Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
civic
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Diario de Bordo Turismo/Tvde EVUBER Toyota BZ4X Premium

Mensagem por civic »

When you look at the nickel-based versions of the exact same car, the degradation gap becomes obvious. Model 3 units with an LG Chem Nickel Manganese Cobalt (NMC) pack sat at 92.83% health, while the premium long-range Panasonic packs with Nickel Cobalt Aluminum (NCA) cells dropped lower, landing between 88.2% and 89.8% capacity.
https://www.notateslaapp.com/news/4461/ ... -new-study
image.png
image.png
image.png (149.29 KiB) Visto 971 vezes
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
103 000Km's
EVUber
Registado: 10 nov 2021, 22:35
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber »

Uma empresa que compra e vende carros eléctricos e plug-in , decide fazer um teste a 9,954 VE entre 2022 e 2026, não posso deixar de comentar que que são parte interessada nos resultados pois teem influencia no negocio que gerem.
Our answer was Carla; a site for those who want to sell or buy electric cars online - easier, safer and faster.
https://www.carla.se/om-oss

Depois os testes efectuados não especificam:
idade do veiculo
tipo de clima
frequencia de carregamento DC
Habitos do condutor
Limites do Software BMS
Se existiu Substituiçao de bateria
Impedancia das celulas
fazem um teste basico de leitura do OBD que demora 3 minutos...

Os testes da carla.se sao estes
Our electric cars are battery tested
This is how our battery test works:
We start by fully charging the battery. Then we connect an independent third-party test from the company Aviloo. We install the equipment and test the car's battery health at five different points, then compare the data against a factory-new battery. The result gives a good estimate of the battery's current capacity. All cars we sell have good battery health and of course a battery certificate is included when you buy an electric car from us.
If a car battery fails the test, we will replace the battery and retest it before the car is put up for sale. Please note – batteries are complex, and the tests should only be seen as an indication of the condition at the time of testing.
This certificate is awarded to vehicles that pass the FLASH Test—a fast, user-friendly diagnostic test that provides reliable results in just three minutes. If the battery shows no irregularities, the vehicle receives the AVILOO CERTIFIED seal, offering buyers confidence and giving sellers a strong unique selling proposition.
Carla.se tests electric vehicle (EV) batteries using the AVILOO FLASH Test, a certified third-party diagnostic system. This method evaluates the high-voltage battery on multiple parameters without requiring a lengthy 100%-to-10% deep discharge on every single car.
Portanto 9.954 testes de AVILO flash test.... :D :D :D

os testes são uma leitura básica de 3 minutos... completamente patético...so serve para colocar os carros a venda no mercado mais rapidamente... :D :D
AVILOO FLASH vs AVILOO PREMIUM

We offer two test types to suit different situations.

FLASH Test: Your Daily Dealer Tool

The FLASH test is designed for speed and scale. Use it on every EV that comes through your forecourt.

Connect the AVILOO Box to the OBD-2 port
No driving needed: test runs on a stationary vehicle in around 3 minutes
Test data transmitted to AVILOO servers and analysed automatically
Certificate issued immediately: a quick, reliable condition check
Ideal for: Pre-sale certification at volume, building trust into every listing, fast stock turnaround

PREMIUM Test: The Deep-Dive Assessment

The PREMIUM test is a comprehensive battery health assessment for high-value vehicles or when a buyer wants maximum assurance.

Connect the AVILOO Box to the OBD-2 port
Drive the vehicle from 100% to 10% charge over a period of up to 7 days
Vehicle data and GPS data transmitted continuously to AVILOO servers throughout the drive cycle
Full analysis performed by AVILOO using millions of data points
Full State of Health certificate issued within 2 days: the gold-standard assessment
Ideal for: High-value or premium EVs, dispute evidence, buyers requesting the most thorough test available

fonte: https://www.batteryhealthcheck.co.uk/how-it-works/

Como escrevi no post anterior... prefiro os testes da EV CLINIC... e até dizem, mais vale uma bateria panasonic com 15% degradaçao do que uma LG com 5% degradação

Imagem
EVUber

Mensagem por EVUber »

