Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
rafaelferreirapt
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rafaelferreirapt » 03 jan 2021, 11:25

Gameiro101 Escreveu:
03 jan 2021, 11:21
rafaelferreirapt Escreveu:
02 jan 2021, 15:43
~
alexmol Escreveu:
02 jan 2021, 14:53
  • só sabe o custo real no final do mês quando recebe a factura
Isto já existe. Já é possível saber o preço após o carregamento.

Curioso é que apenas carreguei o carro por uma vez, em Outubro/Novembro, até foi com o cartão MIO, e apenas soube quanto me custou o carregamento 2/3 semanas depois...
Pois, mas experimente agora, e já vai ser diferente :D

BrunoAlves Escreveu:
03 jan 2021, 01:31
03 jan 2021, 01:07
Há uma tendência neste fórum para misturar Mobi.e, Modelo, Leis do setor energético e da mobilidade elétrica
Provavelmente. Mas isso acontece porque nada é claro. A única comunicação clara que existiu foi a do anúncio da composição dos preços e da necessidade da calculadora sempre atrás.
Os problemas com a MobiE vêm muito de trás, não respondem a nada, não têm culpa de nada. Um sistema fechado a reinventar a roda e introduzem tarifários à mão. Cruzes...
Leis do sector energético e da mobilidade elétrica a larga maioria de nós não tem capacidade sequer para a interpretar. Eu li o RME e participei na respectiva consulta pública. Passei horas a ler aquilo, tomei notas em papel para conseguir fixar os pontos mais importantes. Achas mesmo que temos de saber ler legalês?

O que nós queremos é carregar o carro de forma simples. Queremos e a lei também o obriga (mas lá está, imagino que não vão fazer queixas à ENSE ou à AdC por causa disso) é ter preços imediatos, na hora. E pagamento na hora.
E não é a Miio. É o modelo/legislação/MobiE/participantes que não o disponibilizam, 2 anos e tal depois de se começar a pagar. O continente começou há meses a oferecer o serviço e tem preço afixado, final e com IVA.
Tu vês o que queres fazer com a Miio e como o modelo o permite ou não fazer.
Eu compreendo o sentimento, não é um "mar de rosas".

Em relação ao pagamento na hora, como não depende de Lei, ainda é possível. :)

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 03 jan 2021, 12:28

Aqui, KiaCharge, mesma plataforma que o BMWCharge etc https://www.electrive.com/2020/09/30/hy ... -with-dcs/
Eu bem tentei, mas não dá.
Imagem
É isso que querem? Já foi muito ponderado a introdução de um tarifário flat no mercado. Gostava de saber quantos gostavam de ter.
Se o nosso modelo permitisse preços transparentes, isto é, eu vou ao posto, vejo quanto está lá escrito, e sei quanto vou pagar (como na bomba de gasolina) eu não me interessaria por uma flat rate.

Agora com este panorama, em que nem dentro o mesmo OPC há preços uniformes:
Imagem

Sim, quero uma flat-rate ao kWh!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 03 jan 2021, 16:20

Essa tabela é de onde? Pensava que os preços dos postos de 7,4kW e 3,7kW eram mais baratos para a EDP e PowerDot, por exemplo. :think:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 03 jan 2021, 16:32

cfvp Escreveu:
03 jan 2021, 16:20
Essa tabela é de onde? Pensava que os preços dos postos de 7,4kW e 3,7kW eram mais baratos para a EDP e PowerDot, por exemplo. :think:
Foi o Alex que fez, compilando simulações para vários postos da rede pública, mas acho que são os não concessionados.

