Isto dá qualquer coisa como 57kWh. Supondo que o carregador era de 50kW esteve 1h e picos nas compras.
O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
- Nonnus
- Mensagens: 3704
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Apareceu um post no TCP um exemplo de alguém que carregou dos 1% aos 91% na rede Continente. Pagou 23.42€ acumulou em cartão 5.71€.
Isto dá qualquer coisa como 57kWh. Supondo que o carregador era de 50kW esteve 1h e picos nas compras.
Isto dá qualquer coisa como 57kWh. Supondo que o carregador era de 50kW esteve 1h e picos nas compras.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9981
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Ou precisava de carregar o carro 
Quem carrega em casa vai deixar de carregar no Continente local, apenas em viagem. A não ser que goste de perder dinheiro.
Há no entanto um detalhe relevante: com o perfil Business quem paga é a empresa mas o desconto vai para o cartão Continente pessoal. Para bom entendedor...
Quem carrega em casa vai deixar de carregar no Continente local, apenas em viagem. A não ser que goste de perder dinheiro.
Há no entanto um detalhe relevante: com o perfil Business quem paga é a empresa mas o desconto vai para o cartão Continente pessoal. Para bom entendedor...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
fernandinand
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 445
- Registado: 26 dez 2015, 17:41
- Data de Aquisicao: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 45,22Ah@06/2025
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Exacto...a não ser que muita coisa mude nas happy hours, mas mesmo assim no meu caso, se forem no pico de produção solar, não me vale de nada porque a minha utilização era quase sempre entre as 18h-20h.mjr Escreveu: 27 nov 2025, 07:43 Quem carrega em casa vai deixar de carregar no Continente local, apenas em viagem. A não ser que goste de perder dinheiro.
Neste momento, só conto com estes postos em modo 'viagem' e se não houver alternativa (o que não é o caso na maioria dos casos).
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Ontem experimentei carregar no Continente e de facto esta tarifa plana é uma mais valia para mim. Demorei um bocado mais do que queria nas compras e o carro carregou dos 6% até aos 99%, 31kWh por €12,73 com €3,1 em cartão (já me aparecem os kWh na APP). Também precisava de carregar bem pois ia fazer uma viagem de 150km. Se isto fosse num carregador típico da rede pública ia ficar um balúrdio. Claro que deve-se evitar fazer este tipo de carregamentos num PCR, mas mesmo carregando até 80 e pouco, tendo tarifário por minuto, provavelmente ia ficar mais caro.
Edit: Por comparação tenho aqui um carregamento parecido que me ficou a €17,55 com €4,05 em cartão.
Edit: Por comparação tenho aqui um carregamento parecido que me ficou a €17,55 com €4,05 em cartão.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6637
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Também para mim. Ontem carreguei em viagem, num PCN do Continente (o meu carro carrega a 22kW), dos ~~55 aos ~~99%, enquanto almoçava. Nem fui às compras (a mulher foi à MO, mas não conta), paguei o tarifário standard e foi muito mais barato do que ficaria em qualquer alternativa à volta (no mínimo mais 10cts). Se fosse a um PCR à volta, no meu carro, pagaria facilmente o dobro do que custaria no PCR do Continente.cfvp Escreveu: 01 dez 2025, 11:03Ontem experimentei carregar no Continente e de facto esta tarifa plana é uma mais valia para mim
É mais uma alternativa. E muito boa
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1270
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de Aquisicao: 29 mai 2018
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
O preço dos PCN (AC 22kW) ligados à mobi.e, para veículos q conseguem carregar a 22 ronda esse valor de 0,35€/kWh.BrunoAlves Escreveu: 02 dez 2025, 10:40Também para mim. Ontem carreguei em viagem, num PCN do Continente (o meu carro carrega a 22kW), dos ~~55 aos ~~99%, enquanto almoçava. Nem fui às compras (a mulher foi à MO, mas não conta), paguei o tarifário standard e foi muito mais barato do que ficaria em qualquer alternativa à volta (no mínimo mais 10cts). Se fosse a um PCR à volta, no meu carro, pagaria facilmente o dobro do que custaria no PCR do Continente.cfvp Escreveu: 01 dez 2025, 11:03Ontem experimentei carregar no Continente e de facto esta tarifa plana é uma mais valia para mim
É mais uma alternativa. E muito boa![]()
As minhas facturas de mobilidade elétrica dizem isso mesmo.
