Nonnus Escreveu: ↑30 set 2025, 12:51
O valor que deram pelo carro foi os 36000€ + o salvado, ou apenas o salvado?
Avaliado em 36.000
Seguro paga 24.000
Salvado 12.000
Desconheço o valor do eurotax para a minha viatura, so fornecem o eurotax as seguradoras.
O principal problema que enfrentei nestes dias foi uma burocracia que é de ficar com cabelos em pé.
Fica aqui o relato para ajudar alguém que passe pelo mesmo
A proposta das seguradoras é que o proprietário contacte o salvado que fez a proposta mais alta, no meu caso a proposta do salvado é valida por 50 dias, se deixarmos passar um dia, ja estamos a perder dinheiro e a empresa de salvado passando esse prazo, podem oferecer o que quiserem.
A empresa de salvado aceita cumprir o contracto dos 12.000, caso o DUA não tenha reserva.... isto é um leasing de empresa aonde faltavam pagar 28.000€.
Prazos
receber do seguro + - 20 dias
Extinção leasing e envio de documentos 7 a 30 dias
Receber Dua sem reserva de propriedade 20 a 30 dias
Como podem ver, desde receber da companhia de seguros, injectar 4.000€ de capital para terminar o leasing, documentos e notários a mistura, nunca receberia o DUA dentro dos 50 dias....e adeus 12.000€
O esquema das seguradoras/salvados juntamente com a burocracia Portuguesa leva a muitos proprietários a perderem dinheiro porque não recebem o DUA a tempo.
Solução
Tive de injectar capital proprio (28.000€ ) terminar o leasing pagando todos os juros através de um contrato de revogação de locação financeira, e entre 7 a 10 dias enviam a documentação para extinção de propriedade do DUA e espero receber o DUA dentro de 20 a 30 dias a tempo de fechar negocio com o salvado.
E se não tivesse capital
estava tramado

o banco recebia directamente do seguro e caso não pagasse o restante, faziam uma penhora ao salvado para pagar o restante do leasing.
Fui completamente apanhado de surpresa com esta do leasing e dos salvados/reserva de propriedade.
Outra solução seria despender, tempo, desgaste, e ficar sem carro
Não aceitar a perca total, ir fazendo contra proposta as seguradoras afirmando que com aquele valor se não compra carro para substituir, recorrer aos CIMAS antes de ir para o tribunal civil e fazer valer todos os direitos em tribunal.
Por acaso tenho outro carro/backup, e consigo continuar a actividade, mais tarde vou entrar com um processo de responsabilidade civil por perca de rendimentos em acidente automóvel contra a seguradora do veiculo que causou o acidente e ação civil ( Dashcam aqui é lei).
As empresas TVDE/transferes/Taxi tem seguro de 50.000.000 para alguma coisa..
É exactamente como dizes Nonnus, temos condutores de outros países que teem cartas da farinha amparo, andam a colocar em risco quem anda na estrada e quem transportam.
So para acrescentar, este motorista tvde que causou o acidente
é do Ghana, não fala Português (como tirou o curso TVDE sem falar Portugues ??) tem permissão de residência como estudante, mas tem 44 anos
Um estudante com 44 anos ???