
Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Pelo que vou vendo, fico cada vez mais com a sensação que as tensões baixas podem ser nocivas quando não se tem juízo no pé direito, levando o pack a trabalhar com correntes maiores para a mesma potência, gerando mais calor e potenciando as reações químicas associadas à degradação.
Este raciocínio será correto?
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Eu acho que o pior para as celulas é mesmo as tensões altas, nos Evs isso não é um grande problema porque têm muitas seguranças para não atingirem valores perigosos e isso é tanto pior quanto mais alta for a relação tensão/temperatura.
Na descarga uma celula só dá o que tem...A carga é sempre mais sensivel, por isso as celulas têm por norma valores mais altos de descarga do que de carga.

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
É verdade que em SOCs mais baixos para a mesma potência a corrente tem de ser superior, aumentando o aquecimento. No entanto é também a altura em que o calor menos efeito tem na degradação por a tensão ser mais baixa.
Em SOCs (muito) baixos o principal problema ao nível da degradação é a carga. A capacidade de aceitar corrente de carga é menor e pode ser depositado lítio, ficando menos disponível para os ciclos.
Por isso é que carreguei muito lentamente até aos 3V.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Ok. Percebido.mjr Escreveu: ↑17 mai 2020, 17:32É verdade que em SOCs mais baixos para a mesma potência a corrente tem de ser superior, aumentando o aquecimento. No entanto é também a altura em que o calor menos efeito tem na degradação por a tensão ser mais baixa.
Em SOCs (muito) baixos o principal problema ao nível da degradação é a carga. A capacidade de aceitar corrente de carga é menor e pode ser depositado lítio, ficando menos disponível para os ciclos.
Por isso é que carreguei muito lentamente até aos 3V.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Quanto à situação que falei, achas que alguns ciclos profundo servirão para alguma coisa? Ou vou ter mesmo que comprar uma?mjr Escreveu: ↑17 mai 2020, 17:32É verdade que em SOCs mais baixos para a mesma potência a corrente tem de ser superior, aumentando o aquecimento. No entanto é também a altura em que o calor menos efeito tem na degradação por a tensão ser mais baixa.
Em SOCs (muito) baixos o principal problema ao nível da degradação é a carga. A capacidade de aceitar corrente de carga é menor e pode ser depositado lítio, ficando menos disponível para os ciclos.
Por isso é que carreguei muito lentamente até aos 3V.

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
A auto-descarga não dá para melhorar. São ligações internas na bateria, pequenos defeitos de fabrico ou dendrites a unir o ânodo ao cátodo.
Cargas rápidas fazem crescer as dendrites por deposição de lítio.
Acho que foi por isso que a Nissan limitou fortemente a regeneração e as cargas rápidas nas baterias do mk1.
Mais perigoso ainda é a inversão de polaridade na bateria. Aí será depositado cobre, criando dendrites mais robustas que podem depois fazer um curto a sério, levando a um descontrolamento térmico com risco de fogo.
Em packs sem BMS e desiquilibrados pode acontecer a inversão de polaridade de algumas células. Cuidado.
Cargas rápidas fazem crescer as dendrites por deposição de lítio.
Acho que foi por isso que a Nissan limitou fortemente a regeneração e as cargas rápidas nas baterias do mk1.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
O pack tem BMS, é apenas usado para o balanceamento, não uso a proteção do pack por tensão alta ou baixa, tanto isoladamente como do pack todo, esta mota não é para o dia a dia, apenas a restaurei e converti, como não consegui legalizar quero que seja no minimo auto suficiente, poder deslocá-la pelos seus proprios meios.
Pois, vou fazer uma serie de descargas profundas a essa celula, se não resolver compro uma.

