mjr Escreveu: ↑25 set 2025, 12:09
(...)mesmo sem subscrição a Tesla tem atualmente um preço competitivo (não é baixo, é competitivo). Não estou tão certo que assim será daqui a um ano. Veremos.
Não é preciso ir muito atrás para encontrar preços menos simpáticos na Tesla do que agora. Quando a energia andava em píncaros, os SuC eram mais caros.
O mesmo noutros países. França tem carregamentos em SuC ao nível do preço de Portugal, Itália e Holanda (países onde estive) por exemplo é bastante mais caro que cá. A eletricidade lá também é mais cara do que cá.
E não, o preço não é competitivo. É mesmo baixo. 42cts/kWh (se formos ao preço à noite então nem há comparação) em qualquer carro até 250kW é muito baixo. Tens pouquíssimas (se algumas) alternativas mais em conta.
O facto de ter poucas localizações e com uma taxa de utilização elevada beneficia a Tesla, baixando a proporção dos custos fixos como o equipamento e a potência
Certo, mas isso no caso particular de Portugal. Vais a França e os SuC até se estorvam, e o preço é igual ao de cá. E como disse, os outros operadores nessa métrica (diluição de custos) estão muito pior que a Tesla.
Por isso é que eu acho que acusar a Tesla de dumping é absurdo. Nem de energia, nem de preços finais de carregamento.
E ainda é preciso somar ao custo aquilo que a Tesla alegadamente recebe dos proprietários por cada carregamento devido ao aumento de afluência aos restaurantes e afins do local, o que lhe permite ter custos mais baixos para os utilizadores (win win)
Isso é real? Tinha ideia que era um bocado mito urbano. Se alguma vez foi, atualmente (olhando lá para fora e para a quantidade absurda de localizações) não me faz qualquer sentido.