DB QM fernandinand
Re: DB QM fernandinand
140Ah serão uns bons 50kWh, que tipo de celulas levou?
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
83 000Km's
-
fernandinand
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
Espero que sim...ainda não consegui testar. A fazer fé na % no dashboard e GOM, parece-me que sim.
Penso que a VIVNE só utiliza células da CATL. Não abri a cobertura de um dos módulos para confirmar...deve dar para ver e ler os QR code nas células.
- filipeoliv
- Registado: 15 dez 2017, 12:14
- Data de fabrico: 14 abr 2013
- Capacidade bateria: 24 Kw
Parabéns, espetáculo
Com as barras a funcionar.
Vais ver o que bom andar sem olhar aos KMS...
Ainda à dias peguei no meu e ia a 100 kmh e pensei.
Fogo, antigamente se alguma vez andava assim
Com as barras a funcionar.
Vais ver o que bom andar sem olhar aos KMS...
Ainda à dias peguei no meu e ia a 100 kmh e pensei.
Fogo, antigamente se alguma vez andava assim
-
fernandinand
- Proprietário Leaf
Parabéns a ti também por teres tido a iniciativa anteriormente! Esse e outros feedbacks foram essenciais na decisão.
O meu sempre andou assim...apenas fazia poucas dezenas de kms a cada viagem...
- filipeoliv
Carregado a 100%, quantos km mostra?
O meu anda nos 430, mas depois de arrancar, se for por nacional, chega a marcar 500 km
O meu anda nos 430, mas depois de arrancar, se for por nacional, chega a marcar 500 km
-
fernandinand
- Proprietário Leaf
Não tem havido solar suficiente para isso
Entretanto já pude verificar algumas curiosidades. A minha mulher chegou na sexta feira com o carro a 8%. Disse-me que não ouviu o sinal de bateria fraca. Fui verificar e realmente nada...o GOM estimava 43km restantes. Parece que agora o sinal só existe aos 5% (do que me disseram do Oriente)...por mim tranquilo, pois os 2 avisos anteriores eram um bocado irritantes.
Da leitura do LS, percebi que as células andavam nos 3.40V-3.45V e a voltagem total do pack aos 8% é agora de ~330V (com as células antigas andava nos ~350V). Pedi uma spec sheet das células deste novo pack e percebi que para 3.4V@8% estas células ainda têm muito 'sumo'. Não percebi ainda em concreto o porquê, mas parece-me que eles não podem 'afundar' a voltagem total do pack abaixo dos ~320V...deve ser alguma limitação do lado do inversor DCDC. Por um lado é mau, porque ainda há alguma energia nas células, por outro até é bom para as manter naquele range típico 80%-20%.
Agora estou com outro problema mais sério e que curiosamente surgiu há 15 dias, na semana anterior ao transplante. No anterior episódio foi pacífico porque foi na entrada da casa. Ao ligar o carro de manhã, não me devo ter apercebido dos erros no quadrante e ao fazer marcha atrás percebi que não tinha travões...basicamente por instinto carreguei no travão manual de pé para não bater no portão. Ao ler o LS vi uns erros relacionados com a unidade de travagem eléctrica e ao ler uns foruns percebi que talvez fosse da bateria de 12V. Estranhei porque mudei a de origem apenas no final do Inverno passado mas como não meti uma de 'marca', ficou a dúvida. Entretanto ontem, já com ~1km depois de sair de casa em pleno cruzamento para uma estrada principal, voltei a ficar sem travões...a minha sorte é que moro numa zona remota e embora a frente do carro tenha ficado na estrada principal, nenhuma carro passou nessa altura. Apenas há um bip rápido e no dashboard aparecem algumas luzes de avaria e travões. Voltei para casa com cuidado entre modo B e uns cheiros com o travão de pé e voltei a ler o LS.
Já li muita coisa, desde fusível de 40A a tomadas de ligação dos componentes deste BRC, excesso/entrada de humidade...parece-me que tenho com que me entretar. Entretanto este carro vai ficar 'parado', pois é perigoso para a mulher andar assim.
- filipeoliv
Pois, isso é chato.
És de que zona de Portugal?
Se não fossemos de muito longe, podíamos fazer um mini encontro para partilharmos a experiência.
Sou da zona do Cartaxo e tu?
És de que zona de Portugal?
Se não fossemos de muito longe, podíamos fazer um mini encontro para partilharmos a experiência.
Sou da zona do Cartaxo e tu?
-
fernandinand
- Proprietário Leaf
Sou de Alvorge - Ansião. Não vou muito aí para baixo...filipeoliv Escreveu: ↑26 out 2025, 14:55És de que zona de Portugal?
Giro era fazer um encontro (almoço entenda-se seguido de pequeno passeio/caravana) de 'clássicos' à margem do ENVE ou de qq associação EV!!
- filipeoliv
137km
Até dá para fazer.
Temos de combinar isso, um fim de semana e fazemos isso.
Até dá para fazer.
Temos de combinar isso, um fim de semana e fazemos isso.