Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
EVUber
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh

Mensagem por EVUber » 19 jan 2023, 11:06

Neste momento o Kia E-Niro 64 conta com 140.014km feitos em 428 dias (desde 17 novembro 2021) o que da media de 327km/dia

Não seram bem 327km/dia exactos porque a utilização é de 5 dias de trabalho e 2 de lazer. mas mesmo assim 140.014km em 1 ano e 2 meses ainda é obra

Os hábitos de carregamento é de 100% durante os dias úteis e ao fim de semana não carrego desde que a bateria não fique abaixo de 20%

Carrego com a box inteligente do APR (grande maquina) entre os 25A e os 32A conforme a amperagem necessária para sair a hora do carregamento terminar.

Talvez tenha feito 1 a 2 cargas rápidas por mes até aos 50% num dia que tenha de fazer um extra..e do que me lembre nos últimos 3 meses cheguei a casa abaixo dos 10% por 3 ou 4 vezes, de resto a norma é chegar entre os 20% a 30%.

Notas:
A bateria continua a 100% segundo car scanner e EV watchdog
A media continua nos 13,5kWh com 480km de autonomia no inverno.

Tipo de condução

Sem regeneração activa
Modo Eco
40% cidade
60% via rapidas e AE

Acidentes e avarias
Tive um pequeno toque por detrás a semana passada e ainda estou a espera de peças por parte da KIA...e vai demorar 1 mes ou mais.
Vidro do lado do condutor as vezes em vez de subir ele desce (crónico)
Cintos traseiros nao teem força (crónico)
Esporadicamente a suspensão range nas lombas (crónico)
A porta do carregamento bloqueou (crónico) com ajuda de um membro do Kia Portugal no telegram, carreguei varias vezes na chave e ao mesmo tempo uns murros na porta para abrir, o cabo/peça de cor roxa que deveria fazer a abertura manual não funcionava.

Estetica interior e exterior

A nivel de interiores os plásticos cumprem (não é luxo) tenho usado diferentes tipos de líquidos para manutenção.
Os estofos teem sido limpos diariamente com removedor de manchas e nódoas para tecidos de cores.
Uso um aspirador portátil para manter a viatura sempre aspirada e o tapete de borracha da praxe.

O inverno tem sido aspero e noto que desde o ano passado o Kia tem estado muito mais sujo, a pintura não me parece a mesma pois a lixo agarra muito mais, carros de cor preta foi o ultimo... a próximo será cinza rato.

Opinião para serviço TVDE e Particulares

o Kia e-Niro esta aprovado desde que não tenha avarias mas.....um grande mas. :D
A nivel de assistencia a KIA tem cumprido, mas tenho notado que a nível logístico e de peças, reparações, garantias a KIA não é tão rápida e eficaz como a Toyota (viatura anterior) e para uma viatura profissional faz muita diferença entre ficar 1 dia parado ou 1 semana parado.

Nos últimos dias tem estado bastante frio e tem alturas que o aquecimento tem de ser ligado, e isso nota-se em menos 50km de autonomia ao fim do dia, para quem tem modelo de 39kWh pode ser problemático ou mais dispêndioso com a necessidade de carregar meio do dia.

Para um particular um Kia e-niro vai durar imenso tempo, a bateria esta muito bem conseguida, no meu caso sem degradação e basta que cumpram os básicos de carga e descarga, não abusar dos carregamentos rápidos e dias de temperatura extrema de calor e frio.

E sorte, é preciso sorte no caso da roleta russa que tem afectado os kia e os hyundais

Imagem

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 19 jan 2023, 18:00

De facto são chatos estes problemas que têm assolado os Kia/Hyundai. Ainda não tiveste o clássico do motor/caixa?

Em relação ao andamento: impressionante. :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

EVUber

Mensagem por EVUber » 19 jan 2023, 20:55

BrunoAlves Escreveu:
19 jan 2023, 18:00
De facto são chatos estes problemas que têm assolado os Kia/Hyundai. Ainda não tiveste o clássico do motor/caixa?

Em relação ao andamento: impressionante. :clap:
Tenho sido afortunado e não tenho problema de motor e caixa.

Em breve dou mais novidades pois hoje recebi um contacto para fazer uma visita a Kia para verem estes pequenos problemas do cinto etc em garantia.

EVUber

Mensagem por EVUber » 19 jan 2023, 21:48

Uma nota curiosa cerca de fazer Uber/Motorista com veiculo a Diesel ja Pago VS Electrico a leasing

Super-vantagens do electrico :

- trabalho as horas legais e dignas, com descanso de 2 dias ao fim de semana, antigamente era impensável parar ao fim de semana porque é mais rentável.
-Mais rendimento e lucro €€€€ para a mesma facturação.
-Menos stress
-o bi-horario das 22h as 8h obriga-me a descansar, nada de ir bater papo a praceta da vila depois de jantar com os outros uber e fazer umas viagens extra.
-entre percurso A e B sou muito mais rápido no electrico, parar, arrancar e chegada ao destino final, nos semáforos estão sai-se sempre na frente.
-Mais tempo em familia
-Mais qualidade de vida e agora com tempo e espaço para hobby.
-Muitos cliente ainda ficam de boca aberta quando questionam o e-niro, e eu lhe digo que é totalmente electrico, tem 500km de autonomia e gasta 1.50€/100km :D :D :D
e depois faço Xeque-Mate e mostro-lhe a bateria a 100% no car scanner e o consumo global no sprinmonitor :D :D

Estive a reler todo o diario de bordo desde que comprei o E-Niro reduzi bastante as horas ao volante porque a poupança no combustível e manutenções são enormes e isso da uma estabilidade financeira tremenda.

Super-vantagens do Diesel :

Ar condicionado ou aquecimento sempre ligado

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Mensagem por FiwiPITO » 20 jan 2023, 18:57

:mrgreen: É um prazer ler o teu Diário, obrigado por toda a experiencia trazida no uso intensivo, é incrível, Muitos Parabéns e Obrigado.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 22 jan 2023, 21:03

FiwiPITO Escreveu:
20 jan 2023, 18:57
:mrgreen: É um prazer ler o teu Diário, obrigado por toda a experiencia trazida no uso intensivo, é incrível, Muitos Parabéns e Obrigado.
Sem dúvida.

Só uma coisa em relação ao car scanner estar a 100%, não acredito que a bateria tenha 0% de degradação. Há-de ter alguma, mas mínima.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Responder

Voltar para “Kia”