Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 12 jan 2022, 16:05

mjr Escreveu:
12 jan 2022, 14:33
Tens de dizer quem é esse comercializador, é um preço bombástico (pelo menos comparando com os que tenho na minha empresa).
Nesta fase do campeonato só se consegue disso com contratos com fidelização de vários anos, o que é habitual em potências elevadas.. As expectativas são que daqui a 1 ano e tal os preços devam estar em níveis razoáveis, logo o prejuízo esperado de um ano virá ser compensado nos anos seguintes. Em BTN não há disso que conheça.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 12 jan 2022, 18:44

mjr Escreveu:
12 jan 2022, 14:33
Tens de dizer quem é esse comercializador, é um preço bombástico (pelo menos comparando com os que tenho na minha empresa)
Audax energia ;)
rnlcarlov Escreveu:
12 jan 2022, 16:05
Nesta fase do campeonato só se consegue disso com contratos com fidelização de vários anos, o que é habitual em potências elevadas
Essa é a minha "guerra" com o modelo. Como é óbvio no modelo não podes contratar energia assim. Cada cliente de um CEME é uma pequena entidade, que gasta uns "patacos" de cada vez, nunca se pode contratar por anos ou por quantidades ou o que for...
Já se o OPC contratasse a energia podia perfeitamente fazer este tipo de contratos. Um PCR com alta utilização pode chegar a debitar mais energia que a minha empresa consome, por mês. E os "ilegais" obviamente que o fazem, ou se não fazem é porque não querem/sabem. No modelo vai ser sempre esta "colagem" aos preços do mercado residencial, ao consumo intermitente e em pequena escala.

edit: um OPC depois de montar um posto sabe que ele vai estar ali vários anos, a debitar tanta energia quanto possível, para qualquer cliente que lá se queira ligar. Um CEME não. Nunca sabe quantos clientes vai ter amanhã, quanto é que esses clientes vão consumir, nada.
O primeiro tem todas as condições para contratar energia a condições óptimas (potencialmente transferindo essa vantagem para os clientes - veja-se o Continente ou qualquer rede "ilegal") por ter consumos significativos e estáveis, o segundo está preso a este loop de pensar pequeno e de mercado imediato e de trocos, residencial.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1641
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 12 jan 2022, 19:49

A UVE colocou um vídeo sobre o modelo da mobilidade elétrica no Facebook: https://fb.watch/auSU93C5Ik/
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 12 jan 2022, 20:27

A fixação com as ervilhas é qualquer coisa...

Enfim, o vídeo é bom conteúdo mas continua no caminho do "amen". É o caminho da UVE e há que o respeitar, lamentando-o :roll:

É pena é que surja numa altura em que o modelo está debaixo de várias críticas. Não surge para esclarecer a opinião geral, surge infelizmente como defesa do modelo e da MobiE. É o que é...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rnlcarlov » 12 jan 2022, 20:35

BrunoAlves Escreveu:
12 jan 2022, 18:44
Já se o OPC contratasse a energia podia perfeitamente fazer este tipo de contratos. Um PCR com alta utilização pode chegar a debitar mais energia que a minha empresa consome, por mês. E os "ilegais" obviamente que o fazem, ou se não fazem é porque não querem/sabem. No modelo vai ser sempre esta "colagem" aos preços do mercado residencial, ao consumo intermitente e em pequena escala.

edit: um OPC depois de montar um posto sabe que ele vai estar ali vários anos, a debitar tanta energia quanto possível, para qualquer cliente que lá se queira ligar. Um CEME não. Nunca sabe quantos clientes vai ter amanhã, quanto é que esses clientes vão consumir, nada.
O primeiro tem todas as condições para contratar energia a condições óptimas (potencialmente transferindo essa vantagem para os clientes - veja-se o Continente ou qualquer rede "ilegal") por ter consumos significativos e estáveis, o segundo está preso a este loop de pensar pequeno e de mercado imediato e de trocos, residencial.
Um CEME pode fazer vários tipos de contratos com fornecedores de energia. Não pode claro é fazer nada quanto à TAR e o custo de utilização do posto.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2968
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 13 jan 2022, 01:33

cfvp Escreveu:
12 jan 2022, 19:49
A UVE colocou um vídeo sobre o modelo da mobilidade elétrica no Facebook: https://fb.watch/auSU93C5Ik/
Caraças, "estamos aprender"! Somos um aluno universitário que anda a gastar o dinheiro dos pais e com o passar dos anos o raio do canudo não sai.

Para quem anda aprender estamos bem em tentar impingir o modelo ao resto do mundo quando ainda estamos na fase de aprendizagem... Isto é, nem nós sabemos como por isto a funcionar de forma simples.

Não colou.

Logo o resto do mundo conseguiram adotar um sistema em que não foi preciso aprender. E porquê? Porque tiveram a inteligência de não reinventar o que já estava inventado.

Numa coisa estamos todos de acordo. Temos de simplificar.

Mas se temos de simplificar talvez seja porque este modelo único no mundo é demasiado complexo! E esta ein!?

