Eu colocaria o problema ao concessionário primeiro, mas é certo que não são eles que o vão decidir. Quando o carro for para a Nissan e vier a confirmação da troca da bateria, sugeria pegar no número de processo (se houver algum), VIN e matrícula e enviar ao mesmo o tempo o pedido para a Nissan Ibéria.
Atenção que não é só chegar aos 66%, tem de cair a barra

A bateria do Leaf é composta por 24 módulos de 4 células cada, todas ligadas em série no carro. Assumindo que vais configurar o solar para 48V e não para alta tensão, só vais usar 21 desses 24 módulos:Nonnus Escreveu: ↑07 abr 2023, 12:35Supondo que o Leaf de 30 em novo tem 28kWh distribuídos por 96 células faz com que cada célula tenha uma capacidade de cerca ~292W. Como tenho duas células com uma capacidade muito inferior as outras, tenho de as eliminar do pack, ficando com 94 células com cerca de 34% de degradação (assumindo que estas tem uma degradação muito idêntica), o que dá cerca de 192W por célula. Posso então assumir que ficaria com uma bateria para o solar com ~18kWh?
vais construir 6 "packs" que se ligam em paralelo, cada um composto por "3 módulos e meio".
O problema vai ser identificar onde é que estão as células em pior estado. Tu tens o número delas no LS, mas eu não sei como é que elas estão distribuídas fisicamente na bateria (talvez essa informação exista na net?).
Eu montei um pack assim de um Leaf30 altamente degradado e o que fiz foi comprar equipamento e medir individualmente cada célula. É um trabalho imensamente demorado


edit: tens aqui as specs da bateria:
https://www.batterydesign.net/2015-nissan-leaf/
Para o 30kWh tens então as 96 células em série (sendo que cada célula fisicamente disponível são na realidade 2 lá dentro, por isso o 96s2p), cada "meia célula" 43Ah (logo, em cada célula disponível fisicamente terias 86Ah porque são 2 lá dentro).
Para solar a 48V irias montar 14 células destas em série, considerando a tensão nominal de 3,7V terias:
86*27/30 * 3,7 * 14 = 4kWh por "pack". Como montas 6 "packs" em paralelo, terias 24kWh com SOH a 100%.