
ID. 4
- LuisG
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Re: ID. 4
Bjorn, fez hoje o desafio dos 1000kms com o iD4, 10h32m.
Excelente resultado, ao nível de tesla é melhor que eTron 55.
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Re: ID. 4
Já o E-Golf era bastante eficiente para o seu tempo, estes ID estão muito bons.
Mais um vídeo:
https://youtu.be/t0KODBGQVCM
- Arad79
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Re: ID. 4
https://www.youtube.com/watch?v=bXX8RwOGw6E
Relativamente aos tambores: Aquecem mais e dissipam pior o calor. Em utilização muito intensiva irão perder alguma eficácia mais depressa que um sistema de 4 discos.
O vídeo não deixa dúvidas.
É um problema grave? Não. É um sistema mais eficaz que 4 discos? Também não.
Relativamente aos tambores: Aquecem mais e dissipam pior o calor. Em utilização muito intensiva irão perder alguma eficácia mais depressa que um sistema de 4 discos.
O vídeo não deixa dúvidas.
É um problema grave? Não. É um sistema mais eficaz que 4 discos? Também não.
- mjr
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Re: ID. 4
Nada de novo. É óbvio que em condições de pista os discos permitem mais tempo antes de sobre-aquecerem, mas em condições de utilização em estrada pública isso nunca será um problema, a não ser com uma condução bem para lá do que é legal e seguro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- Arad79
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Re: ID. 4
Parece-me que na travagem em curva influenciou o resultado negativamente.
No alce, ambos são bons, mas o tipo que fez o teste deixou a ideia que o e-C4 podia entrar a qualquer velocidade. É mole e torce-se todo, mas teve um desempenho muito bom.
No alce, ambos são bons, mas o tipo que fez o teste deixou a ideia que o e-C4 podia entrar a qualquer velocidade. É mole e torce-se todo, mas teve um desempenho muito bom.
- mjr
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Re: ID. 4
Há imensas variáveis que influenciam este tipo de resultados, a começar pelos pneus...
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Re: ID. 4
Situação de pista, la está aquecem e são menos eficientes comparando com o disco.Arad79 Escreveu: ↑05 abr 2021, 10:47https://www.youtube.com/watch?v=bXX8RwOGw6E
Relativamente aos tambores: Aquecem mais e dissipam pior o calor. Em utilização muito intensiva irão perder alguma eficácia mais depressa que um sistema de 4 discos.
O vídeo não deixa dúvidas.
É um problema grave? Não. É um sistema mais eficaz que 4 discos? Também não.
Numa situação de estrada como já se referiu não se verifica.
A grande vantagem do disco, é que torna a unidade motriz mais eficiente . No sistema de disco a pastilha está sempre em contacto com o disco, pelo há maior resistência ao rolamento, no caso do tambor, a mola afasta o calço. Menos atrito, ganho o consumo! É uma vantagem.
Tudo ponderado, não me choca.
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Re: ID. 4
Como o mjr referiu há vários factores que influenciam a distancia de travagem, os principais são a velocidade (a que o veiculo circula) e a sua massa (peso).
Adicionalmente há a eficácia dos travões e o atrito entre os pneus e a estrada, é na componente do atrito que se verifica a importância dos amortecedores (ainda se lembram do anuncio de TV dos amortecedores Monroe, que agarravam o carro à estrada?
).
Mas no fim é apenas física.
Assim, no caso especifico do vídeo aqui colocado, o comparativo entre o e-C4 e o ID.3, a energia cinética do ID.3 é bastante superior ao e-C4, isto porque o ID.3 pesa mais 150kg que o e-C4, (1800 para 1650) logo tendo em conta o teste de travagem dos 120km para 0km, o facto de ID.3 travar praticamente à mesma distancia do e-C4, (20 cm de diferença em 55 metros) significa que a eficácia dos travões do ID.3 é superior,isto porque consegue anular uma energia cinética superior, practicamente na mesma distancia, facto realçado pelo apresentador, quando refere que apesar do peso do ID.3 ser superior, a distancia é praticamente a mesma.
