Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
cfvp
Mensagens: 1939
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 10 ago 2025, 10:33

Mai nada! :D
Também é mais ou menos o preço que tenho nos postos públicos, mas é preciso ser um bocado seletivo.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 49 000 kms

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3610
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 11 ago 2025, 13:23

Neste caso tenho um carregamento que ficou mais caro (0.68€/kWh) porque foi nos carregadores da ionity. Foi mais por curiosidade e porque já tinha mais de duas horas de condução e já estávamos a ficar saturados. Podia ter feito mais 40km e carregar noutro local mais barato.

Para efeitos de comparação. Ontem fiz uma deslocação numa Fiat Strada 1.9jtd. 20€ deu 12L. Fiz 150km e dos 20€ sobrou pouco, e não passei dos 90.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3610
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 27 ago 2025, 21:06

kony76 Escreveu:
28 mai 2025, 13:47
Pois, tem lógica. Vou experimentar. Nunca tive uma tarifa indexada.

Curioso que no simulador da ERSE, o tarifário da ibelectra não me aparece como o mais barato. Mas no site deles, o valor que me deram, sim, seria o mais barato, por uns 500€ anuais. Esta diferença pode estar no valo que estão a pegar para a simulação. A ibelectra estão a pegar nestes valores:
Potência contratada/dia: 0.3674 Fora do vazio: 0.1269 Vazio: 0.0595

Quanto à gold energy, quando comecei com eles, o tarifario ACP era a 0,04€ no vazio. Compensava imenso.
Agora já está a 0,09. Ainda assim, dos tarifários não indexados, continua a ser o melhor. A quota ACP anda à volta dos 60€/anuais, também não é por isso que faz diferença. Além do mais, consigo ir amortizando esse valor nos descontos no extra para o fumarento que ainda tenho em casa.
Estive hoje a fazer simulação como faço de x em x tempo e a Ibelectra deixou de ser a mais barata.

Segundo a simulação agora é EDP.

edp.jpg
Cerca de 100€ com base no meu consumo deste mês. Poderá ser mais, tenho painéis que por estes dias produzem mais que no inverno.

Por exemplo consigo ter os dois A/C ligados apenas com a produção dos painéis, coisa que no inverno não consigo
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3610
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 02 set 2025, 17:57

Mais uma actualização:

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

kony76
Mensagens: 888
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por kony76 » 04 set 2025, 09:06

Nonnus Escreveu:
27 ago 2025, 21:06
kony76 Escreveu:
28 mai 2025, 13:47
Pois, tem lógica. Vou experimentar. Nunca tive uma tarifa indexada.

Curioso que no simulador da ERSE, o tarifário da ibelectra não me aparece como o mais barato. Mas no site deles, o valor que me deram, sim, seria o mais barato, por uns 500€ anuais. Esta diferença pode estar no valo que estão a pegar para a simulação. A ibelectra estão a pegar nestes valores:
Potência contratada/dia: 0.3674 Fora do vazio: 0.1269 Vazio: 0.0595

Quanto à gold energy, quando comecei com eles, o tarifario ACP era a 0,04€ no vazio. Compensava imenso.
Agora já está a 0,09. Ainda assim, dos tarifários não indexados, continua a ser o melhor. A quota ACP anda à volta dos 60€/anuais, também não é por isso que faz diferença. Além do mais, consigo ir amortizando esse valor nos descontos no extra para o fumarento que ainda tenho em casa.
Estive hoje a fazer simulação como faço de x em x tempo e a Ibelectra deixou de ser a mais barata.

Segundo a simulação agora é EDP.


edp.jpg

Cerca de 100€ com base no meu consumo deste mês. Poderá ser mais, tenho painéis que por estes dias produzem mais que no inverno.

Por exemplo consigo ter os dois A/C ligados apenas com a produção dos painéis, coisa que no inverno não consigo

E a copernico? já analisaste?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3610
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 set 2025, 09:23

Usando a simulação por defeito (sem introduzir valores da factura) aparece como a terceira opção, mas com condicionantes, da mesma forma que aparece a goldenergy em segundo, mas também com condicionantes.

O que são estas condicionantes não consigo perceber, mas vai obrigar a qualquer coisa. Quando há uma obrigação tem de se avaliar se vale a pena em cada caso.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

kony76
Mensagens: 888
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por kony76 » 04 set 2025, 11:09

A Copérnico obriga-te a seres cooperante, ou sej, tens de comprar quotas que custam 60€, para poderes ser cliente de energia.

Pelo que percebi, a faturação é hora a hora, ou seja, se tiveres disponibilidade, podes carregar nos dias e horas mais barataos. Reparei por ex, que, se tiveres bi-horário semanal, carregar ao fim-de-semana fica bastante barato. Muitas vezes abaixo dos 2c/kwh (sem iva).

A minha dúvida é se terei essa disponibilidade e paciência para andar a ver isso, em vez da simplicidade de carregar sempre à note, nos mesmos horários.

Responder

Voltar para “Kia”