Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por zeuz » 16 nov 2021, 13:28

cfvp Escreveu:
16 nov 2021, 01:12
Estranho, eu acho os assentos do meu espetaculares e eu sou esquisito com isso, não é qualquer assento que ache confortável. Só na parte das costas é que talvez pudesse ser um pouco melhor, mas tenho que averiguar se tenho o banco na melhor posição. De qualquer forma, se calhar foi das tais coisas que evoluíram no de 40.
Pelas fotos de ambos, tenho quase a certeza que são iguais... :think:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 16 nov 2021, 14:59

30:
001.jpg
001.jpg (33.14 KiB) Visto 2806 vezes
40:
003.jpg
003.jpg (44.63 KiB) Visto 2806 vezes

Fazendo fé no que se lê, quem vem de um Volvo vai sempre achar os bancos "normais" fracos... :mrgreen:
Muito tempo sentado e muito km no anterior carro, vou assumir que é esquisitice minha neste caso. :mrgreen:
Mas é mesmo o ponto onde o Leaf me chateia mais. ;)
Dá-lhe! :mrgreen:
É capaz de destoar depois para os andamentos suaves do Leaf. :lol:
Curiosamente, estou a notar um efeito que não esperava na condução: Com o Leaf passou a ser bastante divertido andamentos mais vivos, já no ICE o ritmo tem baixado para acompanhar o novo normal no Leaf. :think:

Avatar do Utilizador
ricardopereira
Mensagens: 34
Registado: 28 mar 2021, 00:59
Data de fabrico: 10 abr 2019
Capacidade bateria: 64 Kwh

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por ricardopereira » 17 nov 2021, 18:20

Eu, que nunca tive um Volvo nem carro equivalente em termos de conforto e nem sou muito exigente, neste 2º empréstimo do Leaf por parte do rjspedition, já vou no segundo dia de utilização e não consigo encaixar bem no banco.

Sinto que o assento precisava de mais uns cms para dar mais apoio às pernas e as costas do banco, na zona da lombar, parece ter ali um enchimento que me irrita à brava. Já subi e desci banco e não consigo atinar com uma posição confortável.

No entanto prefiro vir de EV a trazer o Yaris HSD pelo que não me apetece devolver o Leaf ao seu dono :lol:

Esta manhã, em 26km de percurso casa-traballho só perdi 7km na autonomia :dance:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 nov 2021, 22:38

No entanto prefiro vir de EV a trazer o Yaris HSD pelo que não me apetece devolver o Leaf ao seu dono :lol:
Já voltou, e hoje foi dia grande. :mrgreen:

Saída de manhã com os 70% em dia que seria apenas de ida e volta ao emprego, mas que ao almoço já ia com mais de 90km feitos e apenas 19% disponíveis.

Após a saída às tarde e algumas compras necessitei de carregar em PCR e lembrei-me das questões de carregamento colocadas pelo Nonnus no seu tópico. Como nunca tinha reparado no gráfico do meu, era hoje!

14% a 81%, terminado por ter chegado um tvde que me pergunta se ainda iria demorar. Como já tinha em parte o pretendido pedi um par de minutos e deixei o posto livre com este gráfico:
Screenshot_20211119-193436_LeafSpy Pro.jpg

PSX_20211119_213748.jpg
Última edição por rjspedition em 20 nov 2021, 08:33, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 nov 2021, 22:43

Fica apenas para registo para quando chegar a fatura da Galp:
PSX_20211119_213949.jpg
Screenshot_20211119-214201.jpg
Screenshot_20211119-214207.jpg

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1357
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 19 nov 2021, 23:04

Acho que a bateria estava "fria" para uma carga á velocidade máxima. Esse baixar progressivamente logo a partir dos 40% não seria de esperar.
E depois corta mais ainda pouco acima de 60%.

Isso com a bateria a 30/35°C devia ser diferente.

Assim que possa vou testar nos meus a ver.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 20 nov 2021, 08:36

Provavelmente. :think:

Acho que pela primeira vez que me lembre vi a bateria apenas com 4 barras de temperatura a iniciar o dia, o que não acontece mesmo quando não carrega.

Costuma passar a noite em garagem a 17° e ontem acabou por dormir fora e arrancar com 8° de ambiente na rua.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 22 nov 2021, 22:02

Primeira vez que, se bem me lembro, as 5 árvores apareceram todas:
PSX_20211122_205941.jpg
A autonomia é que não diferiu muito face ao que tem indicado: Reset foi feito com 4km já feitos mas mesmo assim, 162 km no total.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 27 nov 2021, 19:33

Da praia:
1002.jpg
Até à serra:
1001.jpg

Para deixar registado que amanhã marca o 4º mês do Leaf cá por casa, tendo chegado esta semana à bela marca de 10300 km feitos. :clap:

Se por um lado o carro já não era para estar a rodar comigo aqui por casa, por outro é agora expectável que continue nos próximos 4 meses, ou mais 10 mil km, vá.. :lol: A premissa continua válida: Quanto mais cedo ele tivesse chegado, maior a poupança. :D


Contas certas de gastos ainda sem os últimos dias:
Energia: 10.085 km and 204 EUR

Custo km a contar com a depreciação aos esperados 7 anos, ainda sem tempo para diluir o seguro nas contas do Spritmonitor:
Vehicle costs in EUR/km 0,21


Contas por alto se fosse a Diesel:
5,4 * 1,459 * 100,85 = 794€


Diferença em 4 meses: 590 €

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 27 nov 2021, 21:11

...para completar post anterior do resumo de 4 meses:

SOH e Hx segundo o log do LeafSpy:
chart2.png

KM efetuados após compra do Leaf nos dois carros cá de casa.
Os dados que referi anteriormente e que fui buscar ao SprintMonitor estavam enganados, uma das tiradas de 1200km afinal tinha sido feita 1 dia antes da aquisição do Leaf ( Obviamente... :!: ) pelo que o equilibro actual correto é este:
chart.png

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”