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 03 jan 2021, 16:40

rnlcarlov Escreveu:
03 jan 2021, 16:32
Foi o Alex que fez, compilando simulações para vários postos da rede pública, mas acho que são os não concessionados.
Ah ok, então é isso! Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagem por beme83 » 03 jan 2021, 17:34

Para quem defende este sistema consigam-me justificar isto, um CEME pediu informações relativamente ao preço de um posto num determinado dia de Setembro a Mobi.e até hoje não lhe respondeu estando eu, o cliente do CEME sem informações e sem o dinheiro. E depois eu não posso reclamar com a Mobi.e. Então a juntar a todas as pérolas mais esta pérola....

zeuz
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Mensagem por zeuz » 03 jan 2021, 17:39

02 jan 2021, 16:53
zeuz Escreveu:
02 jan 2021, 16:38

Desculpa-me, mas não é verdade! Só há UMA maneira de saber: ter a App Miio instalada e ter iniciado o carregamento com o vosso cartão.

Quem não tem a App instalada, terá que fazer (muitas) contas de cabeça e mais tarde confirmar na factura.

Quem tiver a App instalada, mas usar o cartão de outro CEME, terá que fazer uma simulação e mais tarde confirmar com a factura.
Certo, é isso, mas para os restantes não é culpa do modelo ou da Mobi.e.
Não é culpa da Mobi.e ?!!! :shock:

Então, mas se a rede é gerida por eles e, certamente, têm em base de dados os tarifários de cada CEME, qual é a dificuldade em fazer os cálculos e comunicar essa informação ao posto, para posterior exposição no seu ecrã ao utilizador final ?!

E sim, é culpa do modelo, porque no meio de tanta regra não foram capazes de colocar a obrigatoriedade de mostrar o custo final ao utilizador, logo após o carregamento.
E realmente é uma boa ideia, se a pessoa não tiver instalado a app, podemos enviar uma SMS com o preço do carregamento. Os utilizadores recebem o valor após o carregamento, (...)
Então e o RGPD ? Não interessa ? :roll:
zeuz Escreveu:

Não tenho conhecimento de nenhum PCN/PCR onde mostre no ecrã, findo o carregamento, o valor cobrado, à semelhança de um posto de abastecimento de gasolina/gasóleo/GPL/GNC !
Vamos aguardar que os operadores façam uso dos meios disponíveis para apresentar isso ao mercado, quem o fizer vai ter muito sucesso.
Aguardar... algo que os UVE já fazem desde à muito... qual foi o ano em que se iniciou o pagamento dos PCR ?

A maioria dos PCR são da EFACEC. Sabendo que também instalaram PCR noutros países, onde certamente têm que mostrar in loco o custo do carregamento, o que impede de cá acontecer o mesmo ? São modelos de PCR diferentes ? Diferentes firmware ?
zeuz Escreveu:

Já há vários cartões que funcionam cá e lá fora, está para breve mais.
Quais são ? Estás a falar do cartão da BMW ?
Sim.
Mesmo tendo em conta que depois indicaste o KiaCharge ao @alexmol , ainda assim são apenas 2 cartões... para usar a palavra "vários" esperaria pelo menos 3 cartões diferentes e mesmo assim estaríamos a esticar o conceito lato de "vários" ...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

zeuz

Mensagem por zeuz » 03 jan 2021, 17:40

mjr Escreveu:
02 jan 2021, 19:45
Os postos de combustível como os conhecemos vão tender a desaparecer, não fazem sentido quando todos os carros forem elétricos. Se há algo que eu detestava nos postos de combustível era a espera para pagar, muitas vezes mais tempo do que o abastecimento em si.
Eu esperava que sim! Para mim o ideal é estacionar o carro, ligar ao PCN e ir à minha vida! Nas zonas residenciais podia ser ligar ao poste de iluminação e só desligar no dia seguinte!

Mas não é isso que estamos a ver acontecer! A maioria dos utilizadores insiste em usar os veículos eléctricos como se tratasse de um veículo com motor de combustão: muita autonomia, mesmo não fazendo uso dela no dia-a-dia, e abastecimentos de "5 minutos". Basta ler alguns comentários no Facebook, quando se anuncia a disponibilização de novos postos de carregamento, para perceber que a maioria quer é muitos PCR/PCUR.