Não existe preço certo, existe uma APP que dá uma estimativa.🙃 Não sei, mas Portugal deve ser o único país no mundo em que tudo o que envolve empresas de fornecimento de electricidade atrai estimativas.🤔 Já não é defeito, é feitio.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 13 jan 2022, 13:22

zeuz Escreveu:
11 jan 2022, 20:06
rnlcarlov Escreveu:
11 jan 2022, 19:13
Se uma pessoa reparou que o CEME x, y ou z fica mais barato muito provavelmente é porque já tem a app da miio, não sendo quase de certeza uma pessoa em roaming. A ideia aqui parece-me ser um sistema que permita um utilizador muito ocasional, como um turista poder aceder facilmente ao carregador. Quando se usam serviços de roaming nos carregadores de países europeus, é bem provável encontrarem-se outras maneiras de carregar num determinado carregador mais económicas do que através desse serviço. Mas a simplicidade também tem o seu valor.
Para além disso a utilização de um preço indexado não significa necessariamente mais caro ou apenas mais barato 1h por semana. Bem sei que se está a criar esse estigma pois houve uma migração para o modelo indexado em plena crise energética. Mas num mercado normal não existem assimetrias tão gritantes e o preço médio ao longo do dia tende e ser bastante interessante.
Estava a tentar evidenciar que continuamos no caminho de ter várias Apps. ;)
Também não vejo (grande) mal em termos várias aplicações, em não termos MB ou outras situaões que tais... Seria melhor e mais confortável ter daquelas máquinas que hoje usamos para colocar as notas e moedas e pagar o pão? Para alguns não tenho duvidas que sim....

Já o disse e vou repetir, enquanto nos centramos em questões acessórias como estas, em vez de "atacar" os reais problemas que temos em Portugal, não vamos conseguir melhor grande coisa....

Para mim o essêncial é acabar com este modelo de dar lucro a 2 entidades (CEME + OPC) no exercicio de uma atividade - Carregamento de veiculos eléctricos -

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por zeuz » 13 jan 2022, 13:51

rimsilva Escreveu:
13 jan 2022, 13:22
Para mim o essêncial é acabar com este modelo de dar lucro a 2 entidades (CEME + OPC) no exercicio de uma atividade - Carregamento de veiculos eléctricos -
Não sei se viste este tópico no Tesla Clube Portugal :
Os resultados são, ao dia de hoje, de uma expressividade avassaladora: 1027 votos afirmando que não concordam, contra 42 votos que concordam. 96% dos votos expressos não concordam com o actual modelo. Let that sink in: 96 em cada 100 pessoas discorda do modelo de gestão actual na mobilidade eléctrica.
fonte: https://www.facebook.com/groups/teslacl ... 5367531915

Portanto a larga maioria concorda contigo, falta é materializar a voz dos que discordam do modelo!

E tenho uma grande esperança que finalmente sejamos representados nessa discordância.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por rimsilva » 13 jan 2022, 14:18

zeuz Escreveu:
13 jan 2022, 13:51
rimsilva Escreveu:
13 jan 2022, 13:22
Para mim o essêncial é acabar com este modelo de dar lucro a 2 entidades (CEME + OPC) no exercicio de uma atividade - Carregamento de veiculos eléctricos -
Não sei se viste este tópico no Tesla Clube Portugal :
Os resultados são, ao dia de hoje, de uma expressividade avassaladora: 1027 votos afirmando que não concordam, contra 42 votos que concordam. 96% dos votos expressos não concordam com o actual modelo. Let that sink in: 96 em cada 100 pessoas discorda do modelo de gestão actual na mobilidade eléctrica.
fonte: https://www.facebook.com/groups/teslacl ... 5367531915

Portanto a larga maioria concorda contigo, falta é materializar a voz dos que discordam do modelo!

E tenho uma grande esperança que finalmente sejamos representados nessa discordância.
Pois, já abordamos esse questão aqui também, mas fiquei um pouco desiludido com a "postura" de resolver o problema Tesla(SuCs) em vez de olhar numa prespctiva mais de Me, já tinha mostrado a minha disponibilidade ao Hugo para se poder avançar com alguma coisa a esse nivel.

Tenho tentado junto de um partido politico, chamar a atenção para serem revistos os incentivos fiscais, depois iria passar para a questão dos carregamentos, mas infelizmente não vejo grande interesse em fazer alguma coisa para mudar o actual pamorama :(

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2968
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 13 jan 2022, 15:02

Seguindo o conselho do admin vou dar continuidade a discussão aqui se me for permitido.

viewtopic.php?f=25&t=7907&sid=de02818f7 ... 90#p146927
mjr Escreveu:
13 jan 2022, 11:35
O que a Daniela disse foi "simplificar a ME em Portugal" e não "simplificar o modelo da ME em Portugal". Acho a separação muito clara e óbvia.
Desculpa mas mais uma vez fiquei confuso!

"Simplificar a ME em Portugal". O nosso modelo faz parte do quê? Da ME Espanhola :mrgreen: ? Olha agora vamos desconversar e tentar arranjar desculpas onde não existem.

Se para ti é claro e obvio, para mim o claro e obvio é que o nosso modelo faz parte da ME portuguesa. Mas ainda seguindo a tua interpretação das palavras da Daniela. Não bastava termos um modelo demasiado complexo, como também temos uma ME complexa. Um mal nunca vem só. :shock:

Fica a pergunta. Então com excepção do modelo o que temos de simplificar na ME? Não me venhas com exemplos de coisas estruturais que isso é comum a tudo em Portugal. Nesse caso não é só simplificar a ME em Portugal, é tudo o que dependa de serviços públicos.

Como por exemplo à um ano que ando para conseguir fazer uma escritura de um terreno. Ou à meses que estou a espera que a E-redes venha retirar uns cabos electricos de uma casa que já foi demolida ( :o ). E podia continuar a dar exemplos de coisas que tem de ser simplificadas. Já diziam os Gatos Fedorentos "falta o papel", "mas qual papel?", "ah o papel".

E é por estes exemplos é que o nosso modelo é ainda mais criticável. Ao longo dos anos não aprendemos nada. Continuamos a criar coisas novas com a complexidade das coisas velhas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Carregamento”