Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
LFN
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 02 jan 2021, 15:35

Não concordo com que isto seja um pró:

* Possibilidade de escolher o fornecedor de energia de forma independente do operador do posto

Qualquer fornecedor que eu, cidadão particular, contrate, vai-me sempre pedir mais por kWh do que o OPC poderia contratualizar globalmente com um CEME em regime concorrencial de mercado.

E há um contra muito importante que não é referido: qual o incentivo para se ser apenas OPC? Leva-se com o investimento e o risco todos, nada impede um CEME que é OPC também de abrir ao lado um posto sem cobrar tarifa OPC e dar-me cabo do negócio, apenas do lado dos CEME a via é boa, a cobrarem sempre e bem as suas tarifas como se estivessem a fornecer a um particular e não a um empresa.

De resto, excelente apanhado.

rafaelferreirapt
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 02 jan 2021, 15:43

alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • As facturas da maioria dos comercializadores de energia são incompreensíveis para o utilizador normal
  • Não existe a possibilidade de obter descontos para os utilizadores mais frequentes
  • Não existe a possibilidade de pagar uma mensalidade e obter tarifas mais baixas
  • Não é possível activar o carregamento nos postos através de uma App, página web ou SMS
  • Não é incentivada a produção local ou descentralizada de energia
Fixe, boas ideias. Vamos lá realizá-las (o que for possível) em 2021.
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.

alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Impossibilidade de saber de antemão quanto se vai pagar pelo carregamento
Isto já existe, e alias, onde é que é possível saber de antemão quanto se vai pagar?

alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Não existem tarifários com preço fixo por unidade de energia ou de tempo
Isto já existe, muito antes da miio apresentar a sua oferta comercial.
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • A informação que está no site da entidade gestora (Mobi.E) encontra-se desactualizada
Isto é falso, está atualizada.
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Os cartões portugueses não funcionam no estrangeiro
  • Os cartões estrangeiros não funcionam em Portugal
Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • A complexidade do modelo não fomenta o investimento de redes estrangeiras
Já há investimento de redes estrangeiras, mas é maior o investimento português.
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • energia (renovável)
Contratando um fornecedor com garantias de mercado, é possível incentivar a energia renovável.

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zeuz
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 02 jan 2021, 16:38

rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Desculpa-me, mas não é verdade! Só há UMA maneira de saber: ter a App Miio instalada e ter iniciado o carregamento com o vosso cartão.

Quem não tem a App instalada, terá que fazer (muitas) contas de cabeça e mais tarde confirmar na factura.

Quem tiver a App instalada, mas usar o cartão de outro CEME, terá que fazer uma simulação e mais tarde confirmar com a factura.

Não tenho conhecimento de nenhum PCN/PCR onde mostre no ecrã, findo o carregamento, o valor cobrado, à semelhança de um posto de abastecimento de gasolina/gasóleo/GPL/GNC !
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Impossibilidade de saber de antemão quanto se vai pagar pelo carregamento
Isto já existe, e alias, onde é que é possível saber de antemão quanto se vai pagar?
Num posto de abastecimento de gasolina, por exemplo. Podemos pré-seleccionar um valor em Euros a abastecer e a máquina faz o resto. Ou podemos olhar para o preço por litro e fazer uma conta rápida de cabeça.
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Os cartões portugueses não funcionam no estrangeiro
  • Os cartões estrangeiros não funcionam em Portugal
Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
Quais são ? Estás a falar do cartão da BMW ?
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • A complexidade do modelo não fomenta o investimento de redes estrangeiras
Já há investimento de redes estrangeiras, mas é maior o investimento português.
Estou curioso para ver como vai a Ionity lidar com a integração na rede gerida pela Mobi.e... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

rafaelferreirapt
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 02 jan 2021, 16:53

zeuz Escreveu:
02 jan 2021, 16:38
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Desculpa-me, mas não é verdade! Só há UMA maneira de saber: ter a App Miio instalada e ter iniciado o carregamento com o vosso cartão.

Quem não tem a App instalada, terá que fazer (muitas) contas de cabeça e mais tarde confirmar na factura.

Quem tiver a App instalada, mas usar o cartão de outro CEME, terá que fazer uma simulação e mais tarde confirmar com a factura.
Certo, é isso, mas para os restantes não é culpa do modelo ou da Mobi.e.

