
diário de bordo - prgc
- Apr
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Re: diário de bordo - prgc
É isso mafgod, é possivel confirmar carregando no botão da J1772, inserir o cabo e não libertar o botão, o leaf pisca os 3 leds e apita 3x de cada vez a indicar o erro.
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- Proprietário Leaf
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Re: diário de bordo - prgc
Bom dia!
Há muito tempo que não deixo por aqui umas palavras. Mas continuo a acompanhar o fórum, pela importância que teve quando optei por um VE, e pelo grande contributo que tem para a comunidade de utilizadores de VE.
Bom, trago-vos algumas novidades sobre o meu Leaf.
Desde o início deste ano que andava a planear a troca ou upgrade da bateria. A minha previsão para a intervenção seria no final deste ano (2023).
O upgrade para 40Kw rondaria os 12K €, a troca por uma de 24Kw andaria à volta dos 5/6K €. Ou seja, dispender entre 6 e 12K € num carro com 10 anos é uma decisão que requer bastante reflexão.
Contactei a https://www.acecitec.pt/ que me apresentou soluções muito interessantes. Pesquisei o site https://evbatteryrebuilds.com/ que poderia ser também uma alternativa.
Por fim durante o mês de Agosto estive a trabalhar durante uma semana (na área da música) com um amigo que tem uma oficina. Para além de trabalhar com veículos ICE, nos últimos meses tem investido nos VE.
Pois bem, troquei a minha bateria de origem, que se apresentava com 66/67% de SOH; perdeu 3 barras e presumo que estaria próximo de perder a 4ª; o carregamento a 100% correspondia a menos de 15Kw (com o frio do inverno a tendência é para diminuir esse valor); o carro está com 290K km; durante os 10 anos de uso fiz 120 carregamentos rápidos.
A bateria de 24Kw que coloquei é de um Leaf de 2016 (salvado), mk2 com 78K km; perdeu uma barra; 37 carregamentos rápidos; hoje de manhã, a 100% estava com 18.2 kw; 82.84% de SOH.
Estou confiante que, se ao final de 10 anos com uma bateria de 24Kw cheguei aos 290K km, com esta troca conseguirei andar mais uma boa meia dúzia de anos (se não tiver azares de maior).
A oficina fica na zona de Torres Vedras: Second Cycle Lda.
https://www.facebook.com/profile.php?id=100092983193553
https://www.linkedin.com/company/2ndcycle/
Um abraço a todos!
Há muito tempo que não deixo por aqui umas palavras. Mas continuo a acompanhar o fórum, pela importância que teve quando optei por um VE, e pelo grande contributo que tem para a comunidade de utilizadores de VE.
Bom, trago-vos algumas novidades sobre o meu Leaf.
Desde o início deste ano que andava a planear a troca ou upgrade da bateria. A minha previsão para a intervenção seria no final deste ano (2023).
O upgrade para 40Kw rondaria os 12K €, a troca por uma de 24Kw andaria à volta dos 5/6K €. Ou seja, dispender entre 6 e 12K € num carro com 10 anos é uma decisão que requer bastante reflexão.
Contactei a https://www.acecitec.pt/ que me apresentou soluções muito interessantes. Pesquisei o site https://evbatteryrebuilds.com/ que poderia ser também uma alternativa.
Por fim durante o mês de Agosto estive a trabalhar durante uma semana (na área da música) com um amigo que tem uma oficina. Para além de trabalhar com veículos ICE, nos últimos meses tem investido nos VE.
Pois bem, troquei a minha bateria de origem, que se apresentava com 66/67% de SOH; perdeu 3 barras e presumo que estaria próximo de perder a 4ª; o carregamento a 100% correspondia a menos de 15Kw (com o frio do inverno a tendência é para diminuir esse valor); o carro está com 290K km; durante os 10 anos de uso fiz 120 carregamentos rápidos.
A bateria de 24Kw que coloquei é de um Leaf de 2016 (salvado), mk2 com 78K km; perdeu uma barra; 37 carregamentos rápidos; hoje de manhã, a 100% estava com 18.2 kw; 82.84% de SOH.
Estou confiante que, se ao final de 10 anos com uma bateria de 24Kw cheguei aos 290K km, com esta troca conseguirei andar mais uma boa meia dúzia de anos (se não tiver azares de maior).
A oficina fica na zona de Torres Vedras: Second Cycle Lda.
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Um abraço a todos!
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
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Re: diário de bordo - prgc
Obrigado pelo seu relato 
12000€ por uma bateria de 40kWh na acicetec?
Acabou por gastar quanto na troca?
O que fez a sua bateria?

12000€ por uma bateria de 40kWh na acicetec?
Acabou por gastar quanto na troca?
O que fez a sua bateria?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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Re: diário de bordo - prgc
Olá caríssimos!
A experiência com o meu leaf tem corrido tão bem, que até me tenho esquecido de fazer atualizações ao DB...
Em dezembro de 2023 mudei a bateria, de 24kw (mk2) e com 11 barras.
Com a bateria de origem carregava 2/3 vezes por semana nos postos públicos. Desde janeiro até agora terei carregado 10 vezes em postos públicos. Compensou, sem dúvida.
Atualmente o carro está com 315000 km, e pronto para as curvas!
Estaria totalmente tranquilo para continuar com o carro por mais 200000 km, mas surgiu uma possibilidade de trocar por um leaf de 62kw.
Neste sentido, gostaria de ter a vossa ajuda sobre esta versão de baterias. Alguém pode dar feedback sobre as baterias dos leafs de 62kw, por favor?
Obrigado desde já !
A experiência com o meu leaf tem corrido tão bem, que até me tenho esquecido de fazer atualizações ao DB...
Em dezembro de 2023 mudei a bateria, de 24kw (mk2) e com 11 barras.
Com a bateria de origem carregava 2/3 vezes por semana nos postos públicos. Desde janeiro até agora terei carregado 10 vezes em postos públicos. Compensou, sem dúvida.
Atualmente o carro está com 315000 km, e pronto para as curvas!
Estaria totalmente tranquilo para continuar com o carro por mais 200000 km, mas surgiu uma possibilidade de trocar por um leaf de 62kw.
Neste sentido, gostaria de ter a vossa ajuda sobre esta versão de baterias. Alguém pode dar feedback sobre as baterias dos leafs de 62kw, por favor?
Obrigado desde já !
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- BrunoAlves
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Re: diário de bordo - prgc
Eu como já disse noutro tópico, não comprava um Nissan nem que fosse a última marca de carros existente. Tive um, gostei muito sem dúvida, mas atualmente e com tanta oferta é um completo "não".
Dito isto, não há dúvida que é o carro mais "trabalhável" fora da marca. Conheço quem tenha montado uma bateria de 62 num 40, fazem-se essas trocas como fizeste, o que nos restantes VE é muito menos habitual. Mas também é menos habitual porque não são fracos como o Leaf.
A bateria de 62 é igual às anteriores, ainda sem refrigeração e com uma curva de carregamento totalmente sofrível por causa disso.
Dito isto, não há dúvida que é o carro mais "trabalhável" fora da marca. Conheço quem tenha montado uma bateria de 62 num 40, fazem-se essas trocas como fizeste, o que nos restantes VE é muito menos habitual. Mas também é menos habitual porque não são fracos como o Leaf.
A bateria de 62 é igual às anteriores, ainda sem refrigeração e com uma curva de carregamento totalmente sofrível por causa disso.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
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Re: diário de bordo - prgc
Como deves conhecer a minha experiencia com a Nissan tem sido um calvário e por esse motivo não posso recomendar a ninguém a compra de um Leaf. No entanto tal como todos que tivemos Leaf´s, cá em casa também adoramos o carro e a nossa prioridade sempre foi querer que a Nissan arranja-se o carro, mas por algum motivo ainda desconhecido, esta a mandar abater os carros e a dar o dinheiro aos proprietários. Dá a ideia que nem a Nissan os quer.
Tive um Leaf de 62 emprestado pelo concessionário uma das vezes que o carro esteve na Nissan e posso dizer que para viagens até 600km pelas estradas nacionais não é sofrível, mais que isso sofre do mesmo problema do Leaf de 40. Aquecimento da bateria e como consequência rapidgate, o que torna as viagens um martírio.
Como já foi dito tem o mesmos problemas das outras versões. Há relatos de carros com degradação acentuada em algumas células, há relatos de células inchadas. Portanto o problema existe também na versão de 62. Na minha opinião até pode ser pior, porque no mesmo caixote onde começou com 24kWh conseguiram "enfiar" 62kWh. Sim, a química é diferente mas o espaço é o mesmo para quase 3x mais capacidade e sem refrigeração.
Ter em consideração.
- Não tem CCS e o Chademo tem tendência a desaparecer e os carregadores rápidos se não estou em erro apenas permite 60kW. Numa das viagens que fiz passei perto de um HUB que não pude utilizar porque era tudo CCS.
- Se a bateria aquecer muito, leva muitas horas até perder temperatura o que resulta em a bateria estar "a cozinhar em lume brando" durante várias horas, ou até dias.
