Isto aqui em casa anda numa roda viva
Hoje estive a fazer um orçamento para a construção de um telheiro/garagem para dois carros com 6mt x 5mt.
Para cobrir esta área estou/estava a pensar usar painéis sanduíche 5 ondas 40mm com um custo de cerca de 800€.
Por curiosidade fui fazer contas em cobrir a mesma área com painéis fotovoltaicos. Então preciso de 15 painéis. Com um custo de cerca de 1050€.
1° ponto é que o telhado é virado a Este com uma inclinação de cerca de 3° quando a IA me diz que idealmente são 30°, impossível de fazer visto ser um telheiro.
Segundo a IA vou tirar partido da exposição solar do nascer ao meio dia havendo depois uma quebra acentuada.
2° o segundo ponto e é aqui a minha maior dúvida em avançar com esta ideia. Supondo 15 painéis de 450Wp isto dá 6750Wp.
Neste momento como referi o meu sistema está equilibrado com 1920Wp portanto, adicionar mais 6750Wp ainda que virados a Este e com pouca inclinação deduzo que vai ser uma brutalidade de produção para o meu consumo.
Por outro lado estou com este pensamento. A cobertura vou ter sempre que a fazer, agora entre montar uma cobertura apenas com a função de cobertura e uma cobertura com possibilidade de produção de energia por mais 200€, a lógica seria montar os painéis.
A questão dos mais 200€ se calhar conseguia o retorno em pouco tempo nos meses de inverno, ou nos meses de verão se fizesse aquilo que neste momento não faço, que é carregar os carros com energia solar. As contas que faço é que dimensionar um sistema a pensar no carregamento dos carros muito dificilmente compensa, mas neste caso o dinheiro está gasto como cobertura de uma área.
Pergunto, isto faz sentido?
Para quem painéis voltados a Este com pouca inclinação o rendimento é muito pouco?
No meu sistema de 1920Wp ainda hoje o máximo que consegui foi 1710Wp o que dá uma eficiência de 89%, ou uma perda de 11%.
Supondo um desempenho inferior devido estar virado a Este e com pouca inclinação a IA diz-me perdas de 20%. O que daria 5700Wp que ia ser atingido entre as 11h30 e o 12h30. Segundo IA com pouca inclinação o sistema acaba por se tornar híbrido em relação ao sol.
Portanto, 5400 + os actuais 1700 no pico, em dias como o de hoje vou ter 7100W de produção. Isto para o meu consumo normal é um exagero. Encho a bateria, alimento a casa e, ainda sobra muito. Em dias de semana em que não está ninguém em casa com consumo da casa nos 300W/500W vai ser um desperdício brutal.
Se optar por vender a rede vou ter que montar um contador com cartão SIM porque ultrapassa os 4000Wp. Mais uma despesa e os 0.03€ que estão a pagar...
Antigamente tinhamos o problema dos painéis serem grandes mas produzirem pouco, hoje temos painéis a produzir muito o que para soluções como a minha acaba por se tornar um "problema".
Estando na minha situação qual a opção que tomavam?