
Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Porque é que iria desligar o posto quando os painéis não estiverem a produzir?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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- alexmol
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
É a única forma de garantir que só é utilizada energia produzida localmente.
Se eu pudesse operar o meu próprio posto de carregamento aqui em casa para o público em geral, sem este modelo com CEME e OPC, montava aqui um posto que só estava ligado quando houvesse produção solar. E podia ser um serviço da treta, com o posto muitas vezes desligado, mas havia garantia da origem da energia e cobrava o preço justo final que eu quisesse.
Como no nosso modelo não é possível fazer algo assim a única forma de garantir que a energia foi produzida no local é inventar coisas absurdas como acabei de fazer.
No nosso modelo não é possível oferecer uma tarifa mais baixa durante as horas de produção solar sem um CEME individualizado que acompanhe o negócio.
Como referi trata-se de uma bela posta de pescada, destinada apenas a fazer-nos pensar, é um "suponhamos".
Se eu pudesse operar o meu próprio posto de carregamento aqui em casa para o público em geral, sem este modelo com CEME e OPC, montava aqui um posto que só estava ligado quando houvesse produção solar. E podia ser um serviço da treta, com o posto muitas vezes desligado, mas havia garantia da origem da energia e cobrava o preço justo final que eu quisesse.
Como no nosso modelo não é possível fazer algo assim a única forma de garantir que a energia foi produzida no local é inventar coisas absurdas como acabei de fazer.
No nosso modelo não é possível oferecer uma tarifa mais baixa durante as horas de produção solar sem um CEME individualizado que acompanhe o negócio.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
OK, percebo. O modelo está feito para postos ligados à RESP, não contemplando soluções off-grid que na prática seria o pretendido. É que com ligação à RESP não faz economicamente sentido desligar o posto...
Soluções off-grid, não estando contempladas, não as sei enquadrar legalmente... algo que deveria ser clarificado. Não fazendo sentido num modelo pensado com a RESP, deveriam estar isentos do número 1 do artigo 26 do DL90/2014 (obrigatoriedade de ligação à rede da ME).
Soluções off-grid, não estando contempladas, não as sei enquadrar legalmente... algo que deveria ser clarificado. Não fazendo sentido num modelo pensado com a RESP, deveriam estar isentos do número 1 do artigo 26 do DL90/2014 (obrigatoriedade de ligação à rede da ME).
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Partilho neste tópico um vídeo de um estrangeiro sobre a experiência de carregamento em Espanha e Portugal:
Dos quase 43 minutos do vídeo, 39 foram dedicados a Espanha e pouco mais de 3 a Portugal. Adivinhem qual o país onde é (muito) mais simples carregar...
Dos quase 43 minutos do vídeo, 39 foram dedicados a Espanha e pouco mais de 3 a Portugal. Adivinhem qual o país onde é (muito) mais simples carregar...
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- Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mas voltamos ao mesmo. Eu dei o exemplo do que presenciei tanto com um português como com um espanhol. Ok tens uma app que te permite carregar, mas chegas aos postos e não tens informação nenhuma de como fazer para carregares. Ficas na mesma. Estas dependente de uma app que nem sabes que existe.
Como escrevi anteriormente, é tão complicado para um português carregar em Espanha, como um espanhol carregar em Portugal. Até arriscava dizer que se calhar é mais fácil carregar em Espanha porque provavelmente cada posto tem informação de como fazer.
Isto acontece porquê? Porque existe um CEME que gere os clientes e existe um OPC que gere os postos. O OPC não esta para fazer publicidade a MIIO visto que não tem nada a ganhar. Para o OPC tanto faz que seja a Miio como a EDP como GALP, ele ganha sempre o mesmo.
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- 6 anos depois 160000km
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Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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- BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Acho que ninguém discute que é mais simples carregar cá que em Espanha. O que eu discuto é qual é o peso da simplicidade face à liberdade da operação.
O Marcus (ah, o Marcus é estrangeiro porque não é Português, mas vive cá a tempo inteiro desde que tem VE - antes disso até - por isso não conta como o estrangeiro que vem a Portugal pontualmente) teve 1 posto que não encontrou e 2 redes que não conseguia usar. Iberdrola, 39cts/kWh. Easycharger 30cts/kWh. Juice Pass 35cts/kWh. Ionity auch
(podia ter usado a Move.On e não o fez).
Ora se ele é um rapaz avisado e sabe que a Miio tem preço horário e por isso tem mais uns cartões que pode usar quando a Miio é mais caro (que um estrangeiro não saberá, mas um residente sim), também saberá (saberia se fosse residente de lá) quais as redes que melhor funcionam.
Ele também esteve a adicionar cartões de crédito às apps espanholas durante o vídeo, mas não fez o mesmo na Miio nem colocou no vídeo os contratos que teve de fazer cá. Assim é mais fácil passar a mensagem.
A conclusão do vídeo não está errada, longe disso. Mas só conta um lado da história. Porque estrangeiros que chegam cá, instalam a Miio e não funciona existem, ainda no outro dia um posto na A2 que dizia estar online nas apps todas não carregava nem com app nem com cartão (foi de reboque) aconteceu, etc.
Continuamos a dizer "Espanha, Espanha, Espanha" quando queremos justificar como o modelo é óptimo, mas há toda uma Europa (e um mundo!) onde não se opera como cá. Ainda na última viagem europeia da UVE usaram-se apenas 2 cartões/apps em França e Bélgica sem qualquer problema (e a preços excelentes!) mas a isso não há qualquer menção relevante.
O Marcus (ah, o Marcus é estrangeiro porque não é Português, mas vive cá a tempo inteiro desde que tem VE - antes disso até - por isso não conta como o estrangeiro que vem a Portugal pontualmente) teve 1 posto que não encontrou e 2 redes que não conseguia usar. Iberdrola, 39cts/kWh. Easycharger 30cts/kWh. Juice Pass 35cts/kWh. Ionity auch

