Bom...agora é ires observado se o SOH mantém, e creio que sim, vai manter, se notares uma alteração anormal faz um carregamento a 100% so para calibrar as celulas.pms Escreveu: 27 ago 2026, 19:48
Aproveito também para partilhar que fiz algumas actualizações ao primeiro post com base nas vossas contribuições:
- Ajustei o range de armazenamento de 40%-60% para 30%-50% para favorecer um SoC mais baixo, mas mantendo uma margem de segurança para descarregamento.
- Reformulei o exemplo da rotina de carregamento diário entre os 20% e 80% para favorecer pequenos carregamentos/ciclos a colocando a referência para a sugestão de rotina que o @EVUber partilhou:
Baterias LFP - Guia de boas práticas de carregamento/manutenção
-
EVUber
- Registado: 10 nov 2021, 22:35
- Data de Aquisicao: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 69kWh
Re: Baterias LFP - Guia de boas práticas de carregamento/manutenção
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Eu aqui ficaria muito mais preocupado por ele carregar a 120kW com a bateria a 25C (fria)... A deposição de lítio no ánodo durante a carga por excesso de corrente/insuficiência de temperatura é muitas vezes irreversível. Algumas horas com a bateria a temperatura elevada, ainda por cima com SOCs baixos, são muito menos maléficas para a bateria do que a BMS permitir C-rates elevados (acima de 1) com a temperatura baixa. A amenizar a coisa está o facto de o SOC ser baixo, e por isso torna o ánodo mais "disponível" a aceitar carga a velocidades (correntes) elevadas.EVUber Escreveu: 27 ago 2026, 19:09 Curiosos em saber o quanto uma carga rapida com media de 80kWh de velocidade faz aumentar a temperatura da bateria ??
Curiosos em saber a diferença de voltagem (mV Resistencia ) durante uma carga rapida ??
Temperatura ambiente 21 ºC
Carregamento a sombra (continente)
Energia fornecida 21kWh
Viatura com bomba de calor e arrefecimento bateria - SIM
Curva de carregamento 120kWh > 110kWh > 90kWh (Media 80kWh)
Bateria NMC (panasonic PPES)
Inicio da carga - SOC 16%, 5mV temperatura bateria 25 ºC Hora 14:00PM (Sem print)
SOC - 20% , 26mV, temperatura max da bateria 31 ºC Hora 14:03PM
SOC - 26% , 29mV, temperatura max da bateria 34 ºC Hora 14:03PM
SOC - 36% , 29mV, temperatura max da bateria 38 ºC Hora 14:06PM
SOC - 43% , 26mV, temperatura max da bateria 40 ºC Hora 14:09PM
SOC - 44% , 26mV, temperatura max da bateria 41 ºC Hora 14:09PM
SOC - 46% , 23mV, temperatura max da bateria 41 ºC Hora 14.10PM
Fim de carga - SOC 49 %, 5mV temperatura bateria 42 ºC Hora 14:12PM
Quantos ciclos de vida da bateria se perderam com este carregamento rapido ??
Qual vai ser a degradação enquanto a bateria estiver a 42 ºC durante as próximas 12 a 24 horas ?
Qual vai ser o aumento de temperatura em viagem em cima dos 42 ºC ?
E se daqui a 2 horas fazem novo carregamento rapido aumentando ainda mais a temperatura da bateria ?
Como diz o titulo deste topico, boas praticas de carregamento é carregamento LENTO, e evitar o carregamento rapido....
BTW, potência de carga é em kW e não em kWh (que é energia e não potência): viewtopic.php?t=4784
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 62800km em 2025-12-20.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Eu, baseando-me no que assisti no ioniq a carregar a 2,5C com 35°+ e várias CR seguidas, num carro com um condicionamento térmico "desenrascado" para ser simpático, acho que nada disto é um problema
Porque é que estaria a 24h nos 42°? Com condicionamento, após 30min está arrefecida.
Nenhum. A menos que se conduza "à Fittipaldi" o condicionamento arrefece mais do que a condução aumenta. Até o ioniq o conseguia.
Daí a 2h a temperatura está normalizada, muito antes até
Parecem-me recomendações para o Leaf de 2014. Até o ioniq fazia tábua rasa desses problemas, fará um carro com condicionamento térmico decente.
Nenhum.EVUber Escreveu: 27 ago 2026, 19:09 Quantos ciclos de vida da bateria se perderam com este carregamento rapido ??
Qual vai ser a degradação enquanto a bateria estiver a 42 ºC durante as próximas 12 a 24 horas ?
Qual vai ser o aumento de temperatura em viagem em cima dos 42 ºC ?
E se daqui a 2 horas fazem novo carregamento rapido aumentando ainda mais a temperatura da bateria
Porque é que estaria a 24h nos 42°? Com condicionamento, após 30min está arrefecida.
Nenhum. A menos que se conduza "à Fittipaldi" o condicionamento arrefece mais do que a condução aumenta. Até o ioniq o conseguia.
Daí a 2h a temperatura está normalizada, muito antes até
Parecem-me recomendações para o Leaf de 2014. Até o ioniq fazia tábua rasa desses problemas, fará um carro com condicionamento térmico decente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Não sei se aqui é o melhor tópico para este tema, mas cá vai na mesma.
O algoritmo do YT sugeriu-me este vídeo:
O youtuber refere um estudo feito na China que acompanhou vários carros durante 4 anos e que conclui que o carregamento rápido não degrada as baterias de forma significativa. Da mesma forma 12.000 Teslas foram acompanhados nos EUA e que mostraram que a frequência dos supercarregamentos não afetou estatisticamente a degradação verificada.
Pelo contrário, condução desportiva (transformar qualquer semáforo numa pista de drag
) tem um impacto brutal quando comparado com uma condução suave.
O youtuber refere um estudo feito na China que acompanhou vários carros durante 4 anos e que conclui que o carregamento rápido não degrada as baterias de forma significativa. Da mesma forma 12.000 Teslas foram acompanhados nos EUA e que mostraram que a frequência dos supercarregamentos não afetou estatisticamente a degradação verificada.
Pelo contrário, condução desportiva (transformar qualquer semáforo numa pista de drag
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- civic
- Registado: 06 jan 2011, 15:24
- Data de Aquisicao: 25 jul 2018
- Capacidade bateria: 115,5 Ah
Nunca vi nada de oficial mas foi sempre o que me afastou de compra de carros de serviço, passam a sua juventude a fazer arranques, sempre achei que isso seria muito mau para a bateria.
Nissan LEAF 2018 40kWh
169 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
106 000Km's
169 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
106 000Km's
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Não esquecer que condução desportiva aumenta drasticamente o consumo, e consequentemente o número de ciclos. Pode não ser a condução desportiva em si (C rates elevados de descarga) mas apenas o aumento do número de ciclos. Nota: não vi o vídeo, mas desconfio que não normalizaram a degradação para o número de ciclos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 62800km em 2025-12-20.
-
EVUber
Pois o Carregamento rápidos nao degrada as baterias, mas o calor sim degrada as baterias (está na descrição do video)BrunoAlves Escreveu: 03 set 2026, 12:39 Não sei se aqui é o melhor tópico para este tema, mas cá vai na mesma.
Pelo contrário, condução desportiva (transformar qualquer semáforo numa pista de drag) tem um impacto brutal quando comparado com uma condução suave.
[
Existe uma nova forma de carregamento rapido sem gerar calor ?b]According to widely cited fleet data (like Geotab's large-scale study), fast charging itself isn't the biggest battery killer — heat is.[/b] Batteries degrade fastest in hot climates, especially when combined with sitting at a high state of charge (near 100%) for extended periods, since heat accelerates internal chemical side-reactions far more than the current spikes from DC fast charging alone.
E que ainda agora estive num posto rapido e carreguei apenas 17kWh e com temperatura exterior de 40 graus, as baterias a 35 graus e sai de la com 48 graus no fim do carregamento... as ventoinhas estavam no Maximo e parecia que o carro ia levantar voo...
O coitado agora esta ali a carregar em carga lenta (32A) e a temperatura esta nos 32 graus..
Quando um carregamento rapido não gerar enormes quantidades do aumento temperatura na bateria, chamem-me que eu compro...
Mais um estudo de previsões com 15 carros que deu para fazer um video...
A prediction, not a 1,000-cycle experiment
There is an important limitation to the findings. The researchers did not directly observe the same vehicles for 1,000 charge cycles and measure their eventual battery capacity loss. Instead, they used real-world driving data to estimate battery stress and then applied a battery-aging model to predict the long-term effects.
That means the 53.22% versus 21.15% figures should be interpreted as modeled projections rather than directly measured outcomes.
