Não acho nada essa relatividade que falas, nunca vi uma eNV200 como TAXI ou TVDE.
As que conheço são de padarias ou lojas que andam por aqui pela cidade, acredito que nunca tenha visto uma carga rapida, ou seja, o arrefecimento nunca funcionou.
Sim, era esse tipo de utilização que eu falava.civic Escreveu: 23 nov 2025, 09:31 As que conheço são de padarias ou lojas que andam por aqui pela cidade (...)
É um bocadinho offtopic, mas como se falou aqui da Aceciteccfvp Escreveu: 04 ago 2025, 14:10 Pois essa empresa, a Acecitec, às vezes parece perceber do assunto, mas muitas outras vezes tem certos comportamentos questionáveis. Por acaso gostaria de saber se naquilo que interessa, por exemplo isolamento da bateria, é fiável ou não.
https://www.facebook.com/profile.php?id=61556962787098Esclarecimento ao dilema das BATERIAS
A nossa empresa está no ramo desde 2006, e podemos dizer que as baterias duram muito mais do que se pensa, Mas" temos que ver alguns factores.
1º o veículo novo vem equipado com uma bateria 0 ciclos? 80% NÃO
2º A bateria requer manutenção? SIM
3º A bateria pode ser carregada até 100%? SIM a cada 5 ciclos para NMC, para as com mais concentração de Fe⁴ de 12 ciclo
4º Até que % posso ir na descarga da bateria? 30% podemos considerar a reserva ~
5º Posso carregar a minha bateria até 100% depois de uma viagem longa? SIM OBRIGATÓRIO
6º Que cuidados devo ter para evitar danos na minha bateria? Deixar a baixo dos 50% ou a cima dos 100% por longos períodos.
7º A minha bateria já está cansada ou não teve um bom cuidado e a minha autonomia fica a oscilar, isso tem solução? Sim, em alguns casos é possível fazer uma recuperação electroquímica, mas se o estado não for mantido a tendência é voltar a repetir o comportamento.
8º Então o que é possível fazer para que a bateria se mantenha estável? É simples, basta instalar o Active BalanceIA_+ da nova geração, que foi especialmente desenvolvido pela ACECITEC LAB PORTUGAL para manter a dinâmica (Delta) estável 24H.
https://www.acecitec.pt/active-balance-battery/
9º E quais são os benefícios desses procedimentos e aplicações desse sistema? Vai ter uma bateria mais estável por muito mais tempo, e consequentemente vai gerar menos calor interno, e vai ver uma grande parte da autonomia reposta.
10º Então isso significa que se for feito isso tudo eu posso ser mais rude, inclusive andar em autoestrada com mais velocidade? Não, o carro elétrico não é para se tratar de qualquer forma, tem que se ter um cuidado especial, 90% dos EVs são projetados para ir do ponto A ao B com uma condução prudente, mas se quer usar um EV para um uso mais intensivo ter que pensar da seguinte forma, se faz 200km dia' então tem que ter um EV para 400km e usar apenas 50% da potência kW do propulsor, porque não podemos esquecer que quando maior a velocidade é proporcional o arrasto logo o consumo por cada km a mais de velocidade a cima de 100kmh aumenta exponencialmente.
Nota final::: Os EV são para ter a mesma atenção que qualquer outra máquina feita pelo homem.
https://www.acecitec.pt/