A generalidade dos fabricantes de veículos PHEV esconde a potencia do motor elétrico (ou só mostra em letrinhas pequeninas noutra subsecção com menos visibilidade) e mostra apenas a potencia total que resulta da soma do motor elétrico com o motor de combustão.
Mas a potencia total num PHEV pode ser um falso indicador pois quem opta por um PHEV deveria dar primazia à utilização no modo elétrico e só pontualmente é que irá usar o motor de combustão.
É certo que na maior parte dos PHEV, quando se carrega a fundo no acelerador automaticamente ativa o motor de combustão mas tem sempre um atraso considerável (especialmente se o motor ainda estiver frio) que faz com que não se possa contar com a potencia total de forma imediata em qualquer momento. (além de que a potencia do motor a combustão também varia com as rotações entre outros fatores)
Como tal para a maior parte dos trajetos do dia a dia, um carro PHEV acaba por ter uma relação peso potencia muito diferente do que se podia esperar de um carro com a potencia anunciada pelo fabricante (especialmente se for em cidade).
Para ter uma melhor perceção das diferenças dos valores envolvidos na relação peso/potencia, criei uma folha de calculo acompanhada de uns gráficos de barras para alguns PHEV e EV com destaque na utilização exclusiva do modo elétrico.
Nem sempre encontrei a informação diretamente nos sites dos fabricantes, por isso pode haver ligeiras discrepâncias (diferenças no peso do modelo do ano anterior, etc) mas dá para ter uma ideia geral para colmatar a omissão desta informação pertinente por parte dos fabricantes.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing

Neste gráfico dá para ver por exemplo que o BMW 225xe tem mais potencia no motor a combustão que no motor elétrico, enquanto o 230xe tem mais potencia no motor elétrico que no de combustão (apesar de terem ambos a mesma bateria com a mesma autonomia elétrica) ou seja, o 230xe para o dia a dia, tem uma condução bastante mais perto de um EV do que o 225xe que tem um comportamento elétrico com uma redução considerável na potencia.
Também dá para ver que o Mini Countryman PHEV com os seus 224cv anunciados, na realidade, para o dia a dia (usando apenas o modo elétrico), tem uma relação peso potencia muito próxima do Dacia Spring que tem apenas 45cv

Claro que há muitos outros fatores a ter em conta na decisão de qual o melhor veiculo para cada pessoa (que não inclui nesta folha para não complicar demasiado como por exemplo autonomia no modo elétrico, tecnologia de assistência à condução, conforto, etc) mas esta analise da relação peso/potencia normalmente é o que influencia mais a experiencia de condução e o comportamento do carro face aos outros que circulam nas mesmas vias.