zeuz Escreveu: ↑10 ago 2021, 22:58
"Quero comprar um carro eléctrico para ir para o trabalho! Para as viagens grandes vou manter o diesel, que é melhor!" ...
.. eu ia abordar essa parte agora mesmo.
E aproveito para pedir desde já desculpa pelo post longo.
Obviamente que com o elétrico em garagem, tudo o que tiver dentro do seu alcance e capacidade de carga será feito de elétrico, mesmo agora de férias com mais km do que é costume.
Hoje é o 13º dia cá em casa, e como vai ficar parado nos próximos tempos, nada como um ponto de situação:
1480 km percorridos com 37€ gastos, dos quais 22€ (

) em carregamentos em PCR, com um gasto médio de 2,51 EUR/100km, com muita margem para baixar com a percentagem de carregamentos em casa a aumentar.
Em jeito de comparação com o nosso Diesel que está desde o início do ano com uma média de 6,72 EUR/100km, resulta numa diferença de:
Diesel: 1480km - 99,5 €
Leaf: 1480km - 37 €
A poupança nestes 13 dias não é mais expressiva dado os carregamentos em PCR. Aliás, pelas contas que fiz hoje no posto da EMEL na Expo, e contando
apenas com os custos de energia/diesel, o custo atual de carregamentos rápidos resulta num valor algo idêntico ao abastecer diesel na bomba: custo médio de 5,78 € / 100 km.
Ficará sempre a favor a manutenção bem mais simpática à carteira e a ausência de imposto (até quando?), mas não será pelos carregamentos em via pública que virá a grande poupança.
O Leaf entrou para a folha de cálculo a concorrer com um pequeno citadino a gasolina mais antigo (2011 a 2012) com uma diferença de preço de aquisição a rondar os 5500€. Pelas nossas contas e a considerar
apenas os km feitos em dia laboral a 11 meses, o diferencial ficará anulado em pouco mais de 5 anos, com a vantagem de contar desde já um carro mais moderno, mais espaço, e com um nível de equipamento simpático. Se considerasse um pequeno citadino do mesmo ano a diferença na aquisição seria nula (!!).
Dos 9800 km anuais previstos no cálculo, 1500 foram feitos já em duas semanas, por isso a diferença será anulada mais cedo.
No entanto, amanhã é dia de rumar para mais longe, e atestar o depósito com 70 lts. O Leaf não iria cumprir dado a impossibilidade total de carregar na aldeia (carro ficará muito longe da habitação), área bastante montanhosa e PCR mais próximo a 70km: a autonomia serviria para ir, e vir, se desse para tanto sequer.
Parte de nós está triste, mas.. parte está contente por voltar ao "nosso carro". A opinião não mudou e é partilhada agora aqui por casa: O Leaf é fantástico como meio de poupança, de descanso e simplicidade em condução urbana, e esta versão tem algum equipamento engraçado, mas ... nem tudo são rosas: o conforto dos bancos não aprova nem por nada, a navegação entre menus e funcionalidades do carro é muito pouco intuitiva, e a qualidade de alguns materiais em nada ajuda também: O volante já a perder material é mauzinho, por exemplo.
Vamos certamente sentir saudades de "entrar e arrancar" sem mais complicações e do silêncio em velocidades baixas, tem sido uma experiência bastante divertida

, mas poder atestar e ter autonomia para 1300 km também é um ponto que nos deixa descansados em férias, sem ter de fazer pontaria a PCRs que neste caso, nem existem.
Aguardemos que outras opções em veículos elétricos baixem o preço em 2ª mão daqui a uns anos para rifar de vez o diesel.
Mais uma vez, peço desculpa pelo longo ponto de situação!
Obrigado pelo feedback e ajuda que tem dado ao longo deste mês.
EDIT:
Esses PCR são é carotes
É verdade! Tinha sempre a opção do LIDL ali perto, mas a Chademo marcava fora de serviço na Miio, e ainda marca.
