Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Peugeot
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3490
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por RJSC » 29 mar 2025, 17:18

Nonnus Escreveu:
28 mar 2025, 19:56
Há uns meses tive conhecimento através do @Telmo Azevedo no grupo Kauai/Kona de um dispositivo para fazer a ligação do telemóvel ao carro sem fios que suporta AndroidAuto e Apple Carplay. Mas este dispositivo vai mais além, permite instalar aplicações directamente da GooglePlay. Isto é, permite ter todas as aplicações que se tem no telemóvel nesta pequena box. Permite ligação a internet através de um cartão SIM, ou através de uma ligação de dados do telemóvel (hotspot).

Acabei por comprar. Hoje testei e funciona bastante bem, não notei nenhum delay com o carro em andamento e com a aplicação NOSTV ligada.

Para quem quiser algo do gênero aqui fica o link: https://pt.aliexpress.com/item/10050059 ... pt=glo2bra

Eu consegui comprar por 80€.

NOTA: o dispositivo não faz o espelhamento do telemóvel para o carro por defeito. Para isso tem de se instalar aplicações especificas. Sei que funciona no Kauai, no Niro e no e2008.
Parece boa ideia, só tenho pena que não haja uma que seja suportada por distribuições Android comunitárias como LineageOS.
Tenho comprado só telemóveis suportados pelo LineageOS e continuam com software atualizado e livre de entulho anos depois do fabricante ter ignorado manter o software do dispositivo.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 abr 2025, 16:01

Como tinha dito anteriormente tinha na ideia de fazer um teste de tomada assim que o tempo quente aparecesse. Pois bem foi hoje que levei o carro até a tartaruga. Até foi bastante pacifico ao contrário do que estava a espera. Na realidade sempre pensei que seria arriscado levar este carro até a tartaruga em andamento e que seria melhor estacionado e com A/C ligado. Mas foi bastante pacifico e cheguei a casa tranquilo. O facto de também andarmos nisto há tantos anos também ajuda.


Abalamos assim:

Imagem Imagem Imagem

Andados 58km aparece o primeiro aviso de bateria fraca, na APP reportava 12%, acendeu uma luz vermelha do estilo da reserva dos ICE.
Ainda estimava 40km o que não se veio a confirmar, andou cerca de 27km:

Imagem Imagem Imagem

Consigo chegar a casa e a tartaruga não apareceu. Dou mais uma volta ao quarteirão, ligo o A/C, selecciono modo Desportivo e ao primeiro arranque em modo Desportivo aparece a tartaruga, o aviso de estado critico da bateria e passa automaticamente para ECO.

Imagem Imagem Imagem

Os 16km reportados pela APP aos 1% são irreais. Esses 16km foi quando despareceu a autonomia do quadrante e apareceu os --- por volta dos 7%.

E ficamos assim:

Imagem

Olhando para este consumo até parece que o mamute é um carro econômico, mas para que não haja ilusões esta viagem foi feita em velocidades de 50/70/80 nunca passei dos 80km. A velocidade média indica isso mesmo. Consegui ver consumos de 8kWh/100km na ida porque é sempre a descer e como tudo o que desce tem de subir para cá foi o inverso e o consumo subiu para os 12kWh/100kWh

Agora esta a carregar quando terminar vamos ver a quantidade de energia que ainda leva este pack.

Com ajuda dos painéis solares consigo carregar a 7.4kWh e manter a casa a funcionar.

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2025, 00:12

Carregou durante 7h15m e consumiu 47.4kWh sendo que segundo a Peugeot tem 46.3kWh úteis, e o Car Scanner diz que o SOH é de 91%, o que dá cerca de 41kWh. Se considerarmos 10% de perdas durante o carregamento dá 42kWh.

A autonomia que era sempre 274 km carregado a 100% agora é de 282km.

Imagem Imagem Imagem Imagem

Carregado a 100% as células têm uma tensão de 4.1V e a tartaruga aparece por volta dos 3.3V
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 1957
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 26 abr 2025, 19:07

Ou seja, parece-me que o car scanner é muito fiavel a indicar a energia da bateria, que dizes?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 abr 2025, 20:53

Sim, parece-me bem fiável e bem completa e ao contrário de outras apps não tens que carregar pids específicos para cada carro.

Selecionas o carro e já está, e o mais fixe é conseguires teres vários carros adicionados e comutar entre eles.

Fiquei tão bem impressionado que no final deste teste acabei por adquirir a versão pro.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 1957
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Peugeot e2008 Active - Nonnus

Mensagem por civic » 27 abr 2025, 18:29

Eu também tenho, é pena ter poucos BMW, só consigo utilizar o perfil do IX3, apenas consigo ver a tensão do pack e a temperatura do arrefecimento da bateria, uma treta. :(
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Responder

Voltar para “Peugeot”