
Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Validar a existência do cabo parece-me desnecessário e com pouca utilidade pratica, no entanto para quem não tem o cabo no carro não me parece que seja um drama levar o cabo no dia da inspecção.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Pode não o ter. Conheço pessoas que não têm nenhum cabo e que não necessitam dele para nada.
Ou desaparafusam a wallbox da parede ou vão ter que pedir um cabo emprestado para ir a inspeção. Espetáculo
Leis da treta que tudo indica terem sido feitas por pessoas anti VE ou defensores dos ACP (Automóveis a Combustão de Portugal)
Ou desaparafusam a wallbox da parede ou vão ter que pedir um cabo emprestado para ir a inspeção. Espetáculo
Leis da treta que tudo indica terem sido feitas por pessoas anti VE ou defensores dos ACP (Automóveis a Combustão de Portugal)
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Fui a inspeção e perguntei.
Sim, precisam basicamente de o ter para meter na tomada do carro e confirmar que ele não arranca.
Claro que não o fizeram nem viram o cabo, foi eu que tive de perguntar pela regra.
Assim sendo, bastava eles terem lá um cabo de cada (type 1 e type 2) e era do encaixar e testar.
Nem está mal nem bem, é só mais uma regra desnecessária, mas eles tem de fazer valer os 30€
Sim, precisam basicamente de o ter para meter na tomada do carro e confirmar que ele não arranca.
Claro que não o fizeram nem viram o cabo, foi eu que tive de perguntar pela regra.
Assim sendo, bastava eles terem lá um cabo de cada (type 1 e type 2) e era do encaixar e testar.
Nem está mal nem bem, é só mais uma regra desnecessária, mas eles tem de fazer valer os 30€

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
O ideal era confirmar a curva de carga de um PCR para ver se estava tudo a funcionar bem, e saiamos com o carro atestado.Isso é que era assunto!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Uii, entrei em discussão numa inspecção e também lhe disse isso.. estava a ver que a mulher me batia!frankesousa Escreveu: ↑02 jul 2021, 12:34
Assim sendo, bastava eles terem lá um cabo de cada (type 1 e type 2) e era do encaixar e testar.
Ficou a balbuciar que "não faltava mais nada, agora nós é que temos de comprar cabos"
Tive de sair dali à pressa.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
santanamos Escreveu: ↑25 out 2021, 00:45Uii, entrei em discussão numa inspecção e também lhe disse isso.. estava a ver que a mulher me batia!
Ficou a balbuciar que "não faltava mais nada, agora nós é que temos de comprar cabos"
Tive de sair dali à pressa.
Mas essa discussão começou porque te pediram o cabo?
Devias ter perguntado. Então e em caso de eu não ter esse cabo, vou ter que comprar um cabo que não uso para apresentar na inspecção?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1634
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
- Localização: Lisboa
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
A discussão começou porque eu questionei um aviso que lá estava no balcão. Eu já sabia disso mas quis puxar por ela.Nonnus Escreveu: ↑25 out 2021, 09:21santanamos Escreveu: ↑25 out 2021, 00:45Uii, entrei em discussão numa inspecção e também lhe disse isso.. estava a ver que a mulher me batia!
Ficou a balbuciar que "não faltava mais nada, agora nós é que temos de comprar cabos"
Tive de sair dali à pressa.
Mas essa discussão começou porque te pediram o cabo?
Devias ter perguntado. Então e em caso de eu não ter esse cabo, vou ter que comprar um cabo que não uso para apresentar na inspecção?
Ela nem quis saber, "tem de ter cabo" e pronto. Mau feitio.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Hoje a esponja também levou o VE à inspecção, nada de cabo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
É melhor começares a ir com ela à IPO e ficar de olho no inspector...BrunoAlves Escreveu: ↑07 dez 2021, 21:01Hoje a esponja também levou o VE à inspecção, nada de cabo.

-
- Mensagens: 5
- Registado: 08 dez 2021, 13:19
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 94Ah
Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica
Bem hoje foi a minha primeira inspeção, lá esteve o inspecionador a perguntar-me pelo carregador do automóvel.
Perguntei-lhe porque motivo pediam o carregador e esteve a verificar a passagem de condução á terra, como estou dentro do assunto e mencionei isso mesmo, fiz questão de deixar uma observação: "É normal verificaram isso nos veículos elétricos?
Porque para mim não faz muito sentido, o carro tem uma bateria de fábrica que carrega com energia, estando cheia é a mesma coisa que um automóvel com combustível. Ninguém vai verificar em que posto, marca, tipo de mangueira é usada para colocar combustível no automóvel, não concorda comigo? Mesmo um carro a gáz é a mesma coisa. Agora achava bem é que vocês tivessem um posto de carregamento para testar os veículos elétricos e saber como estão a receber carga, bem como verificar o fluxo de energia de carga rápida, Isso sim era trabalho."
Disse-me apenas que eram ordens que tinham para fazer assim.
Ok, fica mais uma dica, levem o carregador do carro.
Abraço Mac
Perguntei-lhe porque motivo pediam o carregador e esteve a verificar a passagem de condução á terra, como estou dentro do assunto e mencionei isso mesmo, fiz questão de deixar uma observação: "É normal verificaram isso nos veículos elétricos?
Porque para mim não faz muito sentido, o carro tem uma bateria de fábrica que carrega com energia, estando cheia é a mesma coisa que um automóvel com combustível. Ninguém vai verificar em que posto, marca, tipo de mangueira é usada para colocar combustível no automóvel, não concorda comigo? Mesmo um carro a gáz é a mesma coisa. Agora achava bem é que vocês tivessem um posto de carregamento para testar os veículos elétricos e saber como estão a receber carga, bem como verificar o fluxo de energia de carga rápida, Isso sim era trabalho."
Disse-me apenas que eram ordens que tinham para fazer assim.
Ok, fica mais uma dica, levem o carregador do carro.
Abraço Mac