Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Fórum de discussão sobre os modelos elétricos da Kia.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3657
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 04 set 2025, 14:52

Já fui cliente EDP deixei de ser.

Mas coisas não vão bem para aqueles lados. Quando eu não tinha interesse ligavam todas as semanas, agora já pedi o contacto 2x e ainda não me ligaram. Se calhar não me querem como cliente.😁
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3657
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 set 2025, 18:19

E mais uma:

Imagem
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3657
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 set 2025, 18:40

Vou partilhar uma coisa convosco que no mínimo é interessante para certos mitos que se criaram ao longo dos anos.

Muitos de nós já ouvimos e vimos muitos comentários do tipo: "esses carros a pilhas só servem para atrapalhar o transito", ou "andam sempre devagar não vá acabar a bateria".

Há dias fiz uma deslocação onde iam mais 6 carros todos a combustão. Como não gosto de empatar ninguém fiquei para último não fosse o carro electrico atrapalhar o transito, ou acabar a bateria. :lol:

O resultado ao fim de 50km foi este:

Imagem

Posso-vos dizer que nunca tinha feito esta deslocação com um consumo tão baixo. Uma semana antes tinha feito essa deslocação mas sozinho e o resultado foi:

Imagem

Conclusão, fiquei a perceber que ando depressa demais :lol: :lol:

E depois ainda oiço coisas como: "Toda a gente se queixa menos tu". O Niro com esse consumo era menino para fazer 600km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Mensagens: 1952
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 16 set 2025, 20:36

Muito bom. :clap:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 50 000 kms

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3657
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 21 set 2025, 23:38

Já aqui discutimos várias vezes a questão do SoH que as apps reportam.

A última vez que tinha visto voltado a descer. Ontem antes de uma saída voltei a ligar a APP e voltou a subir.

Imagem

De notar que não faço um carregamento rápido desde que fui a Bragança. Isto diz-me que a variação do cálculo de SoH pouco depende dos QC. Penso dependerá mais de viagens grandes com alguma regularidade. Ou melhor, ciclos de carga e descarga de grande amplitude. Ultimamente tenho feito viagens grandes em vez de casa/trabalho.

Já reportou 3% de degradação e agora reporta 1.5%.

Se a degradação é um ponto sem retorno alguma coisa não está correcta na leitura das apps. 💡
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Mensagens: 1952
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 22 set 2025, 12:56

Pois esses valores não são muito fiáveis. No Leaf já me aconteceu algo parecido. Também fiquei com a mesma percepção.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 50 000 kms

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6626
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por BrunoAlves » 22 set 2025, 16:00

Nonnus Escreveu:
21 set 2025, 23:38
Se a degradação é um ponto sem retorno alguma coisa não está correcta na leitura das apps.
As apps só reportam o que o BMS "vê". Mesmo nos Leaf haviam casos de SOH a oscilar (recuperar a seguir a uma viagem com alguns carregamentos rápidos por exemplo).
Nonnus Escreveu:
21 set 2025, 23:38
Ou melhor, ciclos de carga e descarga de grande amplitude.
Eu julgo que será isto. Com ciclos maiores o BMS aprenderá melhor o verdadeiro estado, enquanto que andando sempre em valores intermédios vai estimando.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1952
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por cfvp » 22 set 2025, 16:37

BrunoAlves Escreveu:
22 set 2025, 16:00
Nonnus Escreveu:
21 set 2025, 23:38
Se a degradação é um ponto sem retorno alguma coisa não está correcta na leitura das apps.
As apps só reportam o que o BMS "vê". Mesmo nos Leaf haviam casos de SOH a oscilar (recuperar a seguir a uma viagem com alguns carregamentos rápidos por exemplo).
No meu caso chegou a acontecer subir o SoH, Hx e o Ahr e foi uma subida de 2 ou 3%.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 50 000 kms

civic
Mensagens: 2171
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diário de bordo Kia e-Niro 64kWh - Nonnus

Mensagem por civic » 22 set 2025, 17:15

No meu já ando com o SoH nos 85% desde os 80 000kms +/-, já vai com 162 000kms, o Hx tanto está nos 82 como nos 85%.
Nissan LEAF 2018 40kWh
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's

Responder

Voltar para “Kia”