E realmente é uma boa ideia, se a pessoa não tiver instalado a app, podemos enviar uma SMS com o preço do carregamento. Os utilizadores recebem o valor após o carregamento, e mesmo muito em breve durante o carregamento podem acompanhar o valor do carregamento.

zeuz Escreveu:
02 jan 2021, 16:38
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.
Não tenho conhecimento de nenhum PCN/PCR onde mostre no ecrã, findo o carregamento, o valor cobrado, à semelhança de um posto de abastecimento de gasolina/gasóleo/GPL/GNC !
Vamos aguardar que os operadores façam uso dos meios disponíveis para apresentar isso ao mercado, quem o fizer vai ter muito sucesso.

zeuz Escreveu:
02 jan 2021, 16:38
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • Os cartões portugueses não funcionam no estrangeiro
  • Os cartões estrangeiros não funcionam em Portugal
Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
Quais são ? Estás a falar do cartão da BMW ?
Sim.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 02 jan 2021, 17:28

É sempre a mesma coisa e a mesma resposta :roll:

Não quero implicar contigo Rafael, mas alguém diz que algo não existe, a tua resposta é sempre a mesma: vai existir :evil:

Essa do vai existir já se houve há anos...

Acrescento os cartões para funcionar lá fora e cá dentro: não existem, ponto final. Pois eu não tenho um BMW, não tenho acesso a esse cartão. Assim como eu, muita gente está na mesma situação, de modo que caímos no não existe!

Enquanto não se adoptar um modelo muito simples: preço por kWh fixo no posto, pagamento com multibanco/CC ou dinheiro, isto continua a ser ridículo e não favorece o principal destinatário, que é o utilizador final :evil:

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 02 jan 2021, 18:14

Acho ridículo em 2021 falar-se em pagar um carregamento com dinheiro, não faz qualquer sentido. Mesmo pagar com cartão in loco torna-se muito difícil face às comissões que existem em Portugal (sim, estamos em Portugal e é com essa realidade que temos de trabalhar).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 02 jan 2021, 19:33

Como se fosse assim tão difícil nos postos em bombas de combustível aceitar o pagamento dentro da loja em dinheiro :roll:


E quanto às comissões, estas podem ser nulas ou irrisórias. Tudo depende da capacidade de negociação do "vendedor" com o seu banco :!:

Tenho aqui um pequeno negócio à porta de casa (mercearia) que antes da covid não aceitava pagamentos inferiores a 5€ por MB. Agora já aceita....as comissões deixaram de existir :?:

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 02 jan 2021, 19:45

Os postos de combustível como os conhecemos vão tender a desaparecer, não fazem sentido quando todos os carros forem elétricos. Se há algo que eu detestava nos postos de combustível era a espera para pagar, muitas vezes mais tempo do que o abastecimento em si.
A minha posição de que é completamente anacrónico insistir em pagamentos em dinheiro num negócio novo como a ME mantém-se. Como aliás mostra toda a experiência internacional e também nacional nas redes privadas.

Sobre os terminais de pagamento com cartão, o Rafael indicou há algum tempo valores típicos, se bem me lembro. Completamente incomportáveis, BTW. Sim, pode ser bem negociado com os bancos, especialmente se tiveres grandes volumes. Obviamente que isto se torna uma enorme barreira à entrada, só beneficiando os grandes grupos. Claro que a criação de oligopólios não parece ser a preocupação dos detratores do atual modelo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por jfr2006 » 02 jan 2021, 20:07

Pelo contrário...os postos de combustíveis vão-se transformar e tirar cada vez mais partido desta forma de funcionamento com as áreas de restauração a ganharem.

Tendo em conta que o número de transações terá tendência a subir, não será assim tão complicado quanto isso as comissões descerem.

Continuo a dizer: se um pequeno negócio de esquina consegue comportar estes valores, pq. não hão-de conseguir os OPC...Bastava o modelo mudar por todo, desaparecer a figura do CEME a absorver uma boa parte do ganho, desaparece a impossibilidade de ir buscar energia às renováveis, diminuindo o custo de kWh para o lucro do operador aumentar.

E já foi dito mais que uma vez: qual o risco do CEME nisto tudo? Nenhum..apenas lucro. E não venhas com a conversa que o utilizador pode não pagar, pois:

- os CEMEs só fazem contrato com débito directo.
- Se estivessem assim tão preocupados em receber, não estavam a emitir facturas só ao fim de 3 ou 4 meses, como tem feito a Galp.

Tenho a sensação que se a Galp demorar mais um tempinho a emitir a factura, vai entrar na fase dos 6 meses e posso alegar prescição de valores :roll:

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por mjr » 02 jan 2021, 20:48

Calculo que estejas a falar dos que não falirem antes. A maioria deixará de ser viável em poucos anos e sem capital para reconverter (além do pormenor de ter de ter muita potência disponível no local onde estão).

Podes falar à vontade do exemplo da mercearia, nem o Continente nem a Powerdot nem a EDP nas suas redes privadas o tem, nem é essa a tendência a nível europeu. Nem a Ionity, com a sua mega tarifa de 0,79€/kW.h tem essa opção de pagamento. Então em PCN, enfim...
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