Na sexta-feira (ontem) dirigi-me a uma oficina a fim de alinhar a direcção. Pois já algum tempo que notava o carro a fugir para a esquerda, mas agora a coisa estava a ficar mais acentuada. Já tinha olhado para o pneu do lado esquerdo para ver se havia algum desgaste anormal. O pneu à primeira vista ainda tinha rasto, ainda faltava cerca de 1mm para chegar a barra de desgaste e apresentava um desgaste uniforme, só que não. 
Ponho o carro em cima da maquina de alinhar a direcção, o mecânico mete a mão por dentro do pneu para puxar a direcção e grita: "f***-se já me aleijei... Olha lá como tens o pneu por dentro". 
Tinha os arames à mostra e alguns já partidos. O pneu não rebentou em andamento por sorte. Vamos ver o do lado direito, embora um pouco melhor, mas os arames estavam a começar aparecer também. Posto isto não fazia sentido alinhar a direcção e, devido ao perigo eminente tive de avançar para montar uns pneus novos. 
Já tinha andado a ver de pneus e tinha 4 opções: 
 Hankook Ventus Prime 4 (K135)
 Michelin Primacy 5
 GOODYEAR EFFICIENTGRIP PERFORMANCE 2.
 Bridgestone Turanza T005 (os pneus que tinha montados)
Não havia nada disto em stock na medida 215/55/R17, mas havia dois Hankook Ventus Prime 3 o que devido a urgência foi o escolhido. 
Depois então fez-se o alinhamento da direcção. 
Também detectei que no eixo traseiro os pneus não estão a ter um desgaste uniforme. Na parte de dentro do pneu os sulcos completamente aleatório tem diferenças se calhar de 1mm. Do gênero de dois em dois, depois esta um mais alto, depois 3 com desgaste mais acentuado, depois um mais alto e assim em todo o pneu. Já tinha notando um som desagradável do rolar do pneu em certas estradas do tipo quando há um rolamento do eixo gripado, mas mais suave. 
Conclusão o eixo de trás aparentemente também tem de ser alinhado, só que é uma intervenção mais complexa e vai ser feita quando levar pneus novos atrás. Complexidade prende-se com facto de o alinhamento das rodas de trás ter de feito em dois processos em que consiste num primeiro alinhamento tendo em conta as rodas da frente e depois tirar o carro da máquina, andar com o carro voltar a pôr o carro na máquina e voltar alinhar. Isto tudo leva mais de duas horas. Segundo o mecânico tem de ser assim para ficar em condições, ou então nunca vai ficar em condições.
O estranho disto é nunca ter sido detectado o desgaste anormal dos pneus pela Kia a quando das revisões. Um dos procedimentos na checklist da Kia, que eu assino é a verificação dos pneumáticos.  

O carro desde a última revisão fez cerca de 10000km
O carro esta com ~70000km, estes pneus nas minhas mãos fizeram cerca de 25000km, eram os pneus que vieram com o carro. 
Com o carro no ar aproveitei para ver o carro por baixo e encontrei este autocolante: