pmsantos Escreveu: ↑14 fev 2021, 14:30
Moro a +- 5 km do emprego, ambos no centro de Lisboa (Campo Mártires da Pátria - Cidade Universitária). As deslocações na maior parte dos dias são Casa-Emprego e Emprego-Casa (+- 10 km por dia).
Não te iludas a ti mesmo: O veiculo que precisas para o dia-a-dia tem 2 rodas.
O meu mais honesto conselho é: Compra uma bicicleta, idealmente uma de "gravel" com motor electrico acessorio e guarda lamas

( se o orçamento o permitir... PE:
https://www.canyon.com/pt-pt/bicicletas ... /grail-on/ )
Vamos la ver - Vantagens da bicicleta:
1- Não ficas preso no transito, pelo que é o MAIS RAPIDO em cidade (comprovado inclusivamente pelos petrolheads do Top Gear
https://www.youtube.com/watch?v=dhlwNrZ4QIk)
2- Fazes exercício e combates o sedentarismo
3- É a solução mais barata: tens o custo de aquisição e a manutenção é baixa.
4- É mais divertido (bom, isto é pessoal, mas quem passou a andar diz o mesmo)
5- É a solução mais amiga do ambiente (dado que andar 5+5 km a pé é capaz de ser demais...)
6- Geralmente é o mais facil de estacionar.
- Desvantagens da bicicleta:
1- Ficas exposto á meteorologia, pode ser complicado nos 30 dias que chovem em Lisboa, se não tiveres onde trocar de roupa no trabalho pode ser complicado. Mas há varias soluções para isto.
2- Não é "fixe"... Agora a serio: há um mito ideotico em Portugal que andar de bicicleta para o trabalho é de pobre e de quem não tem juizo. Já fui "vitima" desse preconceito varias vezes.
3- Não da para levar outras pessoas. Levar cargas pode ser complidado (mas eu ia as compras de bike e levava tudo na mochila sem problema)
4- é mais "dificil" para quem não tem forma fisica (aqui fica resolvido com o motor)
5- É menos "segura"

... (a meu ver é um mito, se souberes andar e não fores maluco, tens as ciclovias e há que usar sempre as protecções)
Em 2011 andei 6 meses a fazer residencia-faculdade-residencia em Lisboa (4 + 4 km, Lumiar- CU-lumiar). Na altura não se via bicicletas. Foi muito facil e só me arrependo de não o ter feito mais cedo. Demorava 15 min. De metro eram 40. Pegar no carro para fazer isso nem pensar.
No ano seguinte morava a 15 km do trabalho... e ia muitas vezes de bicicleta (mas tinha balneario no trabalho). Tirando nos dias em que chovia que precisasse do carro por outro motivo ou saisse muito tarde e estivesse noite, era Bike sempre. Arrependi-me 1 dia de ir de bike (em ~150 dias que fui de bike, porque chovei) e muitos por ir de carro (para ai umas 10 vezes em ~100, por causa do transito e do estacionamento).
Nos 5 anos seguintes morava a 2 km do trabalho e ia consistentemente de bike excepto quando chovia (cerca de 1/2 a 3/4 dos dias).
Agora moro a 50kms do trabalho... Ainda não experimentei vir de bike, mas os tempo de viagem, o ter de levar as crianças e a falta de forma são proibitivos... Se não era o meu meio de eleição.
Agora: ir de Lisboa para o Norte... De bike vai-se, mas não se chega la muito depressa
