Nos novos PCRs duplos que abriram no Porto, acham que faria mais mal do que bem?Are all chargers at the designated locations reservable?
During the pilot phase of this program, just one charger at each participating station is reservable.

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Fui ler as faqs da EVgo Reservations:
-
- Mensagens: 335
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Se existir mais oferta que procura deixa de fazer sentido a necessidade de reservar.Nonnus Escreveu: ↑27 mai 2021, 11:36Eu volto a dizer o mesmo. Este problema só existe porque existe falta de carregadores. A lei da oferta e da procura.
Bruno tu pensas nos danos culatrais que esta medida pode trazer, quem pensa nesta solução, pensa em como prestar mais um serviço e não se importa se as pessoas estão mais ou menos informadas.
Vou voltar a um exemplo real. No fim de semana que andei no Tesla Model S (esta no meu DB) usei o SuC 3, ou 4 vezes, dessas vezes todas nunca tive de esperar pela minha vez para carregar. A oferta foi sempre superior a procura. No dia que entrego o Tesla e venho para casa no meu Leaf chego ao carregador da A2 e encontro um Leaf 40 a carregar até aos 100% estive a espera da minha vez mais de 30 minutos. A procura era superior a oferta.
Já agora fica a pergunta no ar. Vamos imaginar no caso que acabei de mencionar eu tinha feito a reserva uma semana antes para aquela hora.
O Leaf de 40 ia ter que terminar o seu carregamento para eu começar a carregar, ou eu tinha que esperar na mesma os 30 minutos e só depois ia garantir a minha vez?
A rede Tesla é fantástica, já foi até Paris, sempre com muitos stalls disponíveis.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Estava ali a ver no site da Miio as notificações da rede (uma coisa que é pena ter saído da app). Reparei que o posto ELV-00002 (não devia ser 90002?) passou a ter:
- activação 0,166€
- custo por minuto 0,01€
- custo por kWh 0,06€
A isto o UVE tem de somar
- custo com a energia/CEME
- eventualmente EGME
- taxas
- IVA.
Sim, de facto o nosso modelo potencia claramente a simplicidade. E ainda há quem critique.
- activação 0,166€
- custo por minuto 0,01€
- custo por kWh 0,06€
A isto o UVE tem de somar
- custo com a energia/CEME
- eventualmente EGME
- taxas
- IVA.
Sim, de facto o nosso modelo potencia claramente a simplicidade. E ainda há quem critique.

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Um pequeno apontamento: a opção tarifária do OPC (e do CEME, BTW) não depende do modelo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Onde é que vejo as notificações? Eu também acho que não devia ter saído da app, mas pronto.BrunoAlves Escreveu: ↑08 jun 2021, 10:43Estava ali a ver no site da Miio as notificações da rede (uma coisa que é pena ter saído da app). Reparei que o posto ELV-00002 (não devia ser 90002?) passou a ter:
- activação 0,166€
- custo por minuto 0,01€
- custo por kWh 0,06€
A isto o UVE tem de somar
- custo com a energia/CEME
- eventualmente EGME
- taxas
- IVA.
Sim, de facto o nosso modelo potencia claramente a simplicidade. E ainda há quem critique.![]()
Sabes o que é que caía mesmo bem aí? Uma taxa de ativação como consumo mínimo.


Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
No site da Miio

Obviamente. Eu discordando, entendo o que o mjr diz. Não é o modelo que obriga os OPC a estruturar os custos de determinada forma. Ou os CEME.
Mas obviamente que é a porcaria do modelo que fomenta este tipo de estrutura de preços. Em todo o mundo ou pagas por energia ou ao minuto, preço final. Só aqui é que há esta cadeia de entidades, em que cada um a seu modo estrutura o que PARA SI (entidade) parece melhor. O UVE que se lixe nesta salgalhada.
Em país nenhum há esta bagunça de preços. Em país nenhum há este modelo. Modelo = bagunça, sem modelo = não bagunça (e amiúde mais barato, de certeza mais transparente)
Dizer que isto não se deve ao modelo é ser mesmo, mesmo optimista.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
https://miio.pt/ - Não vejo. Estarei a precisar de óculos novos?

Pois.BrunoAlves Escreveu: ↑08 jun 2021, 21:09Obviamente. Eu discordando, entendo o que o mjr diz. Não é o modelo que obriga os OPC a estruturar os custos de determinada forma. Ou os CEME.
Mas obviamente que é a porcaria do modelo que fomenta este tipo de estrutura de preços. Em todo o mundo ou pagas por energia ou ao minuto, preço final. Só aqui é que há esta cadeia de entidades, em que cada um a seu modo estrutura o que PARA SI (entidade) parece melhor. O UVE que se lixe nesta salgalhada.
Em país nenhum há esta bagunça de preços. Em país nenhum há este modelo. Modelo = bagunça, sem modelo = não bagunça (e amiúde mais barato, de certeza mais transparente)
Dizer que isto não se deve ao modelo é ser mesmo, mesmo optimista.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Obrigado. Eu queria acreditar que não era isso porque é um bocado foleiro, mas afinal é mesmo. Espero que isto não seja a solução que falaram de ter as notificações no site.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Julgo que é isso mesmo. Acho que ninguém é particularmente fã, vamos ver como evolui.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
