
Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Não percebi bem. O que tem ficar dentro do carro com ele desligado?
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- rjspedition
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Quando se aguarda dentro do veículo por longos períodos, manter a "ignição" ligada, e não contar apenas com a carga da bateria dos 12v para alimentar os acessórios.
Isto a utilizar a iluminação interior, ventilação ou multimédia.
Penso que seja isso.
Isto a utilizar a iluminação interior, ventilação ou multimédia.
Penso que seja isso.

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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Exatamente..rjspedition Escreveu: ↑03 set 2021, 12:54Quando se aguarda dentro do veículo por longos períodos, manter a "ignição" ligada, e não contar apenas com a carga da bateria dos 12v para alimentar os acessórios.
Isto a utilizar a iluminação interior, ventilação ou multimédia.
Penso que seja isso.![]()
Fazendo o que o pemifer diz poupamos a bateria de 12v.
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
No Leaf supostamente tendo o carro no modo ON, chega para alimentar a bateria de 12v. Depois ainda há o modo de tração. É preciso estar mesmo no modo de tração?
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- pemifer
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Sim!
Aquilo a que eu chamo "modo acessórios", se calhar incorretamente, é quando se liga o carro no botão "Power" sem carregar no pedal do travão.
Nesse caso o carro fica a gastar apenas a energia da bateria de 12v.
É suposto o carro ir carregando a bateria de 12v mas, aparentemente, este "carregamento" tem falhas.
Se ligarmos o carro no botão "Power" com o pé no travão, o carro fica pronto para conduzir e está constantemente a monitorizar e a carregar, quando necessário, a bateria de 12v.
Ter o carro pronto para conduzir é como ter um fumarento com o motor ligado e o alternador a carregar a bateria de 12v.
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Ok, mas ainda há um outro modo que é carregando 2x no botão de power, sem ter o pé no travão. Esse modo não carrega a bateria de 12v? Tenho ideia de ter lido no manual que sim.
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Certo.
No Leaf fui agora ver ao manual e encontrei isto:
Basicamente era como eu estava a dizer, mas isto no Leaf, claro.Se necessário, a bateria de iões de lítio carrega a
bateria de 12 volts quando o comutador de alimen-
tação está na posição READY to drive (Pronto para
conduzir) ou ON.
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
Falta mencionar que também carrega a bateria de 12V quando a própria bateria de tração está a ser carregada.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - pemifer
No dia 16 de Setembro, ao entrar no carro, tive esta surpresa.

Depois de ligado ficou assim!

No mesmo dia desloquei-me à Univex de Chelas.
Marcaram diagnóstico para o dia 21 (3 dias uteis).
Tirando não ter informação no display o carro funcionava normalmente.
No dia do diagnóstico, dia 21, até me assustei, por momentos funcionou normalmente, pensei que exatamente nesse dia iria funcionar normalmente para estragar o diagnóstico.
Foi sol de pouca dura, nem me deixou tirar foto!

Em relação ao carro, nada foi feito.
Tiraram fotos, ao tablier e ao livro de revisões, também fizeram um vídeo, para melhor mostrar a avaria, e enviaram tudo para a Kia, disseram-me para aguardar a resposta da Kia para a reparação ser feita ao abrigo da garantia.
Não me cobraram nada e ainda me limparam o carro por dentro e por fora.
Disseram-me que, o normal seria contactarem-me ainda na mesma semana.

Enquanto esperei, para obter alguma informação, só mesmo através da Torque.
Ando com um furo lento, aqui pode ver-se que tinha acabado de encher o pneu com o furo lento, é o que tem mais pressão.

No dia 23 (2 dias uteis após o diagnóstico) recebo novidades da UNIVEX: a Kia aceitou a reparação em garantia, a peça foi encomendada à Kia, afirmaram que me iriam contactar quando a peça chegasse.
No dia 29, mais novidades da Univex (4 dias uteis após a aceitação): a peça chegou.
Informaram-me que poderiam fazer a reparação no dia 30.
No dia 30 entreguei o carro às 9:30, fui buscá-lo por volta das 12:30, com esta surpresa: ZERO quilómetros!

Tempo total do diagnóstico na UNIVEX até à devolução do carro reparado: 9 dias (7 dias uteis).
Fiquei muito satisfeito com a Univex e com a Kia!


Pelo que se vê a Torque vai buscar a informação ao mesmo sitio que o display do carro.
Foi adicionada uma anotação no livro de revisões do carro.

Entretanto já consegui criar 2 PIDs, na Torque, especificos para o meu carro. Assim saberei sempre a quilometragem real do carro sem precisar de decorar o numero.



Depois de ligado ficou assim!

No mesmo dia desloquei-me à Univex de Chelas.
Marcaram diagnóstico para o dia 21 (3 dias uteis).
Tirando não ter informação no display o carro funcionava normalmente.
No dia do diagnóstico, dia 21, até me assustei, por momentos funcionou normalmente, pensei que exatamente nesse dia iria funcionar normalmente para estragar o diagnóstico.
Foi sol de pouca dura, nem me deixou tirar foto!

Em relação ao carro, nada foi feito.
Tiraram fotos, ao tablier e ao livro de revisões, também fizeram um vídeo, para melhor mostrar a avaria, e enviaram tudo para a Kia, disseram-me para aguardar a resposta da Kia para a reparação ser feita ao abrigo da garantia.
Não me cobraram nada e ainda me limparam o carro por dentro e por fora.
Disseram-me que, o normal seria contactarem-me ainda na mesma semana.

Enquanto esperei, para obter alguma informação, só mesmo através da Torque.
Ando com um furo lento, aqui pode ver-se que tinha acabado de encher o pneu com o furo lento, é o que tem mais pressão.

No dia 23 (2 dias uteis após o diagnóstico) recebo novidades da UNIVEX: a Kia aceitou a reparação em garantia, a peça foi encomendada à Kia, afirmaram que me iriam contactar quando a peça chegasse.
No dia 29, mais novidades da Univex (4 dias uteis após a aceitação): a peça chegou.
Informaram-me que poderiam fazer a reparação no dia 30.
No dia 30 entreguei o carro às 9:30, fui buscá-lo por volta das 12:30, com esta surpresa: ZERO quilómetros!

Tempo total do diagnóstico na UNIVEX até à devolução do carro reparado: 9 dias (7 dias uteis).
Fiquei muito satisfeito com a Univex e com a Kia!


Pelo que se vê a Torque vai buscar a informação ao mesmo sitio que o display do carro.
Foi adicionada uma anotação no livro de revisões do carro.

Entretanto já consegui criar 2 PIDs, na Torque, especificos para o meu carro. Assim saberei sempre a quilometragem real do carro sem precisar de decorar o numero.


Última edição por pemifer em 02 out 2021, 17:30, editado 1 vez no total.