu: ↑02 jan 2021, 15:43Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Quem não tem a App instalada, terá que fazer (muitas) contas de cabeça e mais tarde confirmar na factura.
Quem tiver a App instalada, mas usar o cartão de outro CEME, terá que fazer uma simulação e mais tarde confirmar com a factura.
Não tenho conhecimento de nenhum PCN/PCR onde mostre no ecrã, findo o carregamento, o valor cobrado, à semelhança de um posto de abastecimento de gasolina/gasóleo/GPL/GNC !
Num posto de abastecimento de gasolina, por exemplo. Podemos pré-seleccionar um valor em Euros a abastecer e a máquina faz o resto. Ou podemos olhar para o preço por litro e fazer uma conta rápida de cabeça.rafaelferreirapt Escreveu: ↑02 jan 2021, 15:43Isto já existe, e alias, onde é que é possível saber de antemão quanto se vai pagar?
Quais são ? Estás a falar do cartão da BMW ?rafaelferreirapt Escreveu: ↑02 jan 2021, 15:43Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
Estou curioso para ver como vai a Ionity lidar com a integração na rede gerida pela Mobi.e...rafaelferreirapt Escreveu: ↑02 jan 2021, 15:43Já há investimento de redes estrangeiras, mas é maior o investimento português.

-
- Registado: 04 jun 2018, 23:10
- Data de fabrico: 15 mai 2018
- Capacidade bateria: 114,8 Ah
Certo, é isso, mas para os restantes não é culpa do modelo ou da Mobi.e.zeuz Escreveu: ↑02 jan 2021, 16:38Desculpa-me, mas não é verdade! Só há UMA maneira de saber: ter a App Miio instalada e ter iniciado o carregamento com o vosso cartão.rafaelferreirapt Escreveu: ↑02 jan 2021, 15:43Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Quem não tem a App instalada, terá que fazer (muitas) contas de cabeça e mais tarde confirmar na factura.
Quem tiver a App instalada, mas usar o cartão de outro CEME, terá que fazer uma simulação e mais tarde confirmar com a factura.
E realmente é uma boa ideia, se a pessoa não tiver instalado a app, podemos enviar uma SMS com o preço do carregamento. Os utilizadores recebem o valor após o carregamento, e mesmo muito em breve durante o carregamento podem acompanhar o valor do carregamento.
Vamos aguardar que os operadores façam uso dos meios disponíveis para apresentar isso ao mercado, quem o fizer vai ter muito sucesso.zeuz Escreveu: ↑02 jan 2021, 16:38Não tenho conhecimento de nenhum PCN/PCR onde mostre no ecrã, findo o carregamento, o valor cobrado, à semelhança de um posto de abastecimento de gasolina/gasóleo/GPL/GNC !rafaelferreirapt Escreveu: ↑02 jan 2021, 15:43Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Sim.zeuz Escreveu: ↑02 jan 2021, 16:38Quais são ? Estás a falar do cartão da BMW ?rafaelferreirapt Escreveu: ↑02 jan 2021, 15:43Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
É sempre a mesma coisa e a mesma resposta
Não quero implicar contigo Rafael, mas alguém diz que algo não existe, a tua resposta é sempre a mesma: vai existir
Essa do vai existir já se houve há anos...
Acrescento os cartões para funcionar lá fora e cá dentro: não existem, ponto final. Pois eu não tenho um BMW, não tenho acesso a esse cartão. Assim como eu, muita gente está na mesma situação, de modo que caímos no não existe!
Enquanto não se adoptar um modelo muito simples: preço por kWh fixo no posto, pagamento com multibanco/CC ou dinheiro, isto continua a ser ridículo e não favorece o principal destinatário, que é o utilizador final

Não quero implicar contigo Rafael, mas alguém diz que algo não existe, a tua resposta é sempre a mesma: vai existir

Essa do vai existir já se houve há anos...
Acrescento os cartões para funcionar lá fora e cá dentro: não existem, ponto final. Pois eu não tenho um BMW, não tenho acesso a esse cartão. Assim como eu, muita gente está na mesma situação, de modo que caímos no não existe!
Enquanto não se adoptar um modelo muito simples: preço por kWh fixo no posto, pagamento com multibanco/CC ou dinheiro, isto continua a ser ridículo e não favorece o principal destinatário, que é o utilizador final

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Acho ridículo em 2021 falar-se em pagar um carregamento com dinheiro, não faz qualquer sentido. Mesmo pagar com cartão in loco torna-se muito difícil face às comissões que existem em Portugal (sim, estamos em Portugal e é com essa realidade que temos de trabalhar).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
Como se fosse assim tão difícil nos postos em bombas de combustível aceitar o pagamento dentro da loja em dinheiro
E quanto às comissões, estas podem ser nulas ou irrisórias. Tudo depende da capacidade de negociação do "vendedor" com o seu banco
Tenho aqui um pequeno negócio à porta de casa (mercearia) que antes da covid não aceitava pagamentos inferiores a 5€ por MB. Agora já aceita....as comissões deixaram de existir

