
Leaf - Odivelas
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Odivelas
Se está a puxar 10A então deve ser o cabo (com EVSE) com a ficha Schuko comum que temos em nossas casas. Para os 16A tem de ser o cabo (com EVSE) com a ficha CEE azul, que era o cabo fornecido com os primeiros Leafs.
O cabo Mennekes só permite carregar em postos com EVSE, como nos postos públicos Mobi.e.
Resumindo há 3 tipos de cabos:
-Cabo com EVSE incorporado e ficha CEE azul. Carrega a 16A.
-Cabo com EVSE incorporado e ficha Schuko. Carrega a 10A
-Cabo Mennekes. Carrega até 16A, de acordo com aquilo que o EVSE externo permitir.
Em casa como está a carregar o carro? É numa tomada normal?
O cabo Mennekes só permite carregar em postos com EVSE, como nos postos públicos Mobi.e.
Resumindo há 3 tipos de cabos:
-Cabo com EVSE incorporado e ficha CEE azul. Carrega a 16A.
-Cabo com EVSE incorporado e ficha Schuko. Carrega a 10A
-Cabo Mennekes. Carrega até 16A, de acordo com aquilo que o EVSE externo permitir.
Em casa como está a carregar o carro? É numa tomada normal?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Leaf - Odivelas
Sim, em casa estou a usar o cabo com a ficha Schuko e puxa da rede 10A.
O cabo com ficha CEE azul puxa nos postos mobie da EDP apenas 10A. Se estiver nos postos mobie da prioe puxa 16A.
O técnico de Efafec confirmou/informou desta situação.
Neste momento desejo o cabo menekes para ter a certeza que carrega a 16A. Por norma esta porta é mais fiável na utilização (a outra porta para ficha azul CEE por vezes está vandalizada).
Em casa carrega num tomada vulgar instalada pelo eletricista do prédio a quando da compra do apartamento para carregar a mota eléctrica. A energia consumida é contabilizada por um contador próximo e paga ao condominio a 0,20 euros o kW/h.
Tenho de tomar uma decisão sobre a puxada de casa (já autorizada pelo condomínio) para não aumentar os consumos do condomínio.
A box da efacef é cara e a do prioe ainda assim carota mas bem mais baixa. Como uma tomada estanque faz o serviço tenho de pensar bem.
O cabo com ficha CEE azul puxa nos postos mobie da EDP apenas 10A. Se estiver nos postos mobie da prioe puxa 16A.
O técnico de Efafec confirmou/informou desta situação.
Neste momento desejo o cabo menekes para ter a certeza que carrega a 16A. Por norma esta porta é mais fiável na utilização (a outra porta para ficha azul CEE por vezes está vandalizada).
Em casa carrega num tomada vulgar instalada pelo eletricista do prédio a quando da compra do apartamento para carregar a mota eléctrica. A energia consumida é contabilizada por um contador próximo e paga ao condominio a 0,20 euros o kW/h.
Tenho de tomar uma decisão sobre a puxada de casa (já autorizada pelo condomínio) para não aumentar os consumos do condomínio.
A box da efacef é cara e a do prioe ainda assim carota mas bem mais baixa. Como uma tomada estanque faz o serviço tenho de pensar bem.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Odivelas
Não há maneira do cabo com EVSE de 16A puxar correntes diferentes em postos diferentes. Ele puxa sempre os 16A nem que para isso derreta o cabo ou tomada a que está ligado (ou acione as proteções). Aliás essa foi uma das razões pelas quais a Nissan também distribui o cabo com EVSE de 10A e ficha Schuko, para evitar problemas em instalações não preparadas para 16A.
É fácil de confirmar isto. Basta num posto que indique o consumo ver o consumo em 1 hora de carga. Deverá ser de 3,6-3.8 kW.h.
É fácil de confirmar isto. Basta num posto que indique o consumo ver o consumo em 1 hora de carga. Deverá ser de 3,6-3.8 kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3085
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Leaf - Odivelas
Actualmente sempre que posso carrego entre 80/30% a 10Amp em casa. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Leaf - Odivelas
Graças a todos os participantes do fórum fiquei hoje a saber que não consegui carregar no posto rápido de Aveiras S/N porque o botão vermelho de emergência estava pressionado para dentro.
Pois..... nunca me passou pela ideia olhar para este pormenor.
Agora já sei...
Pois..... nunca me passou pela ideia olhar para este pormenor.
Agora já sei...

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Leaf - Odivelas
De acordo com o tempo livre vou lendo as informações existentes no fórum e aqui no meu DB. O que fazem para carregar em casa a 80%? configura no carro nalguma opção que ainda desconheço.....
Eu ou a condutora lá de casa ligamos à tomada o carro sempre que é estacionado ao final do dia. No dia seguinte está a 100% ou 95% conforme a nissan programou o carro de fábrica.
Como se configura para 80%

Eu ou a condutora lá de casa ligamos à tomada o carro sempre que é estacionado ao final do dia. No dia seguinte está a 100% ou 95% conforme a nissan programou o carro de fábrica.
Como se configura para 80%

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Leaf - Odivelas
Carregar no botão Zero Emission e depois escolher a opção Temporizador de carga. Daí aparece um menu onde pode definir 2 temporizadores independentes, e em cada um deles definir se a carga é a 80% ou a 100%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Leaf - Odivelas
Muitos parabéns pela aquisição!
Não pensei que fosse tão rápido!
Ficou o bichinho daquela experiência em Alenquer?
E quem é o condutor habitual?
A Predator não ficou com ciúmes?
Muitas felicidades e boas curvas!
Não pensei que fosse tão rápido!
Ficou o bichinho daquela experiência em Alenquer?
E quem é o condutor habitual?
A Predator não ficou com ciúmes?
Muitas felicidades e boas curvas!
Re: Leaf - Odivelas
heheeh
É esse o problema de se experimentar o que é bom, ou neste caso de experimentar um VE: Fica-se convencido e nem é preciso usar todos os argumentos que todos nós passámos horas a ler e a discutir. É de facto uma grande diferença.
Como dizem os tipos da associação Plug in America:
How To Boost Electric-Car Sales? Get 'Butts In Seats,'
É esse o problema de se experimentar o que é bom, ou neste caso de experimentar um VE: Fica-se convencido e nem é preciso usar todos os argumentos que todos nós passámos horas a ler e a discutir. É de facto uma grande diferença.
Como dizem os tipos da associação Plug in America:
How To Boost Electric-Car Sales? Get 'Butts In Seats,'
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: Leaf - Odivelas
Já por ali tinha andado, mas como ainda não tenho tomada bi-horária não ativei nada. No momento não tinha percebido que dava para limitar a cargar entre 80% e 100%.mjr Escreveu:Carregar no botão Zero Emission e depois escolher a opção Temporizador de carga. Daí aparece um menu onde pode definir 2 temporizadores independentes, e em cada um deles definir se a carga é a 80% ou a 100%.
Muito obrigado mjr


Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica