
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Continuo a espera...
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Por este andar quando chegar a bateria nova tenho o SOH nos 100%. Já esteve nos 50% mas por algum motivo o carro pensa que está cada vez melhor. Na realidade está cada vez pior.
O comportamento que tinha abaixo do 50% de SOC agora começa nos 75% e aos 50% a percentagem desaparece como se fosse segundos a passar.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Mas consegues ver quais as celulas que estão a provocar isso, certo?
Um dia destes ainda ficas parado por começarem a dar problemas de isolamento.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Consigo. É a 35 e a 66 que tem menor capacidade que as outras. Descarregam mais depressa que as restantes e, carregam mais depressa que as outras.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
O meu leaf azul de 2016 está com 140mil km e começou a o que me parece ser os mesmos problemas que o teu.
Quando lhe peço mais potência (tipo 10 segundos com full power numa subida), mesmo com bateria perto dos 40% mostra a tartaruga e limita o motor.
Cheguei a ter mais de 1volt de diferença entre células antes de desligar.
Ontem foi ainda pior, desligou o carro mesmo e começou a apitar continuamente com a mensagem de "Parar o carro".
Tive de limpar os erros no leafsly para continuar viagem e foi o caminho todo com --% (uns 20km ainda).
Vou descrever a coisa no meu diário de bordo.
Quando lhe peço mais potência (tipo 10 segundos com full power numa subida), mesmo com bateria perto dos 40% mostra a tartaruga e limita o motor.
Cheguei a ter mais de 1volt de diferença entre células antes de desligar.
Ontem foi ainda pior, desligou o carro mesmo e começou a apitar continuamente com a mensagem de "Parar o carro".
Tive de limpar os erros no leafsly para continuar viagem e foi o caminho todo com --% (uns 20km ainda).
Vou descrever a coisa no meu diário de bordo.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Diferença de 1V nunca vi, mas quem anda com o carro é a mulher e ela não monitoriza com o LeafSpy quando isso acontece, comigo nunca aconteceu porque tenho o cuidado de fazer muita regeneração para tentar manter a coisa sempre o mais equilibrada possível. O máximo que vi foi cerca de 600mV de diferença entre células.frankesousa Escreveu: ↑31 out 2023, 10:26O meu leaf azul de 2016 está com 140mil km e começou a o que me parece ser os mesmos problemas que o teu.
Quando lhe peço mais potência (tipo 10 segundos com full power numa subida), mesmo com bateria perto dos 40% mostra a tartaruga e limita o motor.
Cheguei a ter mais de 1volt de diferença entre células antes de desligar.
Ontem foi ainda pior, desligou o carro mesmo e começou a apitar continuamente com a mensagem de "Parar o carro".
Tive de limpar os erros no leafsly para continuar viagem e foi o caminho todo com --% (uns 20km ainda).
Vou descrever a coisa no meu diário de bordo.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Ontem peguei no carro por volta da 13h fiz uma deslocação pequena estava tudo normal, depois volto a pegar no carro por volta das 18h e tenho o carro cheio de erros, tudo que era luzes acesas, uns sons estranhos vindos do compartimento do motor, o pedal do travão fica mole.
Ligo o Leafspy e tenho a bateria de 12V com 7V e erros no sistema de travões, erros na transmissão. Ponho a bateria a carga com um carregador e passados 10 minutos volto a ligar o carro (estava com 11V) e o carro "pega" e acontece uma coisa muito estranha, assim que o carro liga, a bateria instantaneamente passa de 11V para 14V, o carregador deixou logo de carregar.


Hoje de manhã já andei no carro estava tudo normal com a excepção de a voltagem da bateria de 12V oscilar entre os 12V e os 14V. Aparentemente a bateria de 12V esta a entregar a alma ao criador.
O carro sem a bateria de 12V é uma lata com 4 rodas, tudo falha, nada funciona.
A questão é comprar uma bateria de chumbo, ou comprar uma bateria de lítio?
Ligo o Leafspy e tenho a bateria de 12V com 7V e erros no sistema de travões, erros na transmissão. Ponho a bateria a carga com um carregador e passados 10 minutos volto a ligar o carro (estava com 11V) e o carro "pega" e acontece uma coisa muito estranha, assim que o carro liga, a bateria instantaneamente passa de 11V para 14V, o carregador deixou logo de carregar.