- pms
- Registado: 03 ago 2025, 18:23
- Data de Aquisicao: 01 ago 2023
- Capacidade bateria: 150 Ah
Aproveito para partilhar um detalhe curioso do Atto 3, já que estamos a falar de temperatura:
Até há uns meses para cá não me importava muito se deixava o carro trancado ou não quando estacionado na garagem fechada. Mas a app sempre deixava uma sinalização de alerta/notificação, de que estava destrancado, mas nunca fiz grande caso—estava na garagem fechada, etc.
Mas há uns meses em algumas vezes que trancava o carro na garagem quando o estacionava, comecei a reparar que fazia o barulho de ligar o contactor (ou desligar, não sei) e começava a trabalhar levemente a bomba de calor.
A minha teoria é que o carro, enquanto não o trancar, não assume que a bomba de calor está livre únicamente para gestão térmica da bateria. E quando o tranco, o carro assume que os utilizadores/habitáculo não vão precisar de climatização e pode usar a bomba de calor sem impedimentos para refrigerar a bateria.
(Nestes dias com temperaturas em torno dos 20 graus, não tem feito isso, mas agora nestes últimos dois dias com temperaturas mais elevadas voltou a fazer.)
Do que tenho visto da telemetria do carro, quando chego com 30-35 graus à garagem, ao fim de cerca de duas horas está já nos 20-25. Do que me lembro nunca medi 40 graus ou similar na temperatura da bateria (talvez em algum carregamento rápido, mas não me lembro, pelo menos nunca medi essas temperaturas na garagem). Mas, é quando o conduzo. Se calhar vou arranjar forma de obter telemetria quando a esposa o levar para o trabalho e o estaciona ao sol... e ver também com que temperatura chega à garagem.
Até há uns meses para cá não me importava muito se deixava o carro trancado ou não quando estacionado na garagem fechada. Mas a app sempre deixava uma sinalização de alerta/notificação, de que estava destrancado, mas nunca fiz grande caso—estava na garagem fechada, etc.
Mas há uns meses em algumas vezes que trancava o carro na garagem quando o estacionava, comecei a reparar que fazia o barulho de ligar o contactor (ou desligar, não sei) e começava a trabalhar levemente a bomba de calor.
A minha teoria é que o carro, enquanto não o trancar, não assume que a bomba de calor está livre únicamente para gestão térmica da bateria. E quando o tranco, o carro assume que os utilizadores/habitáculo não vão precisar de climatização e pode usar a bomba de calor sem impedimentos para refrigerar a bateria.
(Nestes dias com temperaturas em torno dos 20 graus, não tem feito isso, mas agora nestes últimos dois dias com temperaturas mais elevadas voltou a fazer.)
Do que tenho visto da telemetria do carro, quando chego com 30-35 graus à garagem, ao fim de cerca de duas horas está já nos 20-25. Do que me lembro nunca medi 40 graus ou similar na temperatura da bateria (talvez em algum carregamento rápido, mas não me lembro, pelo menos nunca medi essas temperaturas na garagem). Mas, é quando o conduzo. Se calhar vou arranjar forma de obter telemetria quando a esposa o levar para o trabalho e o estaciona ao sol... e ver também com que temperatura chega à garagem.
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database
Associado UVE
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database
Associado UVE
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Depende de como analisamos as coisas.EVUber Escreveu: 03 set 2026, 18:12 Pois o Carregamento rápidos nao degrada as baterias, mas o calor sim degrada as baterias (está na descrição do video)
Existe uma nova forma de carregamento rapido sem gerar calor ?![]()
![]()
![]()
Se for de inverno o carregamento continua a ser rápido mas não atinges os 49ª como atingiste hoje. Portanto, sim o carregamento rápido não degrada. O que degrada é as temperaturas elevadas. Uma influencia a outra e em determinadas situações especificas leva ao aumento de temperatura para além do ideal, mas é errado dizer que é o carregamento rápido que aumenta a degradação por si só. Certamente nos países nórdicos a realidade será bem diferente ao dia de hoje comparada com a nossa realidade. Na volta, eles hoje tem a temperatura ideal para fazer um carregamento rápido.
Ainda podemos ir mais longe nesta analise. O teu carro atingiu 49º hoje, podemos ter outro carro ao lado a fazer o mesmo carregamento que tu fizeste e conseguir manter a temperatura mais baixa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
EVUber
Claro analisa-se sempre pelo lado que da mais jeito......