Ora se ele é um rapaz avisado e sabe que a Miio tem preço horário e por isso tem mais uns cartões que pode usar quando a Miio é mais caro (que um estrangeiro não saberá, mas um residente sim), também saberá (saberia se fosse residente de lá) quais as redes que melhor funcionam.
Ele também esteve a adicionar cartões de crédito às apps espanholas durante o vídeo, mas não fez o mesmo na Miio nem colocou no vídeo os contratos que teve de fazer cá. Assim é mais fácil passar a mensagem.
A conclusão do vídeo não está errada, longe disso. Mas só conta um lado da história. Porque estrangeiros que chegam cá, instalam a Miio e não funciona existem, ainda no outro dia um posto na A2 que dizia estar online nas apps todas não carregava nem com app nem com cartão (foi de reboque) aconteceu, etc.
Continuamos a dizer "Espanha, Espanha, Espanha" quando queremos justificar como o modelo é óptimo, mas há toda uma Europa (e um mundo!) onde não se opera como cá. Ainda na última viagem europeia da UVE usaram-se apenas 2 cartões/apps em França e Bélgica sem qualquer problema (e a preços excelentes!) mas a isso não há qualquer menção relevante.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Tudo serve para a propagando do "regime"
Vou transcrever o que escrevi no FB:
"Normalmente aquilo que desconhecemos é mau, ou seja, alguém que está habituado à nossa realidade e que diz que foi um pesadelo perceber como carregar em Espanha, quando aqui se sabe perfeitamente em 5 min o que é necessário, está tudo dito.
Tudo o que vier depois, já terá conclusões condicionadas."
Em termos de Ionity além das diversidade de opções para carregar em Espanha (e até esquecendo o preço mais baixo praticado pela EDP), no maxímo vai pagar para carregar na Ionity o preço "standard" de 0,79€/kWh, por cá com a maravilha do "modelo" que temos é no minimo quase mais 0,1€/kWh em cima e os mais "distraidos" facilmente pagam mais de 1€/kWh, uma maravilha

Vou transcrever o que escrevi no FB:
"Normalmente aquilo que desconhecemos é mau, ou seja, alguém que está habituado à nossa realidade e que diz que foi um pesadelo perceber como carregar em Espanha, quando aqui se sabe perfeitamente em 5 min o que é necessário, está tudo dito.
Tudo o que vier depois, já terá conclusões condicionadas."
Em termos de Ionity além das diversidade de opções para carregar em Espanha (e até esquecendo o preço mais baixo praticado pela EDP), no maxímo vai pagar para carregar na Ionity o preço "standard" de 0,79€/kWh, por cá com a maravilha do "modelo" que temos é no minimo quase mais 0,1€/kWh em cima e os mais "distraidos" facilmente pagam mais de 1€/kWh, uma maravilha

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mais um vídeo a ensinar como fazer "ervilhas"? Não obrigado!

- mjr
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Só por estupidez (ou estratégia de negócio, por ele próprio ainda não ter essa solução como CEME) um OPC não coloca um meio de pagamento alternativo ao cartão... se alguém lá chegar e não conseguir carregar, é menos um cliente para o OPC. Por isso, sim, faz todo o sentido que o OPC coloque "publicidade" a um CEME que proporcione um meio de pagamento adhoc.Nonnus Escreveu: ↑16 mai 2022, 08:49Isto acontece porquê? Porque existe um CEME que gere os clientes e existe um OPC que gere os postos. O OPC não esta para fazer publicidade a MIIO visto que não tem nada a ganhar. Para o OPC tanto faz que seja a Miio como a EDP como GALP, ele ganha sempre o mesmo.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Por via das dúvidas mandei vir um cartão que dá quase na Europa toda na maioria dos postos...BrunoAlves Escreveu: ↑16 mai 2022, 10:04Acho que ninguém discute que é mais simples carregar cá que em Espanha. O que eu discuto é qual é o peso da simplicidade face à liberdade da operação.
O Marcus (ah, o Marcus é estrangeiro porque não é Português, mas vive cá a tempo inteiro desde que tem VE - antes disso até - por isso não conta como o estrangeiro que vem a Portugal pontualmente) teve 1 posto que não encontrou e 2 redes que não conseguia usar. Iberdrola, 39cts/kWh. Easycharger 30cts/kWh. Juice Pass 35cts/kWh. Ionity auch(podia ter usado a Move.On e não o fez).
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