MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Mercedes
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Mensagem por civic » 26 ago 2025, 08:50

Já dei exemplos de alternativas, faltou-me apenas o A6 sedan que acho que está muito bom. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 26 ago 2025, 09:16

Hoje em dia as marcas disponibizam certos modelos durante um , ou dois dias para o cliente fazer testdrives.

Já contactou a Mercedes para ver se existe essa hipótese e testar o carro em situações reais?

Melhor que a opinião de um amigo do amigo é você ter a sua percepção se o carro se adecua a sua utilização.

Outra hipótese é alugar um carro por um dia.

Eu para ser sincero nos carros que comprei apenas fiz testdrive com o Leaf, era o primeiro eléctrico, a informação em 2017 era escassa. O Peugeot e2008 fiz o testdrive mas foi mesmo só para ver se estava tudo bem com o carro. A decisão já estava tomada. O Niro foi comprado sem nunca me ter sentado dentro de um. Para tal contribuiu em muito o diário de bordo do @EVuber que numa utilização extrema o carro deu provas de ser altamente fiável.

Ao longo destes anos tive o prazer de conduzir vários carros eléctricos e numa visão geral acaba por ser tudo a mesma coisa em relação a parte "mecânica". Ir ao pormenor do tipo de bateria para uma utilização normal do carro, concordo que é uma coisa de geek (não é pejorativo), há uns que só gostam de carros pretos, outros de brancos.

Certamente que a nível de possíveis "problemas" já leu muito acerca do carro e por esta altura será mesmo só uma questão na dúvida se o carro faz aquilo que o construtor promete.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

RicardoDias
Registado: 08 nov 2018, 20:02
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por RicardoDias » 26 ago 2025, 11:02

Nonnus Escreveu:
26 ago 2025, 09:16
Hoje em dia as marcas disponibizam certos modelos durante um , ou dois dias para o cliente fazer testdrives.

Já contactou a Mercedes para ver se existe essa hipótese e testar o carro em situações reais?

Melhor que a opinião de um amigo do amigo é você ter a sua percepção se o carro se adecua a sua utilização.

Outra hipótese é alugar um carro por um dia.

Eu para ser sincero nos carros que comprei apenas fiz testdrive com o Leaf, era o primeiro eléctrico, a informação em 2017 era escassa. O Peugeot e2008 fiz o testdrive mas foi mesmo só para ver se estava tudo bem com o carro. A decisão já estava tomada. O Niro foi comprado sem nunca me ter sentado dentro de um. Para tal contribuiu em muito o diário de bordo do @EVuber que numa utilização extrema o carro deu provas de ser altamente fiável.

Ao longo destes anos tive o prazer de conduzir vários carros eléctricos e numa visão geral acaba por ser tudo a mesma coisa em relação a parte "mecânica". Ir ao pormenor do tipo de bateria para uma utilização normal do carro, concordo que é uma coisa de geek (não é pejorativo), há uns que só gostam de carros pretos, outros de brancos.

Certamente que a nível de possíveis "problemas" já leu muito acerca do carro e por esta altura será mesmo só uma questão na dúvida se o carro faz aquilo que o construtor promete.
Já tenho marcado amanhã na mercedes e irei também passar na audi!

Como você sabe, pela sua experiencia, os carros eletricos tem sempre o "problema" de circular em AE, na minha opinião, um carro que corresponda em AE (falando em autonomia) irá corresponder em qualquer circuito (isto no meu mundo), estando o consumo ligado a vários fatores, até poderei ter o carro durante dois dias (que será uma optima ideia), pederá não ser totalmente esclarecedor, devido ao tempo, neste sentido tentei por este fórum chegar a algum proprietário, ou amigo de um amigo, perceber os prós e contras em AE, por exemplo, faz Lisboa Porto? Sim faz, em que velocidade? Quanto gastou?

Talvez, será difícil conseguir esse relato!

civic

Mensagem por civic » 26 ago 2025, 11:34

Eu acho que para essas condições o melhor é sempre a opção de um Sedan, eu no i4 consegui que o concessionário me emprestasse o test-drive por um dia completo. ;)

Quando fala de AE fala de que velocidades?
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 26 ago 2025, 13:23

civic Escreveu:
26 ago 2025, 11:34
Essa é que a questão.

Embora todos saibamos que o limite é entre os 50km/h e os 120km/h a verdade é que quando vamos a 120km/h a maioria dos outros condutores passam por nós.

Aqui não há milagres

Se for um condutor moderado certamente faz Lisboa/Porto, se for um condutor apressado (160km/h) pois não deverá fazer.

Os carros grandes são gulosos por natureza.

Não sei se ajuda, neste canal tem muitos vídeos de vários modelos testados em auto estrada, mas a velocidades de 120km/h

https://youtube.com/@carrosev?si=T923ZfQSyXVP4-Gv

Neste entra um mercedes EQE:

https://youtu.be/KpiI7j4h1Nk?si=8vMEmYzSnRuRbncp
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

EVUber
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber » 26 ago 2025, 13:42

RicardoDias Escreveu:
26 ago 2025, 06:10
Obrigado pela discussão gerada em torno das baterias!

Vamos ser práticos, quantos problemas houve com as baterias que equipam a Mercedes? Percentagem que representam as suas vendas? E em outras marcas? Na Tesla? Todas as marcas já passaram por um episódio parecido! Se houve correção? Ainda melhor!

Estamos num forum de discussão e as minhas opiniões estão fundamentadas acerca das baterias dos mercedes.

Em minha opinião
Faça um bom seguro, este EQE que ardeu na coreia levou consigo para a sucata 40 veículos e 140 danificados num complexo de apartamentos que ardeu durante 8 horas.

