
EVSE inteligente
-
- Mensagens: 129
- Registado: 07 dez 2017, 14:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: EVSE inteligente
Alguém conseguiu integrar o EVSE do APR no home assistant?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: EVSE inteligente
Eu tenho "mais ou menos" integrado, mas apenas a parte do medidor e via emoncms. O controlo não.
Recordo-me de alguns membros terem feito integrações via nodered se não me falha a memória.
Recordo-me de alguns membros terem feito integrações via nodered se não me falha a memória.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
baphomett Escreveu: ↑31 mar 2022, 11:47Faz todo o sentido! Acho que a implementação tem tanto de simples e fácil de compreender mas ao mesmo tempo com o que pretendemos que faça.
Para o EVSE ter acesso ao SOC da powerwall como é que propões fazer essa comunicação? MQTT?
Não percebi a parte dos amperes de carga automáticos. Imaginando que a powerwall atinge o Min soc+buffer, e os painéis estão a produzir p.ex. 10A, o EVSE vai iniciar a carga com quanto? Como é que vai saber qual é a produção PV, sendo que esta está a ser injectada na powerwall e não enviada para a rede; é preciso instalar outro clamp para medir a produção PV?ou então automático, se a potencia DC da bateria estacionaria for enviada ao EVSE. Neste caso automático o EVSE pode otimizar a corrente de carregamento de forma a que a bateria estacionária continue a carregar lentamente os restos do sol, impedindo que a bateria estacionária seja descarregada.
O EVSE não sabe com que carga deve começar, saber que os paineis estao a produzir 10A tambem nao ajuda muito. O que interessa é que a potencia de carga do EV não obrigue a consumir da rede, que é possivel de fazer com o sistema atual. Dos teste que fiz hoje a potencia DC também nao ajuda grande coisa. Talvez seja possivel fazer isto apenas com o SOC da bateria.
Em relação à comunicação do SOC, o EVSE escuta um topico dedicado por MQTT, quando tiver isto afinado partilho os detalhes.
Ja tenho a primeira versão desta funcionalidade e amanha vou ver como se comporta.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Hoje observei o comportamento do EVSE a gerir-se pelo SOC da powerwall, mas tive que abortar a meio da tarde porque ja não tinha mais bateria de VE disponivel para guardar tanta energia! Só problemas bons!!
- Ontem configurei o Soc minimo = 50% e buffer = 10%.
- Hoje às 9h30 o EVSE arrancou automaticamente e passou a ficar em standby, isto é esperado porque nao ha nem consumo nem injecao na rede.
- Pelas 11h30, quando bateria da powerwall ultrapassou os 60% o EVSE deu ordem para o carro iniciar a carga a 18A (valor fixo).
- Com o consumo do momento + 18A do carro, o consumo global disparou para os 9kW, o inversor debitou tudo o que tinha para dar, 6kW, e a rede 3kW.
- Tive que variar manualmente os amperes de carga para evitar ter que consumir da rede...
- Baixando o EVSE para o minimo, 6A, a Powerwall continua a carregar a um ritmo acelerado, e o SOC vai aumentando
- Aumentando a carga do EVSE aumenta o risco de carregar da rede.
Aqui fica um gráfico com o panorama geral:

Para controlar este cenário como deve de ser é preciso de saber os limites do inversor e que quantidade este está a debitar para saber quanto o EV pode carregar. Não estou a ver outra maneira.
- Ontem configurei o Soc minimo = 50% e buffer = 10%.
- Hoje às 9h30 o EVSE arrancou automaticamente e passou a ficar em standby, isto é esperado porque nao ha nem consumo nem injecao na rede.
- Pelas 11h30, quando bateria da powerwall ultrapassou os 60% o EVSE deu ordem para o carro iniciar a carga a 18A (valor fixo).
- Com o consumo do momento + 18A do carro, o consumo global disparou para os 9kW, o inversor debitou tudo o que tinha para dar, 6kW, e a rede 3kW.
- Tive que variar manualmente os amperes de carga para evitar ter que consumir da rede...

- Baixando o EVSE para o minimo, 6A, a Powerwall continua a carregar a um ritmo acelerado, e o SOC vai aumentando
- Aumentando a carga do EVSE aumenta o risco de carregar da rede.
Aqui fica um gráfico com o panorama geral:
Para controlar este cenário como deve de ser é preciso de saber os limites do inversor e que quantidade este está a debitar para saber quanto o EV pode carregar. Não estou a ver outra maneira.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
é assim que envio os dados ao EVSE
Código: Selecionar todos
topic: apr/evse/garagem/to/battery
message:
{
"SOC":50.9,
"Pac":1122,
"Pmax":6000
}
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Enquanto vou pensando nos problemas expostos atrás, o EVSE vai funcionando com o algoritmo atual, e não é que hoje até se portou bastante bem?

O SOC da powerwall que é a linha azul com escala à esquerda, sempre que chega aos 60% o EVSE manda carregar, e quando chega aos 50% manda parar. A primeira pausa fui eu que desliguei a ficha e usei o carro, quando voltei tornei a por a ficha, nada mais.
O EVSE funcionou totalmente autonomo! Aqueles 4 periodos de carregmento, a verde com escala à direita, totalizam 15kWh!
O SOC da powerwall que é a linha azul com escala à esquerda, sempre que chega aos 60% o EVSE manda carregar, e quando chega aos 50% manda parar. A primeira pausa fui eu que desliguei a ficha e usei o carro, quando voltei tornei a por a ficha, nada mais.
O EVSE funcionou totalmente autonomo! Aqueles 4 periodos de carregmento, a verde com escala à direita, totalizam 15kWh!
Re: EVSE inteligente
Muito bom!



-
- Mensagens: 129
- Registado: 07 dez 2017, 14:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: EVSE inteligente
Não te recordas quem eram?BrunoAlves Escreveu: ↑02 abr 2022, 16:01Eu tenho "mais ou menos" integrado, mas apenas a parte do medidor e via emoncms. O controlo não.
Recordo-me de alguns membros terem feito integrações via nodered se não me falha a memória.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Já está resolvido, agora já carrega o EV de dia, cumprindo os SOC da powerwall, sem ir à rede e sem intervenção humana.
Par que funcione tem que se dar ao EVSE os dados por MQTT que escrevi aqui, com uma pequena alteração:
Apr Escreveu: ↑03 abr 2022, 21:50
é assim que envio os dados ao EVSE
Código: Selecionar todos
topic: apr/evse/garagem/to/battery message: { "SOC":50.9, "Pac":1122, "Pmax":6000 }
Código: Selecionar todos
"SOC":43.1 # State of Charge da Powerwall
"Pav":4323 # Available power = Pmax - Pac como definido em cima
Se estiver tudo OK lanço o update OTA no fim de semana.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE inteligente
Eu tenho aqui algures HA + widgets para o telemovel. Não me recordo de ver mais ninguem a partilhar integração HA - EVSE inteligente.lifao Escreveu: ↑07 abr 2022, 00:47Não te recordas quem eram?BrunoAlves Escreveu: ↑02 abr 2022, 16:01Eu tenho "mais ou menos" integrado, mas apenas a parte do medidor e via emoncms. O controlo não.
Recordo-me de alguns membros terem feito integrações via nodered se não me falha a memória.