No teste de travagem em curva (90km até 0) , o ID.3 demora mais 3 metros a travar, percentualmente é relevante, é quase 10%, aqui diria que tal como no teste do alce em que o e-C4 consegue melhores resultados devido aos amortecedores e por ser tração à frente eu apostaria que pelo mesmo motivo, o e-C4 tem melhor performance na travagem em curva , mais por esses factores do que pelo tipo de travão do eixo traseiro do ID.3.
E tal como refere o apresentador ao minuto 8:47, o facto de o ID.3 ter travões de tambor atrás não compromete a segurança.
Duas notas:
1-Deixo um link onde estão os testes de travagem de vários carros, todos com travões de disco, penso eu, mas com distancias diferentes, como não podia deixar de ser.
https://electrek.co/2018/05/21/tesla-mo ... la-denies/
2- Os carros da VW nunca foram os melhores, o que transformou a VW no maior fabricante mundial, foi conseguir produzir carros razoáveis a preços razoáveis, isto desde o inicio, desde o Carocha. Apesar do Dieselgate, nos últimos 2 anos o grupo VW voltou a ser o que mais carros vende, isto não se consegue com uma politica de andar enganar os clientes sistematicamente como alguns aqui afirmam. Alguém acredita que há 11 milhões de tótos/ano que gostam de ser enganados?
Edit: mudar velocidade cinética para energia cinética, antes que alguém me chame nomes....
Adicionalmente há a eficácia dos travões e o atrito entre os pneus e a estrada, é na componente do atrito que se verifica a importância dos amortecedores (ainda se lembram do anuncio de TV dos amortecedores Monroe, que agarravam o carro à estrada?

Mas no fim é apenas física.
Assim, no caso especifico do vídeo aqui colocado, o comparativo entre o e-C4 e o ID.3, a energia cinética do ID.3 é bastante superior ao e-C4, isto porque o ID.3 pesa mais 150kg que o e-C4, (1800 para 1650) logo tendo em conta o teste de travagem dos 120km para 0km, o facto de ID.3 travar praticamente à mesma distancia do e-C4, (20 cm de diferença em 55 metros) significa que a eficácia dos travões do ID.3 é superior,isto porque consegue anular uma energia cinética superior, practicamente na mesma distancia, facto realçado pelo apresentador, quando refere que apesar do peso do ID.3 ser superior, a distancia é praticamente a mesma.
No teste de travagem em curva (90km até 0) , o ID.3 demora mais 3 metros a travar, percentualmente é relevante, é quase 10%, aqui diria que tal como no teste do alce em que o e-C4 consegue melhores resultados devido aos amortecedores e por ser tração à frente eu apostaria que pelo mesmo motivo, o e-C4 tem melhor performance na travagem em curva , mais por esses factores do que pelo tipo de travão do eixo traseiro do ID.3.
E tal como refere o apresentador ao minuto 8:47, o facto de o ID.3 ter travões de tambor atrás não compromete a segurança.
Duas notas:
1-Deixo um link onde estão os testes de travagem de vários carros, todos com travões de disco, penso eu, mas com distancias diferentes, como não podia deixar de ser.
https://electrek.co/2018/05/21/tesla-mo ... la-denies/
2- Os carros da VW nunca foram os melhores, o que transformou a VW no maior fabricante mundial, foi conseguir produzir carros razoáveis a preços razoáveis, isto desde o inicio, desde o Carocha. Apesar do Dieselgate, nos últimos 2 anos o grupo VW voltou a ser o que mais carros vende, isto não se consegue com uma politica de andar enganar os clientes sistematicamente como alguns aqui afirmam. Alguém acredita que há 11 milhões de tótos/ano que gostam de ser enganados?
Edit: mudar velocidade cinética para energia cinética, antes que alguém me chame nomes....

Última edição por pbaptista em 05 abr 2021, 23:37, editado 1 vez no total.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
- mjr
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Re: ID. 4
Vamo-nos focar no ID4 e não em questões acessórias e pessoais que não enriquecem este tópico. A discussão entre 2 foristas já foi muito longa e não vale a pena perpetuar.
Mensagens que não tenham a ver com o ID4 podem ser apagadas / editadas sem aviso.
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