Não concordo em nada.civic Escreveu: ↑03 set 2025, 08:04Isso não é nada colocando as coisas como eles colocam, a existir problemas de bateria ela será substituida por uma recondicionanda, isto é barato em termos de custo, acho mesmo que a preocupação do pessoal com as baterias no futuro é precisamente o inverso, havendo centro de recondicionamento a sua troca será das reparações mais baratas de um EV.![]()
O mercado começando a funcionar maioritariamente a baterias vai ficar inundado delas, o seu preço vai diminuir muito, não há volta a dar, é como trocar um motor de arranque de um CI, levas o velho e trazes um recondicionado, ainda não estamos lá mas a coisa corre rapidamente para isso, pelo que vejo dos videos do Bjorn já tens isso no norte da Europa.![]()
Diversos modelos de baterias vão sendo descontinuadas e será difícil para o consumidor e até para os centros de recondiconamento arranjar baterias especificas para VE com +8 anos
E mesmo a troca de apenas um modulo completo não garante a carga/descarga nem os n de ciclos.
A fragmentação do mercado de baterias de diferentes marcas, modelos, química é péssimo para o consumidor e para oficinas especializadas em VE.
Por exemplo, a toyota troca de bateria níquel de um C-HR híbrido custa menos de 1500€, mas a bateria de lítio de um um corolla híbrido ja custa 6.000€
Se as bateria estão a durar mais do que é esperado, o mercado de usados terá sempre uma escassez de bateria, logo o preço será premium.
E se alguma baterias dos VE estão a ser usadas para sistemas de autoconsumo como segunda vida, cria ainda mais escassez para substituição em modelos de VE.
É a lei da oferta de da procura