É engraçado que agora que temos uma nova lei começam a surgir opções (ligadas ao modelo mobi.e) q antes não existiam. Por exemplo, ontem carreguem num pcn 22kW com recurso a qr code num posto da edp.
Assim se mostra q o problema n estava na lei mas sim na inércia dos principais players.
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Quantos carros carregam a 22kW? Há provavelmente 2 ou 3 modelos à venda hoje em dia, é mesmo justo não haja dúvida...BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 11:26 O preço dos PCN (AC 22kW) ligados à mobi.e, para veículos q conseguem carregar a 22 ronda esse valor de 0,35€/kWh.
As minhas facturas de mobilidade elétrica dizem isso mesmo.
É engraçado que agora que temos uma nova lei começam a surgir opções (ligadas ao modelo mobi.e) q antes não existiam. Por exemplo, ontem carreguem num pcn 22kW com recurso a qr code num posto da edp.
Assim se mostra q o problema n estava na lei mas sim na inércia dos principais players.
E porque é que os players tinham inércia? Provavelmente era por causa do modelo...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1270
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de Aquisicao: 29 mai 2018
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Há cada vez mais carros a carregar a 22 AC. Inicialmente tinhas apenas o zoe e alguns teslas. Hoje tens muitos mais, por exemplo os Smart. Ou muito me engano ou será standard num futuro proximo.cfvp Escreveu: 02 dez 2025, 16:01Quantos carros carregam a 22kW? Há provavelmente 2 ou 3 modelos à venda hoje em dia, é mesmo justo não haja dúvida...BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 11:26 O preço dos PCN (AC 22kW) ligados à mobi.e, para veículos q conseguem carregar a 22 ronda esse valor de 0,35€/kWh.
As minhas facturas de mobilidade elétrica dizem isso mesmo.
É engraçado que agora que temos uma nova lei começam a surgir opções (ligadas ao modelo mobi.e) q antes não existiam. Por exemplo, ontem carreguem num pcn 22kW com recurso a qr code num posto da edp.
Assim se mostra q o problema n estava na lei mas sim na inércia dos principais players.
E porque é que os players tinham inércia? Provavelmente era por causa do modelo...
Essa conversa de à data de hoje ainda serem poucos os modelos q permitem tal carga é um pouco limitada.
Se assim fosse tb n faria sentido instalarem postos DC 400 kW.
Qto ao valor, se fosse taxado ao kWh e nao ao min seria igual para viaturas q carregam a 11 ou 22. Sempre defendi o carregamento ao kWh, e sempre foi possivel no modelo antigo. Mais uma vez, o problema n estava n lei, mas sim nos players.
E vai continuar, pois a nova lei n proibe tarifas em função do tempo (caiu da consulta pública para a lei, mas isso n convem falar muito, n é?)
- civic
- Mensagens: 2213
- Registado: 06 jan 2011, 15:24
- Data de Aquisicao: 25 jul 2018
- Capacidade bateria: 115,5 Ah
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Não sei se hoje existe algum carro elétrico com carregamento DC que tenha carregamento AC de 22kW, duvido que exista. 
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1270
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de Aquisicao: 29 mai 2018
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Toda a gama Smart, renault megane (isto para nao puxar para a conversa os lotus)civic Escreveu: 02 dez 2025, 17:05 Não sei se hoje existe algum carro elétrico com carregamento DC que tenha carregamento AC de 22kW, duvido que exista.![]()
Mas se quiseres ficar mesmo surpreendido, vai à ev database e coloca o filtro em AC22
Parece que como opcional há muitos.