E quanto às comissões, estas podem ser nulas ou irrisórias. Tudo depende da capacidade de negociação do "vendedor" com o seu banco

Tenho aqui um pequeno negócio à porta de casa (mercearia) que antes da covid não aceitava pagamentos inferiores a 5€ por MB. Agora já aceita....as comissões deixaram de existir

- mjr
- Administrador do site
Os postos de combustível como os conhecemos vão tender a desaparecer, não fazem sentido quando todos os carros forem elétricos. Se há algo que eu detestava nos postos de combustível era a espera para pagar, muitas vezes mais tempo do que o abastecimento em si.
A minha posição de que é completamente anacrónico insistir em pagamentos em dinheiro num negócio novo como a ME mantém-se. Como aliás mostra toda a experiência internacional e também nacional nas redes privadas.
Sobre os terminais de pagamento com cartão, o Rafael indicou há algum tempo valores típicos, se bem me lembro. Completamente incomportáveis, BTW. Sim, pode ser bem negociado com os bancos, especialmente se tiveres grandes volumes. Obviamente que isto se torna uma enorme barreira à entrada, só beneficiando os grandes grupos. Claro que a criação de oligopólios não parece ser a preocupação dos detratores do atual modelo.
A minha posição de que é completamente anacrónico insistir em pagamentos em dinheiro num negócio novo como a ME mantém-se. Como aliás mostra toda a experiência internacional e também nacional nas redes privadas.
Sobre os terminais de pagamento com cartão, o Rafael indicou há algum tempo valores típicos, se bem me lembro. Completamente incomportáveis, BTW. Sim, pode ser bem negociado com os bancos, especialmente se tiveres grandes volumes. Obviamente que isto se torna uma enorme barreira à entrada, só beneficiando os grandes grupos. Claro que a criação de oligopólios não parece ser a preocupação dos detratores do atual modelo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
-
Pelo contrário...os postos de combustíveis vão-se transformar e tirar cada vez mais partido desta forma de funcionamento com as áreas de restauração a ganharem.
Tendo em conta que o número de transações terá tendência a subir, não será assim tão complicado quanto isso as comissões descerem.
Continuo a dizer: se um pequeno negócio de esquina consegue comportar estes valores, pq. não hão-de conseguir os OPC...Bastava o modelo mudar por todo, desaparecer a figura do CEME a absorver uma boa parte do ganho, desaparece a impossibilidade de ir buscar energia às renováveis, diminuindo o custo de kWh para o lucro do operador aumentar.
E já foi dito mais que uma vez: qual o risco do CEME nisto tudo? Nenhum..apenas lucro. E não venhas com a conversa que o utilizador pode não pagar, pois:
- os CEMEs só fazem contrato com débito directo.
- Se estivessem assim tão preocupados em receber, não estavam a emitir facturas só ao fim de 3 ou 4 meses, como tem feito a Galp.
Tenho a sensação que se a Galp demorar mais um tempinho a emitir a factura, vai entrar na fase dos 6 meses e posso alegar prescição de valores
Tendo em conta que o número de transações terá tendência a subir, não será assim tão complicado quanto isso as comissões descerem.
Continuo a dizer: se um pequeno negócio de esquina consegue comportar estes valores, pq. não hão-de conseguir os OPC...Bastava o modelo mudar por todo, desaparecer a figura do CEME a absorver uma boa parte do ganho, desaparece a impossibilidade de ir buscar energia às renováveis, diminuindo o custo de kWh para o lucro do operador aumentar.
E já foi dito mais que uma vez: qual o risco do CEME nisto tudo? Nenhum..apenas lucro. E não venhas com a conversa que o utilizador pode não pagar, pois:
- os CEMEs só fazem contrato com débito directo.
- Se estivessem assim tão preocupados em receber, não estavam a emitir facturas só ao fim de 3 ou 4 meses, como tem feito a Galp.
Tenho a sensação que se a Galp demorar mais um tempinho a emitir a factura, vai entrar na fase dos 6 meses e posso alegar prescição de valores

- mjr
- Administrador do site
Calculo que estejas a falar dos que não falirem antes. A maioria deixará de ser viável em poucos anos e sem capital para reconverter (além do pormenor de ter de ter muita potência disponível no local onde estão).
Podes falar à vontade do exemplo da mercearia, nem o Continente nem a Powerdot nem a EDP nas suas redes privadas o tem, nem é essa a tendência a nível europeu. Nem a Ionity, com a sua mega tarifa de 0,79€/kW.h tem essa opção de pagamento. Então em PCN, enfim...
Podes falar à vontade do exemplo da mercearia, nem o Continente nem a Powerdot nem a EDP nas suas redes privadas o tem, nem é essa a tendência a nível europeu. Nem a Ionity, com a sua mega tarifa de 0,79€/kW.h tem essa opção de pagamento. Então em PCN, enfim...