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Vou desenterrar este tópico porque na sexta-feira fizeram-me uma pergunta numa formação sobre plataformas elevatórias quando abordamos a questão das baterias.
Falamos sobre baterias de chumbo, gel e lítio.
Nas baterias de lítio para este tipo de equipamento os fabricantes dão como garantia 6000 ciclos. Mas não específica o que é um ciclo. Neste tipo de equipamento é muito normal usar o equipamento durante 2, ou 3 horas e voltar a por a carga para no dia seguinte termos autonomia para se for preciso trabalhar 5 ou 6 horas seguidas. Não nos podemos dar ao luxo de "ficar a pé".
O que expliquei é que é o bms/LBC que gere as cargas e descargas e conta uma carga sempre que se liga a ficha, mas tanto pode carregar 2kWh, 3kWh, etc depende muito. Á dúvida é se isto é um ciclo.
Todos nós sabemos a diferença de ciclos profundos e ciclos parciais.
Depois também se passou a ideia que após os 6000 ciclos a bateria morre, como se tivesse um switch que se auto desligava. Ao que eu tentei explicar que não funciona assim. Pode atingir os 6000 ciclos e bateria ainda estar em muito bom estado, porque na realidade uma bateria de lítio nunca está 100%. Existe o buffer que depende da capacidade da bateria e do que fabricante acha que deve ter.
Acredito que neste tipo de equipamento que passam muitas horas com SOC a 100% deve haver um buffer considerável.
Também expliquei que a principal causa da degradação das baterias de lítio é a temperatura.
Estes equipamentos não tem carregamento rápido e apesar de ter baterias de pouca capacidade também carregam a baixa potência, portanto as temperaturas no carregamento não será nada muito elevado, exceptuando se calhar no pico do verão.
O que será um ciclo nestes equipamentos?
Falamos sobre baterias de chumbo, gel e lítio.
Nas baterias de lítio para este tipo de equipamento os fabricantes dão como garantia 6000 ciclos. Mas não específica o que é um ciclo. Neste tipo de equipamento é muito normal usar o equipamento durante 2, ou 3 horas e voltar a por a carga para no dia seguinte termos autonomia para se for preciso trabalhar 5 ou 6 horas seguidas. Não nos podemos dar ao luxo de "ficar a pé".
O que expliquei é que é o bms/LBC que gere as cargas e descargas e conta uma carga sempre que se liga a ficha, mas tanto pode carregar 2kWh, 3kWh, etc depende muito. Á dúvida é se isto é um ciclo.
Todos nós sabemos a diferença de ciclos profundos e ciclos parciais.
Depois também se passou a ideia que após os 6000 ciclos a bateria morre, como se tivesse um switch que se auto desligava. Ao que eu tentei explicar que não funciona assim. Pode atingir os 6000 ciclos e bateria ainda estar em muito bom estado, porque na realidade uma bateria de lítio nunca está 100%. Existe o buffer que depende da capacidade da bateria e do que fabricante acha que deve ter.
Acredito que neste tipo de equipamento que passam muitas horas com SOC a 100% deve haver um buffer considerável.
Também expliquei que a principal causa da degradação das baterias de lítio é a temperatura.
Estes equipamentos não tem carregamento rápido e apesar de ter baterias de pouca capacidade também carregam a baixa potência, portanto as temperaturas no carregamento não será nada muito elevado, exceptuando se calhar no pico do verão.
O que será um ciclo nestes equipamentos?
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- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Um ciclo será a descarga de uma bateria de 100 a 0%, este é o ciclo usado pela industria de baterias.
A questão que se coloca é quais as variaveis que alteram a quantidade de ciclos que uma bateria faz, podem ser, o tamanho de cada ciclo, temperatura, potência carga e de descarga,... Ou seja, muita coisa pode influenciar o numero de ciclos.
O problema das baterias de chumba/acido é que a solução é muito liquida, mesmo nas de gel, o caminho das baterias é seguir para o estado solido, alem disso esta solução é muito instável e corrosiva, ou seja, mesmo que não utilizes a bateria ela vai degradar muito, uma bateria que ande sempre dentro de um armazém pode durar muito, se apanhar muita amplitude termica vai durar muito menos, tenho esse exmplo onde trabalho, um Linde do armazém pode fazer 10 anos sem mexer, um igual que ande na rua dificilmente vai alem dos 2 anos.
https://www.evengineeringonline.com/wha ... ery-cycle/The concept of rechargeable battery cycles begins with the discharge cycle that’s defined and the process of draining a fully charged battery to a fully discharged state.
A questão que se coloca é quais as variaveis que alteram a quantidade de ciclos que uma bateria faz, podem ser, o tamanho de cada ciclo, temperatura, potência carga e de descarga,... Ou seja, muita coisa pode influenciar o numero de ciclos.
O problema das baterias de chumba/acido é que a solução é muito liquida, mesmo nas de gel, o caminho das baterias é seguir para o estado solido, alem disso esta solução é muito instável e corrosiva, ou seja, mesmo que não utilizes a bateria ela vai degradar muito, uma bateria que ande sempre dentro de um armazém pode durar muito, se apanhar muita amplitude termica vai durar muito menos, tenho esse exmplo onde trabalho, um Linde do armazém pode fazer 10 anos sem mexer, um igual que ande na rua dificilmente vai alem dos 2 anos.

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Re: Degradação das baterias vs SOC, DOD, Temperatura
Eu só acrescentaria que eles certamente se referem aos ciclos de carga/descarga relativamente à carga útil da bateria. Ou seja os 0%-100%-0% úteis podem perfeitamente ser 10%-80%-10% reais, e por isso ser possível um número tão elevado de ciclos.
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