Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 01 out 2023, 00:11

cfvp Escreveu:
30 set 2023, 20:31
Nonnus Escreveu:
30 set 2023, 16:25
Entretanto no resto do mundo:



Vendem tão pouco na Noruega que tem de instalar SuC V4. :o
Podiam ter feito o cabo um pouco maior. Ele viu-se à rasca para ligar o carregador.
Aqui em Portugal nem v2, nem v3, muito menos v4. :?
Ele é um bocadinho dramático, faz um bocadinho de filme. Se tivesse posto a ID de frente tinha conseguido ligar o cabo sem drama. O espaço que tem até a linha branca, mais o comprimento do cabo e, visto que a porta de carregamento ficava do lado do SuC, chegava e sobrava cabo.
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cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 01 out 2023, 10:34

Nonnus Escreveu:
01 out 2023, 00:11
Ele é um bocadinho dramático, faz um bocadinho de filme. Se tivesse posto a ID de frente tinha conseguido ligar o cabo sem drama. O espaço que tem até a linha branca, mais o comprimento do cabo e, visto que a porta de carregamento ficava do lado do SuC, chegava e sobrava cabo.
Não sei, porque estamos a falar do ID Buzz. É bem comprido e a porta fica mesmo colada à traseira do carro.
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civic
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 01 out 2023, 12:10

Nonnus Escreveu:
01 out 2023, 00:11

Ele é um bocadinho dramático, faz um bocadinho de filme. Se tivesse posto a ID de frente tinha conseguido ligar o cabo sem drama. O espaço que tem até a linha branca, mais o comprimento do cabo e, visto que a porta de carregamento ficava do lado do SuC, chegava e sobrava cabo.
Por acaso também pensei nisso, se ele entra de frente até à linha o carregador fica na zona da porta, acho que até sobrava muito cabo dessa forma, mas tomos sabemos da cruzada dele em relação ao "right side, wrong side". :lol:
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LFN
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 02 out 2023, 23:01

O que desespera mesmo é ver a Tesla a abrir a rede por todo o lado na europa a outras marcas, a resolver os problemas dessa abertura com os novos SUC V4, e a receber 150 M€ da UE para instalar milhares de carregadores em 22 países europeus, Portugal não incluído, claro, onde a expansão da rede foi bloqueada há mais de 2 anos. Todos perdem com o nosso modelo, cada dia que passa mais longe da europa. E assim vamos andando felizes e contentes.

Bebee
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Bebee » 03 out 2023, 12:24

E que tal fazer-se alguma coisa?
Já toda a gente percebeu que o modelo de carregamento implantado não é o conveniente (a todos os níveis, mas principalmente em simplicidade e custo final).
Cada vez mais temos proprietários de veículos eléctricos.
Parece-me que já é altura de nos fazermos ouvir, não?
Apenas uma ideia...
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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 05 out 2023, 14:19

Enquanto houver pessoas/empresas (CEMES, OPC) dentro do sistema implementado a conviver bem com o que temos, dificilmente irá mudar alguma coisa sem intervenção da UE. Mesma a UVE que podia e devia já ter percebido que estamos cada vez pior, não consegue dar o braço a torcer e dizer que realmente erramos no modelo e que podemos aproveitar o que temos de bom e romper completamente com o que temos de diferente do resto do mundo. Acabar de vez com este sistema CEME + OPC + EGME, permitir que cada um venda a energia para ME naquilo que é deles. Temos uma associação (AMME) a remar contra a maré mas precisa de mais expressão.

Quando temos pessoas que conseguem defender a ideia que a Tesla só abre SuC´s nos outros países porque precisa de vender carros e que os SuC´s são uma despesa, dá para perceber que não querem ver a realidade.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 06 out 2023, 01:32

É este tipo de coisas que o nosso modelo vai começar alimentar.

https://www.olx.pt/d/anuncio/garagem-ca ... hQlD2E6bqE

Muito melhor do que permitir esta pessoa tornar-se num OPC com possibilidade de ser ele a vender a energia em vez do CEME.
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 06 out 2023, 13:13

Nonnus Escreveu:
05 out 2023, 14:19
Enquanto houver pessoas/empresas (CEMES, OPC) dentro do sistema implementado a conviver bem com o que temos, dificilmente irá mudar alguma coisa sem intervenção da UE. Mesma a UVE que podia e devia já ter percebido que estamos cada vez pior, não consegue dar o braço a torcer e dizer que realmente erramos no modelo e que podemos aproveitar o que temos de bom e romper completamente com o que temos de diferente do resto do mundo. Acabar de vez com este sistema CEME + OPC + EGME, permitir que cada um venda a energia para ME naquilo que é deles. Temos uma associação (AMME) a remar contra a maré mas precisa de mais expressão.

Quando temos pessoas que conseguem defender a ideia que a Tesla só abre SuC´s nos outros países porque precisa de vender carros e que os SuC´s são uma despesa, dá para perceber que não querem ver a realidade.
Que tal os proprietários de Teslas em Portugal questionarem à Tesla o real motivo? Suposições há muitas.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 24 out 2023, 21:51

Mais uma machadada no nosso perfeito modelo. Aos poucos chegamos onde os outros já estão. 🙃

Cartão único a 7° maravilha, contratos com CEMES, caput.

Fica a faltar o fim dos CEMES, que acredito que um dia lá chegaremos.

https://www.razaoautomovel.com/noticias ... lTptU7koBo
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cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 24 out 2023, 22:46

Se percebi bem os postos de carga lenta que já existem não vão ser obrigados a ter pagamento por cartão de multibanco. Mas tirando esses, os restantes serão obrigados a ter esse método de pagamento. Parece-me bem. Vamos lá ver como será na prática.
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