4. The LG vs Panasonic paradox: better SOH, worse battery

Here is the case that destroys SOH logic completely.
Panasonic cells in Model 3/Y often drop to around 80% capacity by 100,000 to 200,000 km. Relatively fast
degradation, ugly SOH number. LG cells in the same models hold capacity noticeably better, with
degradation comparable to a Model S.
By SOH logic, LG is the better battery. Reality says the opposite. The LG packs are the ones that fail
completely and irreparably, even at only 8% degradation, while the "degraded" Panasonic packs keep
driving. The buyer comparing two listings would pick the LG car because of the higher SOH, and pick the
worse battery.
And one more detail nobody tells you: there are two different Panasonic cells in European Model 3
Performance vehicles, Nevada production and China production, with a noticeable difference in
characteristics. Same model, same SOH display, different battery.
A metric where the better number points to the worse product is not a metric. It
is a trap.
fonte: https://evclinic.eu/2026/06/10/soh-and- ... -gave-you/
civic

Mensagem por civic »

Uma coisa não implica a outra, a Panasonic está a ter problemas com essas baterias, estão a durar menos do que o expectável, é o que é, a Tesla está a ter problemas com os carros equipados com essas baterias entre 2021 e 2022, isto não quer dizer que são todos, existem montes de queixas de degradação precoce com estas baterias, por alguma coisa foram substituidas rapidamente.

Eu não estou a comparar baterias, estou apenas a dizer que houve problemas com essas, é publico.

Mostrares um caso de um pack com muito kms é só ridiculo, pois até com LEAFs e as suas baterias da treta consegues melhor que isso. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
103 000Km's
pbaptista
Registado: 25 mar 2015, 23:21

Mensagem por pbaptista »

EVUber Escreveu: 19 jul 2026, 20:36 @pfbatista
1.000.000km dividir 15.000km são 66 revisões

Mesmo que cada revisão custe em media 150€ x 66 = 9.900€.. uma bateria panasonic de 71kWh custa muito mais do que 9.900€ e não inclui montagem

Se a toyota está vender, a dar ou a impingir não me interessa, no meu caso a fazer agora uns 80.000km/ano pretendo a garantia mais extensa do mercado e nenhum dos outros fabricantes tem uma quilometragem em garantia como a da toyota..

E não é so a toyota, a lexus e a KGM torres EVX que está a dar 10 anos ou 1 milhão de km

Nota: Estes BZ4X são construídos como "tanques de guerra" por fora com interior confortável e feito para durar, aquando da revisão dos 75.000km testei um BZ4X de 2023 com 30.000km no stand de usados, tinha a bateria com 60% de autonomia e o EVDASH indicava 96.5% de SOH e custava 35.000€... Comprar um carro destes usado com estes KM ainda não fez sequer a rodagem.

Mas o pessoal quer é teslas com baterias chinocas, ou VW com problemas de software, sucata francesa da peugeot e citroen ou kia/huyndai com interiores de plásticos e bancos rasgados ao fim de 5 anos.. que sejam felizes, teem sempre avarias/defeitos para escrever nos fóruns e facetruques desta vida.
Boas!

Para clarificar, não estou a avaliar carros, nem baterias nem a criticar as tuas opções, meu ponto é só um, a Toyota não dá garantia, vende. Se é um bom negócio ou não cada um saberá de si, mas se quiseres enganar-te e continuares a afirmar que a Toyota "dá" a garantia, é contigo. Amigos como dantes. :D

Além do custo direto que pagas à Toyota por cada revisão a cada 15 mil km, tens o custo indireto de ter que ir à oficina e de teres o carro parado, 10 dias em cada 2 anos, eu no meu vw no mesmo período, independentemente dos km, vou uma vez à VW.

Sobre os bugs de software da VW, atualiza-te, há vários anos que isso deixou de ser uma questão.

Tudo a correr bem.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
14800 km em 12/02/2022
34640 km em 12/02/2023
65197 km em 12/02/2024
95900 km em 12/02/2025
122162 km em 12/02/2026
mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr »

EVUber Escreveu: 21 jul 2026, 00:57
4. The LG vs Panasonic paradox: better SOH, worse battery

Here is the case that destroys SOH logic completely.
Panasonic cells in Model 3/Y often drop to around 80% capacity by 100,000 to 200,000 km. Relatively fast
degradation, ugly SOH number. LG cells in the same models hold capacity noticeably better, with
degradation comparable to a Model S.
By SOH logic, LG is the better battery. Reality says the opposite. The LG packs are the ones that fail
completely and irreparably, even at only 8% degradation, while the "degraded" Panasonic packs keep
driving. The buyer comparing two listings would pick the LG car because of the higher SOH, and pick the
worse battery.
And one more detail nobody tells you: there are two different Panasonic cells in European Model 3
Performance vehicles, Nevada production and China production, with a noticeable difference in
characteristics. Same model, same SOH display, different battery.
A metric where the better number points to the worse product is not a metric. It
is a trap.
fonte: https://evclinic.eu/2026/06/10/soh-and- ... -gave-you/
Este tema está a ficar muito off-topic, mas penso que o EVUber está a mostrar uma questão muito relevante na comparação das Panasonic e LG na Tesla. As LG podem até ter melhor retenção do SOH vs as NCA Panasonic, algo que penso não estar bem estabelecido.

