BrunoFonseca Escreveu: ↑04 mai 2021, 19:52
Compreendes que quando referi as baterias e paineis estava a referir-me a um comentário anterior sobre autoconsumo, certo?
Não entendi assim de facto. O comentário anterior é do rimsilva que parece falar explicitamente de produção renovável para os postos (assim reduzindo o seu consumo da rede). Neste sentido é que não acho viável falar de baterias e alimentação exclusivamente renovável dos postos (a Tesla anunciou-o agora e acho que é meio BS, mas isso é outro tema).
BrunoFonseca Escreveu: ↑04 mai 2021, 19:52
No inicio quem é que tinha postos? Mobilectric, Mota Engil, KLC e PowerDot
"olhe que não shôdôtôr, olhe que não"

(a brincar claro

)
Antes disso tivemos uma Galp a sustentar 5 PCR anos e anos a fio, antes de sequer haver um vislumbre do que seria hoje.
A mobiletric, foi-me dito exactamente num exemplo desses que dei, que está muito longe de ser um pequeno player, uma vez que tem um dos maiores grupos automóveis por trás.
Os restantes, apareceram mais tarde e a conta gotas. No primeiro concurso público (terá sido a partir daí que a coisa mexeu) a mobiletric ficou com o "bife do lombo", os melhores postos no centro das maiores cidades (ainda que depois a incompetência do costume os tenha obrigado a gramar MUITO tempo de carregamentos gratuitos - mas não foi por caridade que eles se meteram nisso certamente!), os restantes eram quem? Galp, EDP, Prio. Os restantes players vieram mais tarde (nomeadamente a KLC nos LIDL) e sim, um ou outro posto de players menores.
Mas quem entrou pela madeira inicialmente foram os grandes.
Até porque só para ser CEME é que basta respirar. Qualquer OPC tem de investir, grande ou pequeno. Um CEME compra o Primavera e está feito. Este modelo favorece os pequenos CEME, isso sim!
Agora OPC? Porque é que um OPC que pague o que já paga por postos, instalação, agora help desk 24/7 (que bem sabemos muito tem falhado em vários casos), garantias de milhares, etc... Onde é que este modelo lhes facilita a vida?