Hoje de manhã já andei no carro estava tudo normal com a excepção de a voltagem da bateria de 12V oscilar entre os 12V e os 14V. Aparentemente a bateria de 12V esta a entregar a alma ao criador.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Os 14V é o carregador "interno" (DC-DC) do carro a trabalhar e a carregar a bateria de chumbo.
Ontem quando o carro me desligou em andamento, ainda percorri uma distância considerável a descer até parar, e ainda estive vários minutos a limpar erros e tentar arrancar, ai, pelo que percebi a bateria de alta tensão esteve sempre desligada e tudo a ser mantido pela bateria de 12v.
Resultado, chegou aos 11.4V e quando consegui liguei o carro este esteve vários minutos com correntes de 20/15A a carregar a bateria de 12V.
Ou seja, quando dá erros da bateria de HV ele deixa de carregar a bateria de 12V e será normal esta acabar com facilidade.
Quando está "tudo bem" o normal é a bateria andar pelo 12.8/13V e o DC-DC ir mantendo essas tensões com carregamentos intermitentes (pelo menos é o que eu vejo nos logs do LeafSpy).
Ontem quando o carro me desligou em andamento, ainda percorri uma distância considerável a descer até parar, e ainda estive vários minutos a limpar erros e tentar arrancar, ai, pelo que percebi a bateria de alta tensão esteve sempre desligada e tudo a ser mantido pela bateria de 12v.
Resultado, chegou aos 11.4V e quando consegui liguei o carro este esteve vários minutos com correntes de 20/15A a carregar a bateria de 12V.
Ou seja, quando dá erros da bateria de HV ele deixa de carregar a bateria de 12V e será normal esta acabar com facilidade.
Quando está "tudo bem" o normal é a bateria andar pelo 12.8/13V e o DC-DC ir mantendo essas tensões com carregamentos intermitentes (pelo menos é o que eu vejo nos logs do LeafSpy).
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Isso tudo que dizes faz sentido. O que me esta a fazer confusão é eu ter andando no carro uma horas antes e não ter havido qualquer erro da bateria de HV e aparentemente estava tudo normal. Umas horas depois tenho a bateria de 12V com 7V.
Parece que ainda não esta tudo bem! Quando ligo o carro primeiro dá um flash no quadrante e só depois é que faz o som e aparece o load das barras.
Outra coisa que aconteceu que eu não mencionei anteriormente é que quando parei o carro tinha 40% de bateria, depois de ter conseguido por o carro a funcionar outra vez apareceu 60%. Isto não será um dado muito fidedigno porque o carro neste momento esta todo baralhado no que diz respeito a bateria HV.
Parece que ainda não esta tudo bem! Quando ligo o carro primeiro dá um flash no quadrante e só depois é que faz o som e aparece o load das barras.
Outra coisa que aconteceu que eu não mencionei anteriormente é que quando parei o carro tinha 40% de bateria, depois de ter conseguido por o carro a funcionar outra vez apareceu 60%. Isto não será um dado muito fidedigno porque o carro neste momento esta todo baralhado no que diz respeito a bateria HV.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Hoje voltei a ficar a sem bateria de 12V mas desta vez na via pública (estacionamento) o que me fez ter que dar um encosto com o carro a combustão.
Deu para perceber como é que a bateria passa de 12V aos 7V. Estando os faróis em AUTO assim que se liga o carro o faróis ligam, mais rádio, mais ventilador da chaufagem, como a bateria já não esta em condições a tensão cai abruptamente não dando tempo do carro puxar energia da bateria HV e dá-se o colapso.
Amanhã lá terei de comprar uma bateria de 12V nova.
Deu para perceber como é que a bateria passa de 12V aos 7V. Estando os faróis em AUTO assim que se liga o carro o faróis ligam, mais rádio, mais ventilador da chaufagem, como a bateria já não esta em condições a tensão cai abruptamente não dando tempo do carro puxar energia da bateria HV e dá-se o colapso.
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