Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 522
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 21 mar 2025, 00:22

Sem alterar nada nas configurações, tudo o que peço para me fazer em auto-estrada, ajustar velocidade, ali cumpriu. :? Não consigo perceber de todo, e já dei todas as voltas possíveis à configuração.
Ainda sobre este ponto, vou assumir que é limitação do sistema a velocidades mais elevadas / auto-estrada:

A descer a Calçada de Carriche com o AP ligado o carro lê e assume os vários limites de velocidade, ajustado a velocidade máxima do AP consoante a leitura, algo que deixa de fazer em plena A8, sempre com AP ligado non-stop: apesar de ler os 80 antes das portagens, nada, mantém uma velocidade mais elevada.

Após sair da A8 e após ligar novamente em estrada nacional, começa novamente a ajustar e cumprir com os limites de velocidade. :?

-> Quando está fora de autoestrada e respeita os limites, não deixa ajustar manualmente a velocidade máxima além de 10km/h acima do limite lido, coisa que em auto-estrada não acontece. O erro apresentado quando tento indica limitações de "Autosteer".

Ao pesquisar dei com isto no reddit, mas não encontro qualquer outra informação sobre estes possíveis dois modos e de como podem influênciar.
Autosteer has two "modes", highway and streets. On streets you cannot go more than 5 mph over the speed limit. On highways you can go up to the maximum 80mph.
Edit: No manual só encontro isto:
Restricted Speed

On a controlled-access highway, the cruising speed reflects the speed limit, taking into consideration any offset you've specified using Speed Assist. However, if you choose to use Autosteer on residential roads, a road without a center divider, or a road where access is not limited, Autosteer may limit the maximum allowed cruising speed and the instrument panel displays a message indicating that speed is restricted. The restricted speed will be the speed limit of the road plus 5 mph (10 km/h).
Mas não explica porque é que nas "controlled-acess highway" não ajusta a velocidade, e em todos os outros lados parece que sim. :roll:


Entretanto optei por ligar de forma permanente o Sentry fora de casa. O carro tem gasto 3% durante o dia de trabalho. A parte chata qb é que chegou a ter dias com 30 ocorrências de ficar estacionado em zona de passagem. :lol: Na semana passada por exemplo, tive alguém parado a pouca distância do carro durante uns 8 minutos a olhar para uma loja do outro lado da rua, tendo gerado 7 a 8 vídeos com a pessoa quase sempre na mesma posição, quase imóvel a centímetros do carro.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 522
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 25 mar 2025, 23:34

2025.8.4 a chegar neste preciso momento.

A ver como vai ficar a questão da previsão da autonomia, e se passa então a ser possível efetuar o teste de degradação de bateria.
202584.jpeg
O valor da página "Consumos" volta a ser possível de observar em parciais mais pequenos, e é bem vinda a opção de reset, já que o sistema o fazia ocasionalmente à mesma sem ter percebido o critério.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 522
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 26 mar 2025, 23:26

Valores relativos às viagens agora apresentam casas decimais, a indicação de consumo já se encontra dividida novamente, e a parte que me deixava mais curioso foi um balde de água fria:

Sem.jpeg


Apenas com carregador de 5kW. :snooty: :snooty:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 522
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 17 abr 2025, 17:53

PSX_20250417_100900.jpg
E hoje o Auslander lá chegou aos 15000 km feitos na nossa mão. :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por Nonnus » 19 abr 2025, 07:43

rjspedition Escreveu:
26 mar 2025, 23:26
Valores relativos às viagens agora apresentam casas decimais, a indicação de consumo já se encontra dividida novamente, e a parte que me deixava mais curioso foi um balde de água fria:


Sem.jpeg



Apenas com carregador de 5kW. :snooty: :snooty:
Era para abrir um tópico para se discutir essa nova funcionalidade, para quem tem Teslas partilhar.

Por aquilo que tenho visto de quem partilha os carros andam abaixo de 10% (+/- 4%/6%) de degradação, o que a ser verdade cai por terra que as baterias ao fim de alguns anos deixam de ter utilidade. Já vi testes de carros com 300000km.

Talvez a Toyota tenha sido a primeira a perceber que as baterias duram mais do que se pensava daí a tal garantia de 10 anos ou 1kM de km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 522
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 19 abr 2025, 16:45

De todos os que tenho visto confesso que fico entre o sentimento entre o "era o esperado" e "pior do que estava à espera".

A afirmação da Tesla é que em média, os 3/Y chegavam aos 320 000km (200 000 milhas) com uma degradação em média de 15%.

Nos testes que tem vindo a aparecer ainda não há muitos nessa faixa de valores rodados para ter uma base mais ampla, mas parece-me que aquele valor é optimista.

Ou então as baterias chegam mesmo a um patamar onde a degradação é menos acelerada, tal como o gráfico da Teslalogger parece indicar:

aa.JPG
https://teslalogger.de/degradation.php

Deste lado tenho feito 1 carga mensal a 100% por mês, antes de uma saída mais prolongada, e em todas deste ano o valor estabilizou nos 440 anunciados de range, o que significa uma perda de 59 dos 499 km que marcava originalmente.

Por um lado tenho pena que com o último update o valor apresentado tenha deixado de ser 100% referente ao consumo nominal. Ainda não fiz nenhuma carga total após a actualização para verificar se há diferença, mas era uma maneira simples e rápida de saber o que o carro conseguia ler da capacidade da bateria.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 522
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 19 abr 2025, 17:27

Vale o que vale, ou seja pouco, porque estão aqui os LR e SR, 3, 3 Highland e Y todos ao molho, mas tirei distância e percentagem de 17 testes que encontrei em 5 minutos pelos 2 grupos relativos à Tesla no facebook e pedi ao chatgpt um gráfico:
grafico_tesla_facebook_1904_polinomial.png
EDIT: Tendencia editada

Vou apontado na folha de cálculo quando me cruzar com um teste pelo feed.
Anexos
grafico_tesla_facebook_1904_polinomial.png

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”