Aquela estação de carregamento inaugurada no Reino Unido, com painéis fotovoltáicos, segue o modelo de um posto de abastecimento.

Os SuC's seguem um modelo de posto de abastecimento.

Por isso não me parece que desapareçam! A não ser aqueles que recusem-se a requalificar!

Curiosamente, quando nos deslocavamos a cavalo o "reabastecimento" acontecia como deveríamos usar um veículo eléctrico... pequenos "carregamentos" ao longo do dia, durante as pausas, e "carregamento total" durante o nosso período de descanso. Se o motor eléctrico tivesse vingado logo nessa altura, a transição teria sido pacífica! :geek:

mjr Escreveu:
A minha posição de que é completamente anacrónico insistir em pagamentos em dinheiro num negócio novo como a ME mantém-se. Como aliás mostra toda a experiência internacional e também nacional nas redes privadas.
Raramente uso dinheiro nas minhas transacções, mas ainda há quem prefira mexer em dinheiro.

Mantendo-se o conceito de "postos de abastecimento" , facilmente mantém-se o pagamento em dinheiro.
mjr Escreveu:
Sobre os terminais de pagamento com cartão, o Rafael indicou há algum tempo valores típicos, se bem me lembro. Completamente incomportáveis, BTW. Sim, pode ser bem negociado com os bancos, especialmente se tiveres grandes volumes.
Os valores cobrados pela SIBS incidem sobre valores totais de facturação e não sobre transacções individuais, certo ?

Se criaram leis para a ME , não podem criar leis para estipular as comissões a pagar à SIBS ?
mjr Escreveu:
Obviamente que isto se torna uma enorme barreira à entrada, só beneficiando os grandes grupos. Claro que a criação de oligopólios não parece ser a preocupação dos detratores do atual modelo.
Em todos os sectores há oligopólios, sem que isso signifique que o consumidor final seja prejudicado. Esse é um dos papéis do Estado! Garantir que os cidadãos não são prejudicados pelos oligopólios!

O Google é um oligopólio, isso significa que somos mal servidos pelos serviços que disponibilizam ? Quantos motores de pesquisa, cada um a puxar para o seu interesse, deveriam existir para considerares que não estariamos a ser prejudicados ?

A SIBS é um oligopólio. Estamos mal servidos de rede ATM ?

zeuz

Mensagem por zeuz » 03 jan 2021, 17:47

rnlcarlov Escreveu:
03 jan 2021, 16:32
cfvp Escreveu:
03 jan 2021, 16:20
Está na imagem: "com código de posto ABC-0XXXX"

( mais uma coisa que precisamos de saber... se é concessionado ou não concessionado por observação do código do posto de carregamento... :roll: )

zeuz

Mensagem por zeuz » 03 jan 2021, 17:59

alexmol Escreveu:
03 jan 2021, 12:28
É isso que querem? Já foi muito ponderado a introdução de um tarifário flat no mercado. Gostava de saber quantos gostavam de ter.
Se o nosso modelo permitisse preços transparentes, isto é, eu vou ao posto, vejo quanto está lá escrito, e sei quanto vou pagar (como na bomba de gasolina) eu não me interessaria por uma flat rate.

Agora com este panorama, em que nem dentro o mesmo OPC há preços uniformes:
Imagem

Sim, quero uma flat-rate ao kWh!
Olhando para a primeira coluna ( OPC GALP ), um carregamento tanto pode ficar a um preço "normal" ( ~0,34€/kWh ), como pode ficar mais caro do que carregar na Ionity ( ~0,92€/kWh ) ... :roll:

Sabendo que a tendência é para os OPC instalarem PCN's de 22kW, com o preço ajustado para essa potência, diria que (quase) todos os proprietários de BEV's com carregador interno monofásico têm interesse num tarifário plano que permita um preço "normal", independentemente do PCN onde liguem o seu BEV !

Responder

Voltar para “Carregamento”