Problemas e recalls com baterias mercedes/farasis e declino de vendas

A Mercedes doou 3.3 milhões e aluguer de mercedes classe E gratuitos durante um ano para os residentes afectados no incendio, um sinal de bom samaritano.
The CEO of Mercedes-Benz Korea has met with the affected residents of the apartment twice. In response to the incident, the automaker has pledged to donate 4.5 billion won ($3.34 million) to assist them and is offering to rent its new E-Class sedan for free for one year.
As vendas cairam a pique no mes seguinte
The controversial EV fire resulted in an immediate sales shock for the German luxury automaker. According to data from market tracker CarIsYou, Mercedes-Benz Korea experienced its largest decline in EV sales in August, selling only 133 Mercedes-Benz EVs — down 50.4 percent from the previous month.
Em 2021 as Baterias FARASIS tiveram um recall de 31.963 veículos devido a risco de incendio
https://cnevpost.com/2021/03/24/baic-ne ... re-hazard/

Em 2024 Mercedes recall 7.000 EV nos estados unidos devido a risco de incendio
https://insideevs.com/news/750204/merce ... fire-risk/
The affected battery packs were manufactured by Farasis Energy in China. While there have been no reports of them catching fire stateside, the NHTSA’s report mentions there have been reports of battery fires outside the U.S. That said, after investigating these incidents, Mercedes-Benz did not find the root cause of the problem, nor any specific combination of factors that could lead to the battery catching fire. Hence, the company has issued a global safety recall, which includes 7,362 units sold in the United States.
Muito ja nem se lembram do EQE que ardeu no reino unido (link com video) ?
https://www.thesun.co.uk/motors/3142727 ... -driveway/

Em Março de 2025 outro EQE explodiu, e não foi muito divulgado pela media
[youtubes]https://youtu.be/nOXXoHp0Yac?si=DHf2zLpY_p-dyePC&t=253[/youtubes]

Em 2023 um EQE350+
[youtube]https://www.youtube.com/shorts/OHSdXD8kZE4[/youtube]

Outras marcas

A LG teve os seus problemas com as baterias e resolveu-os, mas nota-se que na Coreia do Sul e no japão a musica que toca é a outro ritmo .

Um cooperação entre Kia, Hyundai, LGes, SamsungSDI, Sk innovation, nasceu a "Battery Safety Task Force" (apos o incêndio) para melhorar a qualidade das baterias.

new safety patents
digital battery passports
design quality
production quality
fire prevention technologies

fonte: https://www.electrive.com/2025/08/25/ba ... ll-makers/

Para finalizar, cada um gasta o dinheiro aonde quer e corre os riscos que quiser....

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 26 ago 2025, 14:07

Nonnus Escreveu:
26 ago 2025, 13:23
Embora todos saibamos que o limite é entre os 50km/h e os 120km/h a verdade é que quando vamos a 120km/h a maioria dos outros condutores passam por nós.
Sei que é off-topic, mas não queria deixar de referir que acho que isto atualmente já não é nada assim. Grande parte dos meus km nacionais são feitos em AE e normalmente ando com CC a 120km/h (a menos que tenha de gerir a autonomia). A esta velocidade (estatística totalmente baseada em percepção - ou como dizem os jovens "tirada do c..." :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ) acho que ultrapasso mais do que sou ultrapassado.
Acabei de ir fazer mais 5500km para uma "ida ao pão" por vários países (hei-de falar sobre isso noutro tópico), normalmente a conduzir no limite de velocidade legal das auto-estradas onde passei. Ultrapassei infinitamente mais do que fui ultrapassado.

Lá fora pode ser da enormidade de radares que estão em todo o lado, mas no geral acho que aquela ideia que "andar na AE é no mínimo a 140" já lá vai, pelo menos em boa parte dos condutores.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic

Mensagem por civic » 26 ago 2025, 14:13

Pois, isso da velocidade também acho que atualmente se anda bem mais devagar, pelo menos em AE como a A25, muito sinuosa e com muito declives, a 120km/h ultrapasso mais do que sou ultrapassado, isso sem duvida. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

EVUber
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber » 26 ago 2025, 14:18

Então a Mercedes mentiu dizendo que as baterias nos seus veículos eram da CATL... Mas afinal eram da farasis :D :D :D

e até instruiu os stands de vendas a informar os clientes que as baterias eram da CATL :D

Mercedes-Benz Korea faces sanctions from the Korea Fair Trade Commission with regard to its false claim that all of its electric vehicles were equipped with batteries from Contemporary Amperex Technology (CATL), China’s top battery maker.

According to industry sources on Aug. 18, the Korea Fair Trade Commission (KFTC) examiner sent Mercedes-Benz Korea a review report on Aug. 12 recommending sanctions for violations of the Act on Fair Labeling and Advertising and the Fair Trade Act.

FONTE: https://news.nate.com/view/20250819n31623

No dia 1 de setembro 2025, a Mercedes deixa de vender nos estados unidos

e o seu CEO, avisa a europa sobre o declínio da indústria automóvel

https://www.msn.com/en-gb/cars/news/mer ... d=msedgdhp

fonte: https://www.msn.com/en-gb/cars/news/mer ... d=msedgdhp

RicardoDias
Registado: 08 nov 2018, 20:02
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por RicardoDias » 26 ago 2025, 17:52

civic Escreveu:
26 ago 2025, 11:34
Eu acho que para essas condições o melhor é sempre a opção de um Sedan, eu no i4 consegui que o concessionário me emprestasse o test-drive por um dia completo. ;)

Concordo plenamente, um suv irá perder autonomia em AE, velocidades normais, 120 ou no limite 140!

O melhor dos cenários seria ter números para consumos de 120 (velocidade constante) e numa viagem mais acelarada (140)!

Responder

Voltar para “Mercedes”