EVUber Escreveu: 26 jul 2026, 08:35
Em maio fiz margem sul - sagres - margem sul carreguei DC em almodover
Regressamos 5 horas depois, e fomos carregando no caminho..
Carregamos DC algures na via do infante, assim que a velocidade começou a cair saimos com 70%
Depois carregamos mais 2 vezes na A2 uma paragem 15 minutos outra por precaução de 10m com a mesma intencionalidade, assim que descia abaixo do 100kWh seguiamos viagem.
Portanto fizemos 4 cargas DC em 24 horas (não foram cargas completas mas foi mais rápido do que ficar a carregar abaixo de 100kWh)
Fui buscar dados mais exactos desta viagem de sesimbra - sagres - sesimbra em 18 Maio 2026
Saida a 100% de sesimbra as 05.44am chegada ao posto de almodover na A2 as 08.10am
havia uma operação stop nas bombas e ainda perdemos uns 13 minutos até começar a carregar
Carregamento 08.13am as 08.33am (20 minutos / 28.73kWh )
Chegada ao centro de mergulho de sagres as 10.00am
Da parte da tarde ainda fiz 4km a procura de carregar o carro enquanto almoçávamos, mas o posto mais perto estava avariado e decidimos almoçar primeiro e depois carregar no caminho.
Apos o almoço seguimos de sagres até lagos, as 16.38pm, não me recordo do State of charge na saida mas presumo que devia estar pelos 20%
Carregamento durante 16 minutos / 26.26kWh
Seguimos viagem e paramos outra vez na A2 em almodover no sentido Norte
Carregamos durante 18 minutos / 28.92kWh
Seguimos viagem, e aqui iamos chegar com 5% ao destino, mas por precaução decidimos parar novamente.
Carregamento 8 minutos / 12.41kWh
Chegada a sesimbra cerca das 21 horas
Conclusão : A unica preocupação desta viagem foi sair com 100% e chegar a sagres as 10.00am, não existiu qualquer outro planeamento.
Usei o ABRP para ver o proximo e posto disponível e siga viagem
Como disse acima, assim que as velocidades da carga desciam dos 100kWh seguiamos viagem
Resumo:
Saida com 100% sesimbra - sagres .....viagem total ... 330KM em 4 horas (total carregamento 20 minutos)
Saida com 20% Sagres sesimbra ........ viagem total....330km em 4h30 minutos (total carregamentos 42 minutos)
Não existiu limites de carregamento rápido (que eu notasse) e foram 4...
Não foi preciso fazer abusos de carregamento ultra-rápido durante 40 minutos, o carregamentos mais demorado 20m, 18m, 16m, e 8 minutos..
Para quem chamou o BZ4X de pior eléctrico do mercado eu sinceramente e do meu ponto de vista, não entendo a obsessão com carregamentos ultra-rápidos.