No entanto, as LG têm tido falhas irreparáveis a um ritmo muito superior às NCA, tipicamente um aumento elevado da resistência interna de muitas células que depois provoca fortes desequilíbrios em carga ou descarga a potências elevadas e que inviabiliza a reparação por ser em múltiplos bricks. Ora do ponto de vista de um utilizador eu penso que é preferível aceitar uma perda gradual de capacidade do que um risco elevado de perder a bateria "de repente".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 62800km em 2025-12-20.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
civic

Mensagem por civic »

mjr Escreveu: 21 jul 2026, 10:41

Este tema está a ficar muito off-topic, mas penso que o EVUber está a mostrar uma questão muito relevante na comparação das Panasonic e LG na Tesla. As LG podem até ter melhor retenção do SOH vs as NCA Panasonic, algo que penso não estar bem estabelecido.

No entanto, as LG têm tido falhas irreparáveis a um ritmo muito superior às NCA, tipicamente um aumento elevado da resistência interna de muitas células que depois provoca fortes desequilíbrios em carga ou descarga a potências elevadas e que inviabiliza a reparação por ser em múltiplos bricks. Ora do ponto de vista de um utilizador eu penso que é preferível aceitar uma perda gradual de capacidade do que um risco elevado de perder a bateria "de repente".
Não sei, do ponto de vista do cliente eu prefiro que me substituam as celulas avariadas em garantia (LG) do que ter mais tarde problemas de degradação precoce (Panasonic).
O facto é que a Tesla onde tem tido menos problemas é com as celulas fabricadas na China. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
168 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
103 000Km's
pms
Registado: 03 ago 2025, 18:23
Data de Aquisicao: 01 ago 2023
Capacidade bateria: 150 Ah

Mensagem por pms »

mjr Escreveu: 21 jul 2026, 10:41Ora do ponto de vista de um utilizador eu penso que é preferível aceitar uma perda gradual de capacidade do que um risco elevado de perder a bateria "de repente".
Olha cagora é que dissestes tudo, pá!

— Jorge Jesus
Sim. Eu acho que estamos a chegar a uma conclusão que o 'estado de saúde da bateria', como a EV Clinic explica bem e na prática, terá que ir para além do SoH, ou como eles apelidam e bem 'State of Capacity'. Nomeadamente a evolução/histórico do diferencial de voltagem das células, em várias cargas e SoC, diferencial de temperatura nos mesmos moldes, etc. A experiência do Nissan Leaf, com o LeafSpy foram uns verdadeiros trai-blazers para estes diagnósticos—e este fórum é um bom exemplo disso.

Também fico com a sensação que a proposta da EV Clinic da métrica da estimativa de "quantos Km ainda faz esta bateria" também uma simplificação que pode dar azo a leituras erradas.

Tendo a concordar com o "mjr" que cada vez mais deveríamos apresentar essa/uma série de parametros importantes lidos da bateria (os valores indicados pela BMS não só não são fiáveis como há uma grande variância de calculo entre marcas) e depois deixar a avaliação a cargo dos proprietários/compradores, mesmo que necessitem de pedir apoio técnico para a interpretação desses dados. Como avisa a EV Clinic, assentar um 'passaporte de estado' no SoH pode dar azo a leituras erradas do real estado e problemas. Mas, todavia, é um passo. E nada impede de o melhorar a médio-prazo.

Mas, off-topic. :D
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database

Associado UVE
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Mensagem por cfvp »

EVUber Escreveu: 20 jul 2026, 15:50 Á fabricantes (os japoneses) que colocam todo o seu brio no fabrico da viatura, testam milhares de vezes componentes interiores para que possam acompanhar a longevidade da viatura..

