Ainda estamos todos para ver como é que isso vai acontecer, e quando... Em Portugal continuam a abrir postos rápidos sem terminal, sem custo final afixado no posto, sem ad-hoc, nada... Em Espanha e nos restantes países não sabemos, mas estes postos que usei (à excepção da Zunder) não têm possibilidade de carregamento ad-hoc: há um QR code sim, mas é preciso instalar a app do CPO, registar, etc. Isto não é ad-hoc.
Vamos lá a ver o que é que o AFIR vai trazendo, e quando...
Em qualquer dos casos não "sai uma fatura com NIF". Na Europa já vi relatos de vários formatos, mas o normal é pagares com CC e depois haver um link ou QR code no final do carregamento que te leva a uma página onde podes introduzir os dados da fatura e que depois te é enviada por email. Não há terminais com impressora em lado nenhum (e ainda bem). Nos casos de viagens de trabalho onde seja necessário fatura (e sobretudo onde sejam necessários muitos carregamentos) será sempre muito mais confortável usar um eMSP ou um CPO preferencial, com registo para evitar estar sempre a introduzir dados de fatura em plataformas diferentes (e que, para já, nem existem na maioria dos casos).
A mim, como não me custa planear e procuro preços mais em conta, para já dou preferência a este tipo de utilização. Fiz os carregamentos só com a app Wenea (como poderia ter feito só com a Iberdrola se não fossem totós

, como podia ter feito com a Enel X). Com a vantagem que a app Wenea dá acesso a alguns postos gratuitos. 1 app para quase 1000km em Espanha sem qualquer problema.