Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por BrunoAlves » 19 mar 2025, 00:05

EVUber Escreveu:
18 mar 2025, 11:04
Em AE a 120km/h uns 300km
Para um pack tão grande realmente isso é muito pouca autonomia, muito guloso mesmo.
A velocidades mais baixas já é bem mais eficiente, mas em viagens longas acima da autonomia que precise de 2-3 carregamentos já se torna relevante.

É o que é. Bons km
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

EVUber
Mensagens: 116
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 20 mar 2025, 14:37

Da forma como conduzo actualmente, o bz4x faz menos 40km numa carga que o e-Niro.

O bz4x consome bastante mais acima de 120km/h do que o E-Niro que consegue ser mais eficiente.

Acresce outros factores tais como não ter sistema de sofagem, por isso ando quase sempre com Bomba de calor ligada para frio ou calor
O E-niro tinha uns 5km de diferença entre velocidade GPS real e o que mostra o conta-kilometros, no Bz4x são 2km.

O modo regenerativo do bz4x é mais notório e não é possível "andar a vela" como no E-niro

Consumo á tomada
BZ4X
Imagem

E-Niro
Imagem

EVUber
Mensagens: 116
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 20 mar 2025, 14:47

Bug no sistema de limite de carregamento do BZ4X

Se limitar o carregamento de carga para 90% ou menos no sistema multimedia, não assume essa limitação e carrega até 100% e se desligarmos a viatura, os settings voltam para os de fabrica.

Imagem

Actualmente é melhor utilizar a mesma função no sistema do painel de control, pois ao desligar a viatura os settings mantém e carrega até ao valor que definido.
A app toyota não tem esta função de limitar a carga.

Imagem

Corey8
Mensagens: 9
Registado: 23 out 2017, 23:25
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por Corey8 » 31 mar 2025, 23:53

Obrigado pela informação da autonomia.

Entretanto fui experimentar e gostei do conduzir. O Carro é espaçoso, confortável, no entanto houve uma situação que fez para que não sirva como escolha no meu caso... A minha mulher ao volante não consegue ver o visor da frente, pois este fica cortado pelo mesmo... Por mais banco ou volante regulado, foi impossível... Apenas com o volante todo para baixo é que conseguiu, mas não era solução, pois ficava com o volante a bater nas pernas e os braços posicionados para baixo...



Continuação de muitos kms.

EVUber
Mensagens: 116
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 18 abr 2025, 20:30

Neste momento o BZ4X tem 61.800KM

Observando os dados do car scanner
Car scanner indicava 194.97Ah inicialmente
Com 61.800km indica 191.19Ah
Degradação de 1.93%

Mantendo este nível de degradação hipotéticamente tera estes valores (arredondado p/ 2% )

2% aos 60.000km
4% aos 120.000km
6% aos 180.000km
8% aos 240.000km
10% aos 300.000km
12% aos 360.000km
14% aos 420.000km
16% aos 480.000km
18% aos 540.000km
20% aos 600.000km
22% aos 660.000km
24% aos 720.000km
26% aos 780.000km
28% aos 820.000km
30% aos 880.000km (altura de activar a garantia da bateria )

Uma curiosidade, tenho usado o pack 4 como referencia para medir os valores, mas agora notei que o pack 1 agora tem menos degradação que o pack 4, anteriormente o pack 1 tinha mais degradação, talvez seja calibraçao das células, não sei.

Imagem


Revisão dos 60.000km foi 190€ directamente na Caetano Auto

Mudaram filtro do habitáculo e o oleo dos travoes
Foi feita um diagnóstico da degradação da bateria que demorou 50 minutos ao abrigo de uma campanha mas não informam o cliente dos valores.

Foi feita uma atualização de software na viatura, apos ter reportado o bug do limite de carregamento não fixar.

Nesse dia apos a actualização limitei carregamento a 90% e funcionou, terminado o carregamento, fui a viatura, abri a porta, fechei a porta e continuou o carregamento até aos 100%, ou seja o facto de abrir a porta faz reset ao sistema :D :think:


Na semana que fez uns dias de sol a autonomia subiu para os valores 500km aos 100%

Imagem


E hoje pela primeira vez testei um Posto de 300kW em cascais, e o Bz4x carregou até ao 134kW, foram so 5 minutos mas deu logo para ver que a temperatura maxima das baterias subiu logo para 30 graus.

Imagem

Não sou fa de postos ultra rápidos, para a tecnologia destas baterias acho 45kWh o sweet spot, até 77kWh ainda utilizo se não meter muito aquecimento nas baterias, máximo até 35 graus.


Imagem
Última edição por EVUber em 18 abr 2025, 21:58, editado 2 vezes no total.

civic
Mensagens: 1958
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por civic » 18 abr 2025, 21:30

Não me leves a mal, mas, kWh é energia, os postos debitam potência que deves referi como kW, parece a mesma coisa mas não é, andei por aqui confuso com os teus numeros. :lol:
Potência de carga = kW
Energia acumulada = kWh

;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

EVUber
Mensagens: 116
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 18 abr 2025, 21:36

Esta semana tive oportunidade de obter leituras da bateria de um BZ4X versão exclusive MADE IN Japan e o pack de baterias apresenta valores iguais ao meu premium, 194.97Ah

Imagem

Tipo de Farois, ajudas condução, mala eléctrica, vidros escurecidos, alguns acabamentos interiores, ecran 8" vs 12" são algumas diferenças, mas não valem os 7.000€ a mais que paguei pelo premium.

Com desconto para empresas o exclusive actualmente vende por 38.000€

EVUber
Mensagens: 116
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 67kWh

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por EVUber » 18 abr 2025, 21:38

civic Escreveu:
18 abr 2025, 21:30
Não me leves a mal, mas, kWh é energia, os postos debitam potência que deves referi como kW, parece a mesma coisa mas não é, andei por aqui confuso com os teus numeros. :lol:
Potência de carga = kW
Energia acumulada = kWh

;)
Obrigado, ja corrigi

Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”