Diário de bordo - 2Rs

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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mjr
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por mjr » 28 ago 2024, 22:13

É como o Bruno disse.

A única coisa que podes facilitar ligeiramente é em vez de aguardar que se desligue, podes ir monitorizando o Leaf Spy até a célula mais fraca estar nos 3,1V. A diferença de energia para desligar é muito pequena e dá algum descanso a quem tiver receio de deixar descarregar até "morrer".

Há um detalhe importante no caso da descarga até morrer. Tens de monitorizar o processo para desligar logo o carro, senão a bateria de 12V é rapidamente descarregada e podes danifica-la, especialmente se a ventilação estiver ligada para acelerar o processo de descarga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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civic
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 29 ago 2024, 08:50

Tens que levar a bateria ao fundo, só assim consegues saber o tamanho do "deposito". ;)
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 30 ago 2024, 04:49

Nonnus Escreveu:
25 ago 2024, 05:56
Acho que os espanhóis usavam células Samsung, basta saber que células é que estas tem.
Num novo post sobre a substituição de uma bateria.
Damos a garantia de novo: 8 anos ou 160.000Km, salvo se as cargas rápidas ultrapassarem 10% do número de cargas totais (como na marca). A tecnologia tem que ser obrigatoriamente a de origem NMC. As novas células são da marca GOTION grau "A". As CATL, disponíveis do mercado são de grau "B" as "A" são para os grandes compradores (fabricantes automóveis) Não tenhamos ilusões. As GOTION, não serão o Rolls Royce da células, mas equivalente a um "OPEL" que também é muito fiável.
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por civic » 30 ago 2024, 08:18

Mas as baterias de origem não eram NMC, eram LMO???
Simplesmente não tinham cobalto na sua composição.

https://insideevs.com/news/338432/nissa ... deep-dive/

Nem acredito que hoje se encontrem celulas com a quimica LMO. ;)
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 02 set 2024, 22:18

Ponto de situação: no fim de semana andei com o carro e após 66kms ficou neste ponto:
1725310955922.jpg
EstadoNacaoDomingo66kms
EstadoBateriaDomingo66kms.jpg
EstadoBateriaDomingo66kms
EstadoBateriaDomingo66kms.jpg (99.82 KiB) Visto 5961 vezes
1725310955919.jpg
SensoresTemperatura
1725310955919.jpg (81.06 KiB) Visto 5961 vezes
Apenas 3 sensores!! Não eram deviam ser 4?! :roll:

Ficou a marinar durante a noite e hoje foi até aparecer a tartaruga (na garagem com o AC ligado e os máximos também), que teimava em não aparecer!!
1725310955903.jpg
Tartaruga
1725310955907.jpg
EstadoBateriaTartaruga
A tartaruga não está aparece a uma voltagem alta!?! Segundo uma escala que encontrei, a tartaruga deveria aparecer a uma voltagem bem mais baixa!
Entretanto coloquei a carregar mas o medidor do lidl não quis colaborar... no entanto, liguei o LSpy que contou 5kwh entre os 15% e os 80%. Ora bem, somando os restantes %, deve estar entre os 7/8kwh. No entanto, está ali um buffer inferior bastante alto! :think:

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 02 set 2024, 22:43

Deixo aqui o gráfico quando o SOC no LeafSpy acusava 1%, no entanto nos logs está a 7%:
Bateria - EstadoNacaoSOC1.jpg
VoltagemSOC1
Estou bastante surpreendido pela "não falha" de algum (ou vários) dos módulos e pronto... a idade não perdoa (PDI) :lol:

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 02 set 2024, 22:47

Há algo muito, muito curioso nessa bateria. Deves ter uns bons 30% de SOC numa bateria nova.

Como eu tinha dito antes, acho que a tartaruga aparece por estimativa de energia restante. E essa já vimos que está toda lixada. O desligar é que é por tensão mínima numa célula.

És bem capaz de ter razão nos 50% de SOH que sugerias lá atrás. O facto de ainda não haver nenhuma "bad cells" no LS sugere se calhar mais que isso.
Próximo passo, andar até à tartaruga, mas a seguir continuar a andar. Aproxima-te de casa quando vires uma célula nos 3,3V por aí.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 04 set 2024, 14:54

E pronto,já me meti em trabalhos:
BateriaDrenada.jpg
Bateria a carregar com ajuda
Infelizmente o OBD não desligou e hoje de manhã ia pegar nele e ... nicles batatas.. escuridão completa.
Está à carga com ajuda de um empurrão da outra de 12v do ICE... a outra (do lado esquerdo) era para isso mas também está a precisar de ajuda\carga.
:whistle:

Também já fiquei a saber que esta do Leaf é de 2015... portanto começar a ver os saldos! Dá para fazer manutenção? Pelo que vi, parece-me que sim!
Sim eu sei, não irá durar muito mais tempo...

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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 04 set 2024, 15:46

Eu trocava... A duração das baterias é muito variável, mas sim essa idade o risco é muito elevado.
A minha última bateria durou menos de 3 anos :?
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Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por mjr » 04 set 2024, 22:01

BrunoAlves Escreveu:
02 set 2024, 22:47
Há algo muito, muito curioso nessa bateria. Deves ter uns bons 30% de SOC numa bateria nova.

Como eu tinha dito antes, acho que a tartaruga aparece por estimativa de energia restante. E essa já vimos que está toda lixada. O desligar é que é por tensão mínima numa célula.

És bem capaz de ter razão nos 50% de SOH que sugerias lá atrás. O facto de ainda não haver nenhuma "bad cells" no LS sugere se calhar mais que isso.
Próximo passo, andar até à tartaruga, mas a seguir continuar a andar. Aproxima-te de casa quando vires uma célula nos 3,3V por aí.
Concordo, mais uma vez. A tartaruga aparece com 4 gids restantes, se bem me lembro. Tem mesmo de ser pela tensão (sugeri 3,1V na célula mais fraca) ou até abrir o contactor, a descarga. Gostava até de perceber o tipo de tartaruga, ou seja a quanto está a limitar a potência realmente. É inacreditável estar na tartaruga com mais de 3,6V na célula mais fraca.

Nota - Eu não confiava na energia que diz o Leaf Spy, tem de ser apenas baseado no medidor de energia externo.
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