Eu não tenho facebook, mas a minha mulher tem, e ontem leu um "artigo" penso que era da UVE que falava que o nosso modelo era estudado e cobiçado por outros.

Em tom de brincadeira até respondi: uhm... é melhor não o fazerem.
Nonnus Escreveu: ↑19 fev 2021, 12:03Posso estar errado no que vou escrever se assim for peço desculpa.
Eu não tenho facebook, mas a minha mulher tem, e ontem leu um "artigo" penso que era da UVE que falava que o nosso modelo era estudado e cobiçado por outros.Falava principalmente da mais valia do roaming.
Em tom de brincadeira até respondi: uhm... é melhor não o fazerem.
Cá por casa, em vez de um 2º VE, por continuar a não confiar na rede, optei por um valente fumarento com GPL. Como anda raramente, polui pouco
Compreendo, mas o meu comentário foi em relação a isto:LuisG Escreveu: ↑23 fev 2021, 13:13Cá por casa, em vez de um 2º VE, por continuar a não confiar na rede, optei por um valente fumarento com GPL. Como anda raramente, polui pouco. No dia a dia, é o LEAF pau de toda a obra (carrega em casa).
Vamos a um exemplo, Lisboa-Algarve, 230km`s
- GPL 7.20€ /100 km`s
- 15 Kwh - 5.86€ com miio, na A2
Com o Leaf, necessito 2 paragens +- 20min cada, a viagem andará pelas 4h, com o ice, pouco mais de 2h c/ custo superior em cerca de 3€ de combustível para a distância. Se for pela nacional, de GPL, ainda chego 1º que o Leaf e poupo + de 20€ em portagens. O argumento financeiro, cai por terra, e o fator tempo também pode ser importante, a opção é natural!
A última viagem com o Leaf, em outubro passado, os 2 postos AC (os únicos no deserto) , onde tinha previsto carregar o VE estavam off. Não é uma situação agradável, com a família dentro do carro, a sentir o stress que talvez não chegássemos ao destino.
Se para nós uve, que estamos habituados é difícil de aceitar, imagina quem tem duvidas de dar o passo para a ME.
Fatalista? Talvez.
e não a essa situação em concreto.Tenho conhecimento de Tvde que voltaram à combustão.
Vendi bastante a ME, e alguns até compraram, e não se arrependem, mas hoje se me perguntam, digo, “se não podes carregar em casa, esquece”. E não deveria ser assim!
Pode ser problema meu de vendedor...mas só vendo no que acredito.
O Leaf é de 30Kwh, +- 200kms autonomia (em novo). Existe de fato veículos com mais autonomia, mas dado que estás longe de casa, a dada altura terás forçosamente carregar fora.rimsilva Escreveu: ↑23 fev 2021, 17:24
Naturalmente que um VE com essas caracteristicas (pouca autonomia, carregamento em PCR "pouco eficiente"), se tornou economicamente pouco atrativo para caregar fora de casa e ficou mais "limtado".
No entanto isso não invalida o meu comentário, uma vez que estando em 2021, será mais aconselhável a compra de um VE que faça esses 230km directos ou no máximo com uma pequena paragem. (quem compra um VE com autonomia de 100/120km, terá de ter a consciência que não pode aspirar a grandes distâncias, sem correr riscos como é natural).
Em relação aos TVDEs não tenho duvidas que muitos mudaram e outros têm vontade em mudar, mas também há os que devem ter aumentado as frotas de VEs ou mudado de VE para conseguir continuar a actividade usando VEs.
São prespectivas diferentes.LuisG Escreveu: ↑23 fev 2021, 17:54
O Leaf é de 30Kwh, +- 200kms autonomia (em novo). Existe de fato veículos com mais autonomia, mas dado que estás longe de casa, a dada altura terás forçosamente carregar fora.
Pouco eficiente? A maioria dos pcr`s são de 50kw, que o Leaf consegue aproveitar bem até bem próximo dos 90%, com bateria em temperatura normal. Após algumas sucessivas, a conversa é outra.
Concordamos que o elefante criado, é o potenciador destes constrangimentos. O problema não é a escassa autonomia do Leaf, clones ou Zoe`s, novos ou usados, é rede acessível, disponível e a preço concorrencial!
Essa é a fatalidade, que leva alguns a dar um passo atras, que compreendo pois o tempo é muito importante, ou de ter de investir mais de 60k € num VE, com autonomia de referência no mercado e com rede própria!
São muitos quilómetros/ano, mas são maioritariamente quilómetros pendulares, i.e., casa-trabalho-casa.