Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Em Aveiro vi um PCN, daqueles que se vê muito por aí na rede pública, junto aos moliceiros. Pelos vistos já há moliceiros elétricos.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Túnel Laerdal na Noruega.
Maior túnel rodoviário da Europa!
Já la passei há uns valentes 20 anos e é impressionante…

Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
- rjspedition
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Completamente pacífico, dado que atravessámos a subir os Pireneus e zero controlo na fronteira. Já no sentido inverso via Irun apenas estavam a parar carros franceses/suecos/belgas que aparentemente se dirigiam aos ferrys para Marrocos.Curiosamente onde achámos que olharam para nós mais de lado foi de Espanha para França.
Aqui ao desembarcar de Ferry na Noruega o controlo foi chato qb, com o desembarque todo parado porque o agente de fronteira não concebia que alguém que está literalmente do outro lado do ferry em férias pudesse fazer um "day out" na Noruega.
Mais para leste a passagem entre Horten e Moss é também feita com pelo menos um ferry eléctrico, e veículos a combustão pagam o dobro da tarifa de veículos eléctricos.A viagem da manhã, com a duração de 3 horas, é feita num catamarã totalmente eléctrico, o Rygerelektra.

Aqui como o serviço é continuo o carregamento é sempre entre viagens:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Kc2CBGVa_kw[/youtube]
Não arrisco em nenhuma mas agradeço a partilha, as paisagens a norte são sempre qualquer coisa de espetacular.Voltando à roadtrip aqui ficam alguns Onde está o Wally ? a feijões (não dão direito a bebida)

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Sim, os VE's pagam metade dos ICE's nos ferries e em muitos troços de autoestrada. Também estão isentos de algumas portagens para entrar em zonas urbanas.rjspedition Escreveu: ↑12 ago 2022, 12:48Mais para leste a passagem entre Horten e Moss é também feita com pelo menos um ferry eléctrico, e veículos a combustão pagam o dobro da tarifa de veículos eléctricos.![]()
Foi por esse motivo que fiz previamente contrato com um dos fornecedores de serviço "Via Verde" da Noruega, para ter o desconto VE.
Não existem portagens físicas, são todas por leitura de matrícula ou identificador. Quem não tiver contrato mandam a conta para casa, mas aí não há desconto VE.
Há boa maneira portuguesa o identificador ficou retido na Alfândega (teria de pagar IVA sobre o mesmo) e o aviso só me chegou a casa quando já estava de viagem, por isso foi sempre por leitura da matrícula e nunca tive problemas.
Sobre os ferries 100% eléctricos não quero fazer spoilers... atentos aos próximos capítulos.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Podia ser, mas não é! Há vários tuneis com luz azul

Neste caso concreto é o Túnel Ryfast, que "apenas" tem 14km mas detem o record de túnel mais comprido debaixo do mar

- rjspedition
E já se encontra tudo regularizado?Não existem portagens físicas, são todas por leitura de matrícula ou identificador. Quem não tiver contrato mandam a conta para casa, mas aí não há desconto VE.
Como fui a combustão e as passagens eram poucas não me dei ao trabalho de pedir identificador previamente, já após quase dois meses das passagens ainda aguardo a cobrança das portagens urbanas e passagem na fronteira. Pelo que pesquisei o serviço de cobrança é o mesmo pelo que não percebo a ausência.
Registei previamente a matrícula online com cartão de crédito mas só me foram cobradas dos pórticos em auto-estradas na Noruega, e mesmo essas demoraram mais de um mês a aparecer.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Sim, na factura que recebi 20 dias depois do fim da viagem já vinham as passagens todas.
Só usei o AutoPass mesmo na Noruega, nos restantes países foi com cartão de débito físico.
Eu registei a matrícula no epass24, e as portagens tem vindo a conta gotas; sem juros, tudo muito zen...
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- rjspedition
epass24 também, e o meu receio é esse, que apareça já com juros e coimas devido ao atraso em regularizar.

Fico a aguardar.Sobre os ferries 100% eléctricos não quero fazer spoilers... atentos aos próximos capítulos.

Bolas

14 kms é para meninos…
O outro tem 25 km!

Mas que grande aventura!

Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D