

O carregador registou 19.2kWh de energia consumida, o carro diz que tem 20.3kWh de energia no pack. As células estão todas certinhas (36mv) com 4V, portanto acho que a bateria não se encontra com nenhum problema a não ser os ~30% de degradação.
Com mais umas descargas vou ficar a perceber se aquela célula tem sempre o mesmo comportamento.BrunoAlves Escreveu: ↑30 nov 2022, 13:01Com a carga elevada é natural que tudo pareça melhor. No outro extremo (e sobretudo na descarga) é que aparecem as "maleitas".
Eu não partilho do teu optimismo
No teu último print em que o carro já não andava, tens mais de 0,45V de diferença entre a célula mais alta e mais baixa. É bastante. Se considerares que a amplitude total de funcionamento são 1,5V, é quase 1/3 em desfasamento (que não é 1/3 de capacidade perdida, atenção).
Mais, a célula mais baixa já está muito acima do valor de tensão com que o carro se desliga, o que quer dizer que após a descarga ser interrompida a tensão "saltou" para cima (o carro desliga-se aos 2,6V e a célula mais fraca já estava em 3,1V nesse print). Na realidade ao desligar esse diferencial de tensão deve ter sido muito maior. Tens células ainda bastante acima do joelho e pelo menos uma que te fez desligar o carro.
Estou um bocado sensível para isto porque estou a montar uma bateria para casa, que veio de um Leaf 30 ex-uber bastante degradada. Medi os módulos todos individualmente e verifiquei exactamente esse comportamento em algumas células, muito mais que noutras: a fazer a descarga programei para parar aos 2,8V. Ao parar algumas "saltavam" imediatamente para os 2,9-3V, outras "saltavam" para 3,1-3,2V. Estas últimas mediam sempre bastante menos capacidade que as restantes.
O "salto" é sempre tanto maior quanto a corrente de descarga. Fiz esse teste nas mesmas células com várias correntes de descarga e a capacidade reportada variava um bocado, bem como o "salto" a seguir à paragem era tanto maior quanto a corrente em uso.
Este fenómeno, para mim e deste "estudo" que tenho feito, é exactamente o que acontece nessas células mais degradadas: a bateria está a descarregar mas, consoante a potência, há 1 ou mais células que "afundam" muito mais que as outras, o que faz o BMS baralhar-se com a capacidade restante e, no limite, desligar-se prematuramente se 1 célula "afundar" tanto que toque no limite inferior.
edit: diria que tu, como o teu vizinho, precisas urgentemente que essa 4ª barra decida cair. Corres o sério risco de "morrer na praia".
Aparecer a tartaruga é uma coisa, o carro parar é outra. Tinhas dito que no último print o carro já não andava.Nonnus Escreveu: ↑30 nov 2022, 15:24Nas outras vezes que fiz a tartaruga aparecer aconteceu sempre isto. Existem sempre muita diferença entre a célula mais alta da mais baixa. E já apareceu aos 2.8V como aos 3.10V etc, nunca é um valor certo. O BMS deve fazer outro calculo qualquer além da voltagem da célula mais baixa.
Tens razão. Fui ver o histórico dos carregamentos a 100% antes e depois do update e realmente ele carregava até aos 4.1v com diferenças de 11mv entre células.mjr Escreveu: ↑30 nov 2022, 21:47Ouyta coisa estranha:
Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Nonnus, embora saiba que tens conhecimento de toda a teoria sobre o comportamento do LBC do Leaf 30kwh, volto a reiterar aquilo que por aqui já escrevi anteriormente, no sentido de poderes acionar a garantia, caindo a 4a barra.Nonnus Escreveu: ↑01 dez 2022, 04:25Tens razão. Fui ver o histórico dos carregamentos a 100% antes e depois do update e realmente ele carregava até aos 4.1v com diferenças de 11mv entre células.mjr Escreveu: ↑30 nov 2022, 21:47Ouyta coisa estranha:
Isto é após uma carga a 100%? Que eu saiba o LEaf 30 carrega até 4,13-14V a 100%, e aqui nem 4,1V aparecem. Além disso há 2 células com tensão mais alta que as outras e que parecem estar a limitar a carga a 100%. Serão as mesmas que limitam na descarga? É que neste caso tens mais uns 2-3% de perda de capacidade "em cima", a somar aos 15-18% "em baixo".
Comparando os dois prints as weaks cells são a 35 e 63, as células que estão com maior tensão são a 35 e a 66.
Tenho que ir acompanhando o comportamento destas células. Não há muito mais a fazer. Enquanto não cair a 4 barra não posso acionar a garantia.