Eu que uso com alguma regularidade a rede pública de carregamento já experienciei alguns dos defeitos do modelo. Para começar é mais complicado no fim do mês (ou meses) analisar todos os postos onde carreguei, o tempo que lá estive e o preço que supostamente iria pagar. Falando nisto do preço é bem possível o OPC mudar o esquema de cobrança do posto, depois os utilizadores que se amanhem a lembrarem-se do custo que estava quando carregaram. Sim, eu sei, o modelo permite apps como a miio, que me dão o custo na hora, mas isso não é uma obrigatoriedade. Portanto há CEMEs, como a Galp, que não oferecem esse serviço e nem têm que oferecer. Para mim é mesmo estranho ter um sistema tão "simples", tão bom para estatísticas, com uma EGME, mas esta funcionalidade não vir por defeito.
Alguém fez a comparação com os tarifários de carregamento dos telemóveis. Ao início parece um bom argumento, mas ao pensar melhor não é possível fazer essa comparação. No caso dos telemóveis, nós pagamos tudo a uma entidade, com um plafond simples e claro, não temos vários OPCs que usamos, com preços diferentes, cobrados ao kWh, minuto ou com ativações. Enfim. Ah e podemos sempre obter o quanto já consumimos, algo que não é possível com certos CEMEs, atualmente.
Outra coisa que me fez confusão é por um lado dizem que o sistema da Tesla é espetacular, mas por outro criticam a integração vertical e querem o CEME separado do OPC.

Também disseram que é complicado cobrar só por kWh, quando a Tesla faz basicamente isso.