- É um carro pouco eficiente nunca consegui baixar dos ~16kWh/100km daí ter tão pouca autonomia para uma bateria de 62kWh. 16kWh/100km consegui eu fazer no Tesla Model S 75D (dual motor).
- A Nissan não esta a lidar bem com os carros que tem apresentado problemas. Existem vários relatos de pessoas que estão há meses sem carro devido aos problemas na bateria, e a Nissan nem arranja, nem indemniza, nem dá carro de substituição.
Resumindo, se queres ter uma carga de trabalhos compra um Leaf, se não pensa noutro carro. Basta pensares porque é que existem tantos Leaf a venda neste momento ao desbarato.

Tive um Leaf de 62 emprestado pelo concessionário uma das vezes que o carro esteve na Nissan e posso dizer que para viagens até 600km pelas estradas nacionais não é sofrível, mais que isso sofre do mesmo problema do Leaf de 40. Aquecimento da bateria e como consequência rapidgate, o que torna as viagens um martírio.
Como já foi dito tem o mesmos problemas das outras versões. Há relatos de carros com degradação acentuada em algumas células, há relatos de células inchadas. Portanto o problema existe também na versão de 62. Na minha opinião até pode ser pior, porque no mesmo caixote onde começou com 24kWh conseguiram "enfiar" 62kWh. Sim, a química é diferente mas o espaço é o mesmo para quase 3x mais capacidade e sem refrigeração.
Ter em consideração.
- Não tem CCS e o Chademo tem tendência a desaparecer e os carregadores rápidos se não estou em erro apenas permite 60kW. Numa das viagens que fiz passei perto de um HUB que não pude utilizar porque era tudo CCS.
- Se a bateria aquecer muito, leva muitas horas até perder temperatura o que resulta em a bateria estar "a cozinhar em lume brando" durante várias horas, ou até dias.
- É um carro pouco eficiente nunca consegui baixar dos ~16kWh/100km daí ter tão pouca autonomia para uma bateria de 62kWh. 16kWh/100km consegui eu fazer no Tesla Model S 75D (dual motor).
- A Nissan não esta a lidar bem com os carros que tem apresentado problemas. Existem vários relatos de pessoas que estão há meses sem carro devido aos problemas na bateria, e a Nissan nem arranja, nem indemniza, nem dá carro de substituição.
Resumindo, se queres ter uma carga de trabalhos compra um Leaf, se não pensa noutro carro. Basta pensares porque é que existem tantos Leaf a venda neste momento ao desbarato.

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Re: diário de bordo - prgc
Não faz sentido investir num Leaf, a não ser que seja por um valor baixo e que seja mesmo necessário. No meu caso que tenho um Leaf 40, se conseguisse trocar o meu por um de 62 por apenas mais 2mil €, mantendo o mesmo nível de equipamento ou melhor, era capaz de o fazer. Agora muito mais que isso não.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: diário de bordo - prgc
Em termos de celulas tem precisamente as mesmas do 40 (NMC), só que em vez de 96s2p é um 96s3p, basicamente tem modulos de 3 celulas em vez de 2 conforme o 40.
Sofre o mesmo do 40 com os limites um bocado acima, andar com ele com temperatura no vermelho é para esquecer. Ainda pior sendo um usado sem se saber como correu a viada anterior, a comprar novo não tinha qualquer problema em comprar um LEAF, usado poderá ser complicado...
O que afastaria mais do LEAF seriam os concessionário e a marca, mais do que o carro, será sempre uma alternativa lowcost para utilização especifica....
Sofre o mesmo do 40 com os limites um bocado acima, andar com ele com temperatura no vermelho é para esquecer. Ainda pior sendo um usado sem se saber como correu a viada anterior, a comprar novo não tinha qualquer problema em comprar um LEAF, usado poderá ser complicado...

O que afastaria mais do LEAF seriam os concessionário e a marca, mais do que o carro, será sempre uma alternativa lowcost para utilização especifica....
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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- Proprietário Leaf
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Re: diário de bordo - prgc
Muito obrigado pelos vossos contributos.
Acabei por não avançar com o negócio. Na verdade não era prioritário, mas afigurava-se uma boa oportunidade.
Vou manter o meu fiel Leaf por mais uns cem ou duzentos mil km, se tudo correr bem.
Boas viagens para todos!
Acabei por não avançar com o negócio. Na verdade não era prioritário, mas afigurava-se uma boa oportunidade.
Vou manter o meu fiel Leaf por mais uns cem ou duzentos mil km, se tudo correr bem.
Boas viagens para todos!
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