Mostra ai quando é que falei mal da BMW ? alias a BMW são os únicos que a par da toyota mantém uma consistência e qualidade no fabrico de VE---

Grupo VW esta tem problemas de software e fire recall nos VE ( so compra quem quer)
https://thedriven.io/2026/03/26/volkswa ... fire-risk/

Grupo stellantis Peugeot, Citroën, Opel é sucata francesa.... (todos)

Kia/Hyundai ja escrevi acima, interiores low cost

Tesla precisam de um topico a parte, nao existem caracteres suficientes

Mercedes de luxo com baterias da faraday :D :D :D o lider mundial de construtores de baterias que incendeiam (foge)
https://www.koreatimes.co.kr/business/c ... nformation
Não diria que todos os fabricantes japoneses têm uma qualidade de construção acima da média. A Toyota acredito que sim, mas por exemplo a Nissan não me parece no mesmo nível, nem sequer considero que seja melhor que a Peugeot por exemplo. No Leaf com apenas alguns anos os espelhos laterais começaram a ter problemas para abrir e fechar, algo que no Peugeot 208 de 2013 da minha mãe nunca tal aconteceu. O vidro do condutor também começou a fazer algum ruído de vibração quando aberto um pouco, algo que também nunca vi no Peugeot.

Agora a Peugeot como carro elétrico não sei bem, mas do que vejo não me parece haver assim tantos problemas como estás a tentar fazer crer. Assim como outras afirmações, como os Kia/Hyundai terem interiores low-cost, que me parecem exageradas. Além disso, não estou totalmente convencido que a tecnologia BEV da Toyota seja assim tão boa. Também encontro vídeos negativos sobre o tema, como este:

Quanto aos problemas de software da VW, eu tenho agora um ID.3 e sim já notei em pequenos problemas, mas foram poucos e em geral não são graves.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh de 2019 (vendido a 06/2026 com 59 900 kms).
Volkswagen ID.3 Pro Performance 58kWh de 2022 com 38 000 kms (comprado a 05/2026 com 35 000 kms).
EVUber

Mensagem por EVUber »

pbaptista Escreveu: 21 jul 2026, 10:26
Boas!

Para clarificar, não estou a avaliar carros, nem baterias nem a criticar as tuas opções, meu ponto é só um, a Toyota não dá garantia, vende. Se é um bom negócio ou não cada um saberá de si, mas se quiseres enganar-te e continuares a afirmar que a Toyota "dá" a garantia, é contigo. Amigos como dantes. :D

Além do custo direto que pagas à Toyota por cada revisão a cada 15 mil km, tens o custo indireto de ter que ir à oficina e de teres o carro parado, 10 dias em cada 2 anos, eu no meu vw no mesmo período, independentemente dos km, vou uma vez à VW.

Sobre os bugs de software da VW, atualiza-te, há vários anos que isso deixou de ser uma questão.

Tudo a correr bem.
Se lhe quiseres chamar " toyota vende a garantia" eu compro... para uso profissional/empresas a tendencia é não darem nenhuma garantia ou os mínimos dos minimos...

A VW não deixa ninguém descansado:

ID.3, ID.4, ID.5, ID. Buzz, and Cupra Born recall de 100.000 veiculos de 2022 a 2024 devido risco de incendio ( fonte: google centenas de links Service bulletin 93P7)
Audi e-tron 50, 55, Sportback and Q8 e-tron falha motor SIC sel ou KACO seal ( fonte : EV CLINIC blog)

falha de segurança ID3 & ID4 (fonte evclinic em 2022)
o carregador de bordo (OBC) foi instalado num espaço apertado entre a barra estabilizadora e a parte inferior da carroçaria — uma solução improvisada, ao estilo "McDonald's". Em caso de impacto na traseira do veículo, a barra estabilizadora é o primeiro componente a sofrer o choque; empurra a tampa fina do OBC directamente contra o circuito interno de 400 V. Nesse momento, os passageiros que estejam a tocar no chassis do veículo podem sofrer ferimentos. É alarmante que a placa de circuito (PCB) não possua proteção contra humidade ou deformação e esteja posicionada a apenas 2 mm da tampa, sendo que a própria tampa carece de isolamento (outros fabricantes protegem as ligações de alta tensão com plástico, borracha, etc.).
Os problemas de software continuam la, sempre continuaram ....(estou actualizado)
Extended Dealer Delays: Upgrading vehicles from older software versions (like 4.0 or 4.1) to 5.6 requires a physical dealer visit. The install is complex, and some owners on YouTube report cars being stuck at dealerships for days or even a week if module flashes fail or require engineering support from Germany.Bricking and Module Freezes: Certain vehicles experience severe installation stalls or system crashes that temporarily render the car immobile or require complete module re-flashing.

PS: isto são forums de discussão, apontar falhas de carro de marca A ou B vão sempre acontecer, umas marcas teem mais falhas do que outras...
Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”