actualização de tarifas eletricidade

As discussões relacionadas com a revolução do carro elétrico.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: actualização de tarifas eletricidade

Mensagem por BrunoAlves »

mafgod Escreveu: 25 nov 2022, 13:14E esse valor pode-se ir acompanhando em algum site? :-)
O mjr colocou atrás:
mjr Escreveu: 24 nov 2022, 22:59Mais info aqui: https://www.dgeg.gov.pt/pt/estatistica/ ... o-iberico/
Sobretudo:
https://www.omie.es/pt/market-results/d ... -consumers
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov »

Para ir acompanhando ao longo do mês de forma gráfica temos este link ainda: https://www.omie.es/pt/market-results/m ... 2&month=11
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

Mobilidade Elétrica EDP

Alteração do preço da energia em carregamentos fora de casa

Caro(a) cliente,

O preço da eletricidade para carregar o seu veículo elétrico fora de casa será atualizado

O preço de referência da eletricidade para os carregamentos fora de casa será atualizado em função do aumento do custo de aquisição de energia no mercado ibérico e da redução das Tarifas de Acesso às Redes definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para 2023, o que representará uma subida de 0,0727€/kWh, a partir de 3 de janeiro. Sobre este preço, será mantido o desconto associado ao(s) seu(s) cartão(ões).

Pode consultar, na tabela abaixo, o preço da eletricidade que lhe será aplicado a partir de 3 de janeiro de 2023:

Preço de referência

0,2759 €/kWh

Preço com 22% de desconto

0,2152 €/kWh

Ao preço da energia acresce a tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME), aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), publicada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) através da Diretiva nº 26/2022, em vigor a partir de 1 de janeiro de 2023, que se traduz em 0,2608 €/carregamento.

Procuramos sempre promover a mobilidade sustentável, assegurando que a energia que move o seu carro é 100% verde.
Mais um aumento. Desta vez para a ME do CEME EDP.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Não conheço a pessoa tropecei nisto por acaso.

https://www.youtube.com/watch?v=13dZs2cVTns
- 6 anos depois 160000km
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Não sei como esta o mercado da electricidade do lado do comprador mas hoje recebi isto da EDP:

image.png
- 6 anos depois 160000km
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Há dias um comentador dizia que Portugal tem excesso de produção de energia...

Se temos excesso leva-me a pensar que somos autosuficiente e que ainda sobra. Se sobra como não temos, pelo menos que eu saiba hubs de baterias para armazenamento a solução será vender e lucrar com isso.

Portanto sendo Portugal autosuficiente, porque razão temos de estar dependentes dos preços da omie na compra. Num país desenvolvido esse excesso de produção devia-se refletir na baixa de preços da eletricidade para o consumidor, porque segundo alguns esse excesso provoca preços negativos no mercado ibérico. Nunca dei por pagar 0€ o kWh.🤔

Também há quem diga que Portugal não está a ser tão afectado com conjuntura actual porque temos uma grande independência energética, porque fizemos a transição do carvão e consumimos pouco gás. Posto isto mais uma vez não me parece que se esteja a refletir na nossa economia.

As barragens estão cheias, o solar a produzir em grande e o número elevado de pessoas com sistemas de autoconsumo que além de não consumirem da rede, ainda injectam grandes quantidades de energia, leva-me a pensar que forçosamente tínhamos de ter uma baixa de preços.

No entanto não vejo redução nos preços.

Por outro lado parece que em janeiro tivemos um aumento de consumo de eletricidade como nunca antes. Portanto de inverno consumimos como nunca, no verão temos excesso.

Algo vai mal na gestão da energia produzida/consumida. A solução não passará por no inverno usar hídrica, eólica e complementar com a solar mesmo com baixa de produção.

No verão usar a solar, eólica quando possível e, reduzir ao máximo a utilização da hídrica. Deixava de haver excesso e a hídrica ficava para quando as outras falham. A não ser que num futuro próximo invistam em baterias de grande capacidade, as hídricas são as únicas com baterias "naturais" de energia.

A pergunta que fica é: o excesso vem de onde?
- 6 anos depois 160000km
Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 02:51
Data de Aquisicao: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe »

Gato escondido com o rabo de fora. :(
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves »

A gestão da rede elétrica é uma das maiores obras de engenho humano que existe. A todo o instante tem de estar presente a quantidade exata da energia que se pretende consumir, não há grandes buffers para pedidos instantâneos e o mesmo para as sobras.

Temos dias de excesso de produção, mas nem sempre consumimos quando há produção a mais :) A potência instalada é teoricamente suficiente para o consumo, mas isso era se pudesses gerar sempre a essa potência. Ora de noite não há sol :mrgreen: Ou de noite há muito vento, mas o país está a dormir.
E este ano tem sido muito simpático para as renováveis, com toda a chuva e vento que tivemos (e agora de repente sol com força). Mesmo produzindo mais do que se consome, não se produzindo e consumindo ao mesmíssimo tempo, fica a faltar. Quando sobra, desliga-se a geração ou exporta-se.
Nonnus Escreveu: 06 abr 2026, 05:30Nunca dei por pagar 0€ o kWh
Se tirares a TAR há horários no mercado diário em que chega a ser negativo. sobretudo ao fds. Também aconteceu pessoal que vende a autoprodução pagar para injetar :mrgreen:
Por outro lado tens horários em que o preço spot é muito muito alto, e se não tiveres um tarifário indexado pagas sempre o mesmo. Há uns anos (jugo que quando a Miio passou a tarifário indexado) houveram dias e semanas em que o preço spot andava acima dos 50cts/kWh. Montes de pequenos comercializadores fecharam mesmo porque não tinham dimensão, não tinham outras formas de adquirir eletricidade, não conseguiram passar esse aumento aos clientes, fecharam mesmo.
No meio é que está a virtude :) O mercado de eletricidade é um bicho muito complexo :mrgreen:

A eletricidade em Portugal e Espanha é bastante mais barata do que em boa parte da Europa.
https://www.energyprices.eu/
O facto de não estarmos tão dependentes do gás não implica que não o gastemos. E quando é preciso, dado o funcionamento do mercado de eletricidade, toda a energia é paga ao preço da gerada pelo gás. E é aqui que vem a fatura da inconstância das renováveis. Tanto podes ter de "travar" porque tens menos consumo e há uma geração excessiva graças à simpatia da mãe natureza, como podes ter consumo e não ter "paparoca" para lhe fornecer, e eis que entra o gás e os preços muito elevados.

Para mim, a solução é nuclear. O problema é que é um bicho que assusta muito a malta. Depois fazem as asneiras que fizeram na Alemanha, ao fechar centrais nucleares para queimar carvão :doh:
Acho que os megapacks que foram notícia na Austrália há uns anos também seriam uma opção, sobretudo aos preços atuais das baterias. Abaixo de 100€/kWh, um investimento de uns (valentes) milhões permitira assegurar parte do consumo diário:
https://datahub.ren.pt/en/
There is a forecasted electricity consumption of 126 GWh today with a peak of 6 886 MW for 20h00
1GWh ainda is custar 100 "milhones" :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr »

Eu como em casa tenho baterias e produção solar acabei por contratar um tarifário indexado, onde nas últimas semanas o custo do kW.h nas horas que não me interessam (de dia) tem estado de graça. Posso confirmar que o meu custo médio na fatura de fevereiro foi abaixo de 0.02€/kW.h, obviamente porque houve períodos onde o custo era 0 na produção. Claro que depois os comercializadores colocam uma margem sobre o custo OMIE e temos de pagar o uso das redes (REN e eREDES).

Não vejo nada de anormal nisto. O excesso de produção face ao consumo ocorre normalmente durante o dia e de noite quando há vento, aumentando muito o preço nas horas de pico ao fim da tarde/início da noite, devido a ser necessário entrar as centrais térmicas a gás e a hídrica de armazenamento.

Cada um deve fazer as duas contas e optar pelo melhor tarifário para si, como em todas as coisas da economia. Quem quiser simplicidade (tarifa simples e custo fixo por kw.h) irá pagar (bastante) mais por isso em média, o que é perfeitamente normal e acontece em também muitas outras coisas. Eu prefiro pagar menos escolhendo as horas em que uso a rede, caso precise.

Deixo um link para o comparador do Tiago Felícia, um enorme serviço público bem melhor que o simulador da ERSE:

https://www.tiagofelicia.pt/precos-horarios.html
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 62800km em 2025-12-20.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Mensagem por civic »

As contas do excesso são faceis de fazer, temos cerca de 24GW de potência instalada e os picos de consumo não ultrapassam os 8 a 9GW, portanto diria que sim, temos muito excedente, claro que a maioria é intermitentes o que dificulta um bocado estas contas e embora tenhamos albufeiras cheias nem sempre temos água a jusante para bombear. Faltam mesmo as baterias.
Para o dia 5 de Abril:
image.png
image.png (42.65 KiB) Visto 719 vezes
Afinal já temos alguma coisa em baterias. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
96 000Km's
Responder

Voltar para “Negócios / Economia e Política”