
Barras de temperatura da bateria
Barras de temperatura da bateria
Actualmente estou a conduzir com 5 barras de temperatura, e há 2 dias atrás com um carregamento rápido no PCR da Prio e consequente viagem de 50 km em auto-estrada, mesmo em dia de sol, mantive as 5 barras. Temos de contar com as temperaturas baixas que ainda se fazem sentir, apesar de estarmos quase no verão!
- mjr
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Re: Barras de temperatura da bateria
O PCR da Prio na zona industrial (penso ter sido esse) só está a carregar a 50A, contra os 125A de uma verdadeira carga rápida. O aquecimento causado por 50A é muito menor do que a 125A, pois depende do quadrado da corrente (RI^2). Como tem estado frio, a bateria deveria estar a menos de 20 graus, pelo que nao atingiu os 25 necessários para atingir as 6 barras. Com a aplicação para Android é muito mais fácil verificar tudo isto. Quando termina a carga nos 10-20 minutos seguintes a temperatura continua a subir, pois deve demorar algum tempo ao calor para se espalhar pelo pack e envolvente.
Estou curioso para ver as temperaturas que se atingem no Verão e com quantos graus se acende a sétima barra. Eu aposto 40 graus.
Estou curioso para ver as temperaturas que se atingem no Verão e com quantos graus se acende a sétima barra. Eu aposto 40 graus.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Barras de temperatura da bateria
Há aguma hipótese de refrigerar esse compartimento?
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Re: Barras de temperatura da bateria
O compartimento está selado, pelo que em princípio não é possível.
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Re: Barras de temperatura da bateria
Viva,
Como é que as temperaturas elevadas destes ultimos dias está a afectar a autonomia dos vossos leafs?
(isto se estiver a afectar alguma coisa, claro.)
Esta minha pergunta deve-se ao facto de haver uns reports nos US em que a degradação das baterias é bastante notoria quando a temperatura é mais elevada. Isto, para alem do sistema de arrefecimento das baterias ser muito fraquinho, segundo consta.
Cmprts,
Luis.Dias
Como é que as temperaturas elevadas destes ultimos dias está a afectar a autonomia dos vossos leafs?
(isto se estiver a afectar alguma coisa, claro.)
Esta minha pergunta deve-se ao facto de haver uns reports nos US em que a degradação das baterias é bastante notoria quando a temperatura é mais elevada. Isto, para alem do sistema de arrefecimento das baterias ser muito fraquinho, segundo consta.
Cmprts,
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Re: Barras de temperatura da bateria
Não afeta de maneira mensurável a autonomia pois a eficiência do AC é muito elevada. Aon contrário das temperaturas baixas não há perda de capacidade temporária com temperaturas elevadas, antes pelo contrário pois as temperaturas altas facilitam as reações químicas que armazenam e libertam eletricidade.
O problema da degradação da capacidade com as temperaturas elevadas é gradual, não acontece no momento em que a temperatura sobe, mas definitivo pois a capacidade nunca mais é recuperada. É estimado que por cada 10ºC de aumento de temperatura a velocidade de degradação duplica, embora para temperaturas muito elevadas esse fator possa ser maior por entrada de fatores não lineares.
Os carros com degradação nos EUA são principalmente das zonas quentes do estado do Arizona, onde as temperaturas nos últimos dias têm atingido quase 50ºC de máxima e mínimas sempre acima dos 30º! Agora que conseguimos medir a temperatura dos packs, tem sido constatado que os Leafs do Arizona têm mais de 40ºC de temperatura média ao longo do dia. 40ºC, numa superfície metálica, é desconfortável ao toque. Isto são mais de 15ºC do que a temperatura média que tenho registado no meu Leaf (25ºC).
No Leaf não existe qualquer sistema de arrefecimento da bateria. Se o ar exterior estiver quente ela também aquece.
O problema da degradação da capacidade com as temperaturas elevadas é gradual, não acontece no momento em que a temperatura sobe, mas definitivo pois a capacidade nunca mais é recuperada. É estimado que por cada 10ºC de aumento de temperatura a velocidade de degradação duplica, embora para temperaturas muito elevadas esse fator possa ser maior por entrada de fatores não lineares.
Os carros com degradação nos EUA são principalmente das zonas quentes do estado do Arizona, onde as temperaturas nos últimos dias têm atingido quase 50ºC de máxima e mínimas sempre acima dos 30º! Agora que conseguimos medir a temperatura dos packs, tem sido constatado que os Leafs do Arizona têm mais de 40ºC de temperatura média ao longo do dia. 40ºC, numa superfície metálica, é desconfortável ao toque. Isto são mais de 15ºC do que a temperatura média que tenho registado no meu Leaf (25ºC).
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Re: Barras de temperatura da bateria
Será que está bem isolada termicamente do habitáculo do carro?
Senão deixar o AC ligado durante o carregamento poderia ajudar para baixar a temperatura
Senão deixar o AC ligado durante o carregamento poderia ajudar para baixar a temperatura
- mjr
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Re: Barras de temperatura da bateria
Está bem isolada. Ligar o AC até pode mau pois o calor gerado na frente do carro pode irradiar para a dianteira da bateria.
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Re: Barras de temperatura da bateria
Chegou o verão à minha bateria...
Ontem apesar de ter ficado até à meia noite fora da garagem, quando o arrumei tinha uma temperatura média de 30°C no pack!
Ontem apesar de ter ficado até à meia noite fora da garagem, quando o arrumei tinha uma temperatura média de 30°C no pack!
- mjr
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Re: Barras de temperatura da bateria
Ups! E que temperatura máxima terá atingido durante o dia? Este vento de leste não está a ser nada agradável para as baterias.
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