
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Quem segue este fórum desde o início percebe que já nos mk1 que a confiança naquilo que aparece no quadrante sobre a bateria vale pouco mais de zero. Os updates da Nissan para corrigir erros na medição/estimação da capacidade da bateria são uma tradição que já vêm desde o mk1, e desde essa altura sempre houve a desconfiança de que nos estavam a enganar. A verdade é que o algoritmo da Nissan SEMPRE subestimou a capacidade da bateria em relação à realidade de um teste da tomada bem feito, como foi o caso do realizado pelo Nonnus. Aliás já houve muitos proprietários que usufruíram de troca de bateria GRATUITA sem que a capacidade real estivesse abaixo dos 65-66% de capacidade restante (quando desaparece a nona barra).
Na verdade este problema nem sequer é exclusivo da Nissan, no meu TM3 também verifico uma degradação real de 2-3% ao fim de 2 anos (testes da tomada), mas no quadrante (através dos km com a carga a 100%, que não dependem da condução anterior) ou na app Scan My Tesla a degradação reportada é de perto de 10%. É uma caraterística dos sistemas de medição das baterias, que não conseguem estimar bem a capacidade quando não lhes é exposta toda a gama de SOCs da bateria, descarregando até 0% e carregando a 100% sistematicamente.
Espero que este teste bem detalhado e documentado pelo Nonnus ponha um ponto final à especulação sobre estes updates e que sirva de referência e exemplo para esclarecer os receios de quem não quer realizar o update.
Na verdade este problema nem sequer é exclusivo da Nissan, no meu TM3 também verifico uma degradação real de 2-3% ao fim de 2 anos (testes da tomada), mas no quadrante (através dos km com a carga a 100%, que não dependem da condução anterior) ou na app Scan My Tesla a degradação reportada é de perto de 10%. É uma caraterística dos sistemas de medição das baterias, que não conseguem estimar bem a capacidade quando não lhes é exposta toda a gama de SOCs da bateria, descarregando até 0% e carregando a 100% sistematicamente.
Espero que este teste bem detalhado e documentado pelo Nonnus ponha um ponto final à especulação sobre estes updates e que sirva de referência e exemplo para esclarecer os receios de quem não quer realizar o update.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Segundo alguns entendidos na matéria, e que muito os tenho em consideração e apreço, mais do que cargas rápidas e temperaturas elevadas, conta muito para a degradação da bateria o "peso" que empregas no teu pé direito, o que equivale por dizer, a forma como retiras os kWs da bateria. Uma coisa é empregares potências na ordem dos 20-30 kWs e outra é andar em acelerações bruscas na ordem dos 90kWs e por aí fora.Nonnus Escreveu: ↑14 jul 2021, 19:04zeuz Escreveu: ↑14 jul 2021, 16:17Chegaste a ver este tópico?
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 571952810/Muito interessante. Esse carro tem os mesmos valores do meu.VETL Escreveu: ↑14 jul 2021, 16:24Esse continua neste:
https://www.facebook.com/groups/ForumNi ... 3264954574
Nessa data ainda não tinha facebookpassou ao lado.
Interessante também é ver que esse carro tem 1118 QC, o meu apenas tem 53, no entanto tem os dois os mesmo valores de degradação. Fica para memória futura para mostrar que afinal os QC não prejudicam nem mais, nem menos.
Mais uma vez a teoria diz uma coisa, na prática é outra.
Atenção que não estou a dizer que é o teu caso.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Sobre as QC e acelerações, o meu leaf 2017 foi comprado novo por um amigo, que anda +- calmamente (não digo que não acelera quando precisa, mas não foi andar sempre a derreter certamente).
Tem 0 cargas rápidas, mas provavelmente esteve frequentemente a 100% de bateria.
A verdade é que tendo idade e km parecidos com o do Nonnus tem a degradação real também parecida.
A única coisas que notei (pelo menos fiquei com a impressão) é que quando descarregada a bateria não apresentava "zonas" com tensões bem mais baixas que o resto, como apresenta o leaf 2016 que já tem umas esquentadelas e umas QC (nada demais tipo uber, apenas uso normal).
Se me perguntarem, digo que as cargas rápidas em numero normal (1 por semana por exemplo) não fazem diferença na degradação!
Tem 0 cargas rápidas, mas provavelmente esteve frequentemente a 100% de bateria.
A verdade é que tendo idade e km parecidos com o do Nonnus tem a degradação real também parecida.
A única coisas que notei (pelo menos fiquei com a impressão) é que quando descarregada a bateria não apresentava "zonas" com tensões bem mais baixas que o resto, como apresenta o leaf 2016 que já tem umas esquentadelas e umas QC (nada demais tipo uber, apenas uso normal).
Se me perguntarem, digo que as cargas rápidas em numero normal (1 por semana por exemplo) não fazem diferença na degradação!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Estive a ler os posts no facebook mencionados anteriormente e o carro foi em tempos um uber.
Era um uber consciencioso. 


Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Ontem fiz a minha primeira viagem ida e volta depois do update. A viagem foi feita com 2 adultos e duas crianças mais a tralha que se leva para a praia quando se tem dois filhos
A velocidade a que foi feita a viagem foi propositadamente acima dos limites legais fora das localidades (passei por 3) a fim de verificar o comportamento do carro nestas condições. Andei grande parte do trajecto acima dos 90km/h chegando em certas zonas andar acima dos 100km/h. O tempo de viagem e as médias assim o mostram.
Na ida - o Inicio:




Na ida - chegada ao destino sem A/C:







Na volta com A/C ligado em todo o trajecto:







Conclusão:
No regresso a velocidade média é mais alta e foi com o A/C ligado, como tal o maior consumo.
O SOH subiu de 81.93% para 82.15%.
A velocidade mais moderada (dentro dos limites legais) acredito que consiga fazer muito perto do 200km com uma carga. Aos 50% de bateria tinha andado 95km.
Citando a minha mulher em tom irónico - "tá novo".

A velocidade a que foi feita a viagem foi propositadamente acima dos limites legais fora das localidades (passei por 3) a fim de verificar o comportamento do carro nestas condições. Andei grande parte do trajecto acima dos 90km/h chegando em certas zonas andar acima dos 100km/h. O tempo de viagem e as médias assim o mostram.
Na ida - o Inicio:




Na ida - chegada ao destino sem A/C:







Na volta com A/C ligado em todo o trajecto:







Conclusão:
No regresso a velocidade média é mais alta e foi com o A/C ligado, como tal o maior consumo.
O SOH subiu de 81.93% para 82.15%.
A velocidade mais moderada (dentro dos limites legais) acredito que consiga fazer muito perto do 200km com uma carga. Aos 50% de bateria tinha andado 95km.
Citando a minha mulher em tom irónico - "tá novo".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 89
- Registado: 28 mai 2020, 13:48
- Data de fabrico: 28 nov 2019
- Capacidade bateria: 174.92 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Obrigado pela optima documentação de toda a experiencia.
Dá bastante confiança quanto à longevidade dos packs e deixa definitvamente por terra o mito do "fim da bateria" quando acaba a garantia. A falta de transparencia da Nissan é que mancha a confiança!
A mim salta-me à vista é o extremo balanceamento das baterias, principalmente no final da viagem.
Será que fizeram alguma reprogramação nessa parte? não costumo ver registos do Leafspy tão lineares (tambem o bom tratamento que o pack tem deve ter muit a ver
)
Se calhar a esposa tem razão, e o carro tem ainda muito para dar.
Dá bastante confiança quanto à longevidade dos packs e deixa definitvamente por terra o mito do "fim da bateria" quando acaba a garantia. A falta de transparencia da Nissan é que mancha a confiança!
A mim salta-me à vista é o extremo balanceamento das baterias, principalmente no final da viagem.
Será que fizeram alguma reprogramação nessa parte? não costumo ver registos do Leafspy tão lineares (tambem o bom tratamento que o pack tem deve ter muit a ver

Se calhar a esposa tem razão, e o carro tem ainda muito para dar.
- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
A questão é que eu sou daqueles que não segue as "boas praticas" que na teoria dão mais longevidade a bateria. O meu carro só faz carregamentos até aos 100% e, se tiver que fazer descarregamentos profundos, faz. Para mim não existe 30%/80% ou o que for num carregamento em casa. Nos carregamentos em postos públicos ai já é diferente. O único cuidado que tenho é evitar temperaturas elevadas no pack. Para mim este é um dos principais factores que podem danificar as células. O meu carro em 115000km apenas uma vez chegou ao vermelho e foi por alguns minutos, depois de começar andar após o carregamento a temperatura baixou.
Quando compramos o carro eu e a minha mulher combinamos que o carro era para ser usado como carro e não como um copo de cristal. Pelos visto parece que o meu carro esta tão bom como os demais onde os proprietários tem esses cuidados todos. Vale o que vale.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
E falar de temperaturas no vermelho, tratam-se de 45°C, o que é muita fruta.Nonnus Escreveu: ↑24 jul 2021, 12:11A questão é que eu sou daqueles que não segue as "boas praticas" que na teoria dão mais longevidade a bateria. O meu carro só faz carregamentos até aos 100% e, se tiver que fazer descarregamentos profundos, faz. Para mim não existe 30%/80% ou o que for num carregamento em casa. Nos carregamentos em postos públicos ai já é diferente. O único cuidado que tenho é evitar temperaturas elevadas no pack. Para mim este é um dos principais factores que podem danificar as células. O meu carro em 115000km apenas uma vez chegou ao vermelho e foi por alguns minutos, depois de começar andar após o carregamento a temperatura baixou.
Quando compramos o carro eu e a minha mulher combinamos que o carro era para ser usado como carro e não como um copo de cristal. Pelos visto parece que o meu carro esta tão bom como os demais onde os proprietários tem esses cuidados todos. Vale o que vale.
Para mim o binómio temperaturas altas versus voltagens elevadas nas células em simultâneo é que aceleram a degradação. Conjuntamente claro, com o "peso" do pé direito.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
mjr Escreveu: ↑14 jul 2021, 19:49Na verdade este problema nem sequer é exclusivo da Nissan, no meu TM3 também verifico uma degradação real de 2-3% ao fim de 2 anos (testes da tomada), mas no quadrante (através dos km com a carga a 100%, que não dependem da condução anterior) ou na app Scan My Tesla a degradação reportada é de perto de 10%. É uma caraterística dos sistemas de medição das baterias, que não conseguem estimar bem a capacidade quando não lhes é exposta toda a gama de SOCs da bateria, descarregando até 0% e carregando a 100% sistematicamente.
É sempre bom reler estas frases para atenuar a especulação que giram em torno das baterias. 100% de acordo.
- Nonnus
- Mensagens: 3456
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Se hoje fosse vender o meu Leaf seria assim:
Vende-se Leaf de 30kWh com 4 anos 118000km e 11 barras. Apesar de ter 11 barras tem a mesma autonomia de novo (~200km).
A foto de apresentação seria esta:

Agora mais a sério.




Esta média foi feita numa viagem dentro dos limites de velocidade sem A/C e numa estrada que conheço cada subida, cada descida, sei onde devo acelerar e onde deixar o carro rolar. A velocidade não ultrapassou os 90km/h excepto na descidas mais ingremes onde chega a passar dos 100km/h. Atenção que isto é uma viagem de 97km de ida e volta, se num sentido é a descer, no outro é a subir.
Tenho mesmo curiosidade de ver um Leaf de 30kWh com uma bateria nova com este update.
Vende-se Leaf de 30kWh com 4 anos 118000km e 11 barras. Apesar de ter 11 barras tem a mesma autonomia de novo (~200km).
A foto de apresentação seria esta:

Agora mais a sério.




Esta média foi feita numa viagem dentro dos limites de velocidade sem A/C e numa estrada que conheço cada subida, cada descida, sei onde devo acelerar e onde deixar o carro rolar. A velocidade não ultrapassou os 90km/h excepto na descidas mais ingremes onde chega a passar dos 100km/h. Atenção que isto é uma viagem de 97km de ida e volta, se num sentido é a descer, no outro é a subir.
Tenho mesmo curiosidade de ver um Leaf de 30kWh